Performar o encante : saberes do terreiro como articuladores de criação em dança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Colins, Cleyce Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/219205
Resumo: Este trabalho tece uma reflexão a partir de duas experiências estéticas performáticas, a artística e a religiosa, coadunadas na experiência sensível de um corpo na Umbanda, que firma a estrutura ética da pesquisa. Para tanto, foram tomados como princípios de análise as noções de encantamento, performance da oralitura e a de processos das encruzilhadas de Exu desde a tradição religiosa umbandista e do pensamento de autores como Leda Martins, Luiz Rufino e Eduardo David de Oliveira. Baseada no encontro entre o empírico, desde a religiosidade afrodiaspórica e os processos de experimentação performática produzidos nesta pesquisa, pretende-se discorrer acerca de camadas identificadas nessa afro-religiosidade. A discussão teórica foi constituída principalmente por meio dos conceitos de encantamento de Oliveira (2005); performance da oralitura de Martins (2003) e encruzilhada de Rufino (2017). Essas noções conceituais, matizadas com a prática artística, foram também as referências para a criação dos experimentos Corpo-nanã, Falésia e Canto de água, os quais se relacionam com a memória de corpo advinda do território dessa religiosidade. Por fim, entende-se que as poéticas do corpo, que se desdobram a partir dos saberes do terreiro, podem constituir-se como espaço de manutenção de um território simbólico afrodiaspórico, local de sua ética, assim como um convite para a descolonização do corpo, transgressão e subversão ao legado cultural colonial da dança ocidental.
id URGS_62a8a2d78bace69389e8d60d5eca149b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/219205
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Colins, Cleyce SilvaAlcântara, Celina Nunes de2021-03-23T04:22:56Z2021http://hdl.handle.net/10183/219205001123682Este trabalho tece uma reflexão a partir de duas experiências estéticas performáticas, a artística e a religiosa, coadunadas na experiência sensível de um corpo na Umbanda, que firma a estrutura ética da pesquisa. Para tanto, foram tomados como princípios de análise as noções de encantamento, performance da oralitura e a de processos das encruzilhadas de Exu desde a tradição religiosa umbandista e do pensamento de autores como Leda Martins, Luiz Rufino e Eduardo David de Oliveira. Baseada no encontro entre o empírico, desde a religiosidade afrodiaspórica e os processos de experimentação performática produzidos nesta pesquisa, pretende-se discorrer acerca de camadas identificadas nessa afro-religiosidade. A discussão teórica foi constituída principalmente por meio dos conceitos de encantamento de Oliveira (2005); performance da oralitura de Martins (2003) e encruzilhada de Rufino (2017). Essas noções conceituais, matizadas com a prática artística, foram também as referências para a criação dos experimentos Corpo-nanã, Falésia e Canto de água, os quais se relacionam com a memória de corpo advinda do território dessa religiosidade. Por fim, entende-se que as poéticas do corpo, que se desdobram a partir dos saberes do terreiro, podem constituir-se como espaço de manutenção de um território simbólico afrodiaspórico, local de sua ética, assim como um convite para a descolonização do corpo, transgressão e subversão ao legado cultural colonial da dança ocidental.This work weaves a reflection from two performatic experiences, the artistic and the religious, which are joined in the sensitive experience of the body in the Umbanda, that establishes the ethical structure of the research. For this purpose, the notions of enchantment, performance of the oral literature and the processes at the crossroads of Exu were taken as principles of analysis since the Umbanda religious tradition and the thinking of authors such as Leda Martins, Luiz Rufino and Eduardo David de Oliveira. Based on the encounter between the empirical from this afrodiasporic religiosity and the processes of performatic experimentation produced in this research, it is intended to expatiate on the layers identified in this afro-religiosity. The theoretical discussion was constituted mainly with the concepts of enchantment by Eduardo David de Oliveira (2005); performance of the oral literature by Leda Martins (2003); and crossroads by Luiz Rufino (2017). These conceptual notions, blended with artistic practice, were also the references to create the experiments Corpo-nanã, Falésia and Canto de Água, which are related to the body memory coming from the territory of this religiosity. Finally, it is understood that the poetics of the body that unfold from the wisdom of the terreiro, can constitute a space for the maintenance of an afrodiasporic symbolic territory, the site of its ethics, as well as an invitation for the decolonization of the body, transgression and subversion to the colonial cultural legacy of Western dance.application/pdfporDançaPerformance (Dança)UmbandaEnchantmenCrossroadsPerformance of oral literatureDance and compositionEthnic-racial relationsPerformar o encante : saberes do terreiro como articuladores de criação em dançainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em Artes CênicasPorto Alegre, BR-RS2021mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001123682.pdf.txt001123682.pdf.txtExtracted Texttext/plain266006http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219205/2/001123682.pdf.txt12d1509d69224b96613fee707d6d3b56MD52ORIGINAL001123682.pdfTexto completoapplication/pdf1682769http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219205/1/001123682.pdfedc772cc5759d006bbfc18661a8b4418MD5110183/2192052021-05-07 05:13:54.282032oai:www.lume.ufrgs.br:10183/219205Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-05-07T08:13:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Performar o encante : saberes do terreiro como articuladores de criação em dança
title Performar o encante : saberes do terreiro como articuladores de criação em dança
spellingShingle Performar o encante : saberes do terreiro como articuladores de criação em dança
Colins, Cleyce Silva
Dança
Performance (Dança)
Umbanda
Enchantmen
Crossroads
Performance of oral literature
Dance and composition
Ethnic-racial relations
title_short Performar o encante : saberes do terreiro como articuladores de criação em dança
title_full Performar o encante : saberes do terreiro como articuladores de criação em dança
title_fullStr Performar o encante : saberes do terreiro como articuladores de criação em dança
title_full_unstemmed Performar o encante : saberes do terreiro como articuladores de criação em dança
title_sort Performar o encante : saberes do terreiro como articuladores de criação em dança
author Colins, Cleyce Silva
author_facet Colins, Cleyce Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Colins, Cleyce Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Alcântara, Celina Nunes de
contributor_str_mv Alcântara, Celina Nunes de
dc.subject.por.fl_str_mv Dança
Performance (Dança)
Umbanda
topic Dança
Performance (Dança)
Umbanda
Enchantmen
Crossroads
Performance of oral literature
Dance and composition
Ethnic-racial relations
dc.subject.eng.fl_str_mv Enchantmen
Crossroads
Performance of oral literature
Dance and composition
Ethnic-racial relations
description Este trabalho tece uma reflexão a partir de duas experiências estéticas performáticas, a artística e a religiosa, coadunadas na experiência sensível de um corpo na Umbanda, que firma a estrutura ética da pesquisa. Para tanto, foram tomados como princípios de análise as noções de encantamento, performance da oralitura e a de processos das encruzilhadas de Exu desde a tradição religiosa umbandista e do pensamento de autores como Leda Martins, Luiz Rufino e Eduardo David de Oliveira. Baseada no encontro entre o empírico, desde a religiosidade afrodiaspórica e os processos de experimentação performática produzidos nesta pesquisa, pretende-se discorrer acerca de camadas identificadas nessa afro-religiosidade. A discussão teórica foi constituída principalmente por meio dos conceitos de encantamento de Oliveira (2005); performance da oralitura de Martins (2003) e encruzilhada de Rufino (2017). Essas noções conceituais, matizadas com a prática artística, foram também as referências para a criação dos experimentos Corpo-nanã, Falésia e Canto de água, os quais se relacionam com a memória de corpo advinda do território dessa religiosidade. Por fim, entende-se que as poéticas do corpo, que se desdobram a partir dos saberes do terreiro, podem constituir-se como espaço de manutenção de um território simbólico afrodiaspórico, local de sua ética, assim como um convite para a descolonização do corpo, transgressão e subversão ao legado cultural colonial da dança ocidental.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-03-23T04:22:56Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/219205
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001123682
url http://hdl.handle.net/10183/219205
identifier_str_mv 001123682
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219205/2/001123682.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219205/1/001123682.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 12d1509d69224b96613fee707d6d3b56
edc772cc5759d006bbfc18661a8b4418
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085548046417920