Performar o encante : saberes do terreiro como articuladores de criação em dança
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/219205 |
Resumo: | Este trabalho tece uma reflexão a partir de duas experiências estéticas performáticas, a artística e a religiosa, coadunadas na experiência sensível de um corpo na Umbanda, que firma a estrutura ética da pesquisa. Para tanto, foram tomados como princípios de análise as noções de encantamento, performance da oralitura e a de processos das encruzilhadas de Exu desde a tradição religiosa umbandista e do pensamento de autores como Leda Martins, Luiz Rufino e Eduardo David de Oliveira. Baseada no encontro entre o empírico, desde a religiosidade afrodiaspórica e os processos de experimentação performática produzidos nesta pesquisa, pretende-se discorrer acerca de camadas identificadas nessa afro-religiosidade. A discussão teórica foi constituída principalmente por meio dos conceitos de encantamento de Oliveira (2005); performance da oralitura de Martins (2003) e encruzilhada de Rufino (2017). Essas noções conceituais, matizadas com a prática artística, foram também as referências para a criação dos experimentos Corpo-nanã, Falésia e Canto de água, os quais se relacionam com a memória de corpo advinda do território dessa religiosidade. Por fim, entende-se que as poéticas do corpo, que se desdobram a partir dos saberes do terreiro, podem constituir-se como espaço de manutenção de um território simbólico afrodiaspórico, local de sua ética, assim como um convite para a descolonização do corpo, transgressão e subversão ao legado cultural colonial da dança ocidental. |
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Colins, Cleyce SilvaAlcântara, Celina Nunes de2021-03-23T04:22:56Z2021http://hdl.handle.net/10183/219205001123682Este trabalho tece uma reflexão a partir de duas experiências estéticas performáticas, a artística e a religiosa, coadunadas na experiência sensível de um corpo na Umbanda, que firma a estrutura ética da pesquisa. Para tanto, foram tomados como princípios de análise as noções de encantamento, performance da oralitura e a de processos das encruzilhadas de Exu desde a tradição religiosa umbandista e do pensamento de autores como Leda Martins, Luiz Rufino e Eduardo David de Oliveira. Baseada no encontro entre o empírico, desde a religiosidade afrodiaspórica e os processos de experimentação performática produzidos nesta pesquisa, pretende-se discorrer acerca de camadas identificadas nessa afro-religiosidade. A discussão teórica foi constituída principalmente por meio dos conceitos de encantamento de Oliveira (2005); performance da oralitura de Martins (2003) e encruzilhada de Rufino (2017). Essas noções conceituais, matizadas com a prática artística, foram também as referências para a criação dos experimentos Corpo-nanã, Falésia e Canto de água, os quais se relacionam com a memória de corpo advinda do território dessa religiosidade. Por fim, entende-se que as poéticas do corpo, que se desdobram a partir dos saberes do terreiro, podem constituir-se como espaço de manutenção de um território simbólico afrodiaspórico, local de sua ética, assim como um convite para a descolonização do corpo, transgressão e subversão ao legado cultural colonial da dança ocidental.This work weaves a reflection from two performatic experiences, the artistic and the religious, which are joined in the sensitive experience of the body in the Umbanda, that establishes the ethical structure of the research. For this purpose, the notions of enchantment, performance of the oral literature and the processes at the crossroads of Exu were taken as principles of analysis since the Umbanda religious tradition and the thinking of authors such as Leda Martins, Luiz Rufino and Eduardo David de Oliveira. Based on the encounter between the empirical from this afrodiasporic religiosity and the processes of performatic experimentation produced in this research, it is intended to expatiate on the layers identified in this afro-religiosity. The theoretical discussion was constituted mainly with the concepts of enchantment by Eduardo David de Oliveira (2005); performance of the oral literature by Leda Martins (2003); and crossroads by Luiz Rufino (2017). These conceptual notions, blended with artistic practice, were also the references to create the experiments Corpo-nanã, Falésia and Canto de Água, which are related to the body memory coming from the territory of this religiosity. Finally, it is understood that the poetics of the body that unfold from the wisdom of the terreiro, can constitute a space for the maintenance of an afrodiasporic symbolic territory, the site of its ethics, as well as an invitation for the decolonization of the body, transgression and subversion to the colonial cultural legacy of Western dance.application/pdfporDançaPerformance (Dança)UmbandaEnchantmenCrossroadsPerformance of oral literatureDance and compositionEthnic-racial relationsPerformar o encante : saberes do terreiro como articuladores de criação em dançainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em Artes CênicasPorto Alegre, BR-RS2021mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001123682.pdf.txt001123682.pdf.txtExtracted Texttext/plain266006http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219205/2/001123682.pdf.txt12d1509d69224b96613fee707d6d3b56MD52ORIGINAL001123682.pdfTexto completoapplication/pdf1682769http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219205/1/001123682.pdfedc772cc5759d006bbfc18661a8b4418MD5110183/2192052021-05-07 05:13:54.282032oai:www.lume.ufrgs.br:10183/219205Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-05-07T08:13:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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