Os efeitos retroativos do exame nacional do ensino médio e de outros exames externos em uma escola pública estadual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veloso, Luiene da Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/193549
Resumo: Esta pesquisa observou o andamento de uma turma de terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual localizada na região metropolitana de Porto Alegre durante as aulas de Língua Portuguesa, Redação e Literatura com o objetivo de identificar a existência de efeitos retroativos dos principais exames de larga escala da região, o ENEM e o vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A pesquisa buscou identificar influências destes exames na prática do professor, bem como no processo de estudos e aprendizagem dos alunos. A fundamentação teórica que subjaz à analise apresentada está baseada nos estudos sobre Avaliação e Efeito retroativo (HUGHES, 1989; ALDERSON & WALL, 1993; BACHMAN & PALMER, 1996; SCARAMUCCI, 1998, 1999 e 2002; WATANABE, 2004), os quais entendem o fenômeno como um efeito causado por um exame externo relevante no sistema de ensino que o precede. O trabalho de geração de dados ocorreu no decorrer de oito meses e utilizou estratégias da pesquisa etnográfica (ERICKSON, 1989), com análise documental, observação participante, gravação de entrevistas em áudio, registros em diário de campo e registros fotográficos Através da análise de dados, concluímos que, no contexto pesquisado, há efeitos retroativos dos exames mais relevantes para o grupo de estudantes, para o professor e para a equipe escolar em geral. Esses efeitos são diferentes para cada indivíduo e estão relacionados com a atividade proposta e com o período do ano, de acordo com o cronograma anual de aplicação dos exames; ou seja, nota-se forte efeito retroativo do ENEM nas semanas que precedem a prova, e, nas semanas seguintes, o efeito diminui. Este trabalho pretende contribuir com o estudo sobre efeito retroativo no Brasil, e permitir um melhor entendimento da relação de exames externos com práticas de ensino e com a aprendizagem, com implicações, tanto para o aprimoramento dos exames, quanto para o processo ensino/aprendizagem.
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A fundamentação teórica que subjaz à analise apresentada está baseada nos estudos sobre Avaliação e Efeito retroativo (HUGHES, 1989; ALDERSON & WALL, 1993; BACHMAN & PALMER, 1996; SCARAMUCCI, 1998, 1999 e 2002; WATANABE, 2004), os quais entendem o fenômeno como um efeito causado por um exame externo relevante no sistema de ensino que o precede. O trabalho de geração de dados ocorreu no decorrer de oito meses e utilizou estratégias da pesquisa etnográfica (ERICKSON, 1989), com análise documental, observação participante, gravação de entrevistas em áudio, registros em diário de campo e registros fotográficos Através da análise de dados, concluímos que, no contexto pesquisado, há efeitos retroativos dos exames mais relevantes para o grupo de estudantes, para o professor e para a equipe escolar em geral. Esses efeitos são diferentes para cada indivíduo e estão relacionados com a atividade proposta e com o período do ano, de acordo com o cronograma anual de aplicação dos exames; ou seja, nota-se forte efeito retroativo do ENEM nas semanas que precedem a prova, e, nas semanas seguintes, o efeito diminui. Este trabalho pretende contribuir com o estudo sobre efeito retroativo no Brasil, e permitir um melhor entendimento da relação de exames externos com práticas de ensino e com a aprendizagem, com implicações, tanto para o aprimoramento dos exames, quanto para o processo ensino/aprendizagem.This research observed the progress of a third year high school class of a state public school located in the metropolitan region of Porto Alegre during the Portuguese Language, Writing and Literature classes with the objective of identifying the washback of the main exams of the ENEM and the vestibular of the Federal University of Rio Grande do Sul. The research sought to identify influences of these exams in the practice of the teacher, as well as in the process of studies and student learning. The theoretical basis underlying the analysis presented is based on studies on whashback (HUGHES, 1989; ALDERSON & WALL, 1993; BACHMAN & PALMER, 1996, SCARAMUCCI, 1998, 1999 and 2002, WATANABE, 2004). The phenomenon as an effect caused by relevant external examinations in the system of education that precedes it. The work of data generation occurred during eight months and used ethnographic research strategies (ERICKSON, 1989), with participant observation, recording of audio interviews, documents, photographic records, and field notes Through the analysis of the data, we conclude that in the context researched there are washback of the most relevant exams for the student group, the teacher and the school staff in general. These effects are different for each individual and are related to the proposed activity and the period of the year, according to the annual schedule of application of the exams: there is a strong washback of the ENEM in the weeks preceding the test, and, in the weeks that follow, the effect diminishes. This work intends to contribute to the study on washback in Brazil, and to allow for a better understanding of the relation of external exams to teaching practices and to learning, with implications for both the improvement of the exams and the teaching/learning process.application/pdfporExame Nacional do Ensino MédioEscola públicaVestibularEnsino médioLinguísticaWhashbackENEMVestibularHigh schoolOs efeitos retroativos do exame nacional do ensino médio e de outros exames externos em uma escola pública estadualinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em LetrasPorto Alegre, BR-RS2018mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001089299.pdf.txt001089299.pdf.txtExtracted Texttext/plain273261http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193549/2/001089299.pdf.txt59d81dafbbf6f92fb7a6fde34a83b52fMD52ORIGINAL001089299.pdfTexto completoapplication/pdf2280407http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193549/1/001089299.pdfbf9a26517a2a945e664c3b3f0e29b1fbMD5110183/1935492019-04-27 02:40:07.375743oai:www.lume.ufrgs.br:10183/193549Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-04-27T05:40:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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