Por um modo de existência vira-lata : bricolagens com arquivos de frequentação em uma pesquisa entre docência e arte
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/235604 |
Resumo: | Querido(a) leitor(a), esta dissertação pretende ativar algo que chamo de “arquivos de frequentação” para explorar a seguinte questão: Que pode a operação com arquivos de frequentação em uma pesquisa entre docência e arte? A ideia de “frequentação” é algo que venho mobilizando há algum tempo, tem a ver com uma atitude enquanto aluna, professora e pesquisadora, uma postura inventiva (KASTRUP, 2007), à espreita (DELEUZE; PARNET, 1998) e disponível ao que vier. Os arquivos de frequentação são oriundos de contextos de formação inicial, continuada e do campo profissional. São a trama de fios vitais (INGOLD, 2012) da vida docente que energiza a pesquisa: sensações, restos, rascunhos, memórias, esboços, encontros, imagens, sons, sabores, entre outras coisas que são postas sobre a mesa em tensionamento, diálogo e complementariedade (MOSSI, 2015). A ativação de arquivos é meu artifício para transitar entre docência e arte, numa pesquisa bricoleur que se constitui por experimentações, sobras e achados. Interessa um ‘eu’ menor, uma educação menor (GALLO, 2017) e um modo “vira-lata” (BALDISSEROTO, 2018) de existência. Ao acionar um modo vira-lata de manipular os arquivos de frequentação e transitar pelo campo, pretende-se modular esses materiais em uma produção de sentidos singular e nutrida por experimentações do Comum (MORAES; PARRA, 2020). Tais experimentações, somadas às modulações dos arquivos resultaram em uma série de invencionários, que são produtos e produtores da pesquisa e das suas linhas de continuidade. |
id |
URGS_63e0495c1ab273b73536609107e40f17 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/235604 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Marques, Mayra CôrreaMossi, Cristian Poletti2022-03-04T04:41:11Z2021http://hdl.handle.net/10183/235604001137275Querido(a) leitor(a), esta dissertação pretende ativar algo que chamo de “arquivos de frequentação” para explorar a seguinte questão: Que pode a operação com arquivos de frequentação em uma pesquisa entre docência e arte? A ideia de “frequentação” é algo que venho mobilizando há algum tempo, tem a ver com uma atitude enquanto aluna, professora e pesquisadora, uma postura inventiva (KASTRUP, 2007), à espreita (DELEUZE; PARNET, 1998) e disponível ao que vier. Os arquivos de frequentação são oriundos de contextos de formação inicial, continuada e do campo profissional. São a trama de fios vitais (INGOLD, 2012) da vida docente que energiza a pesquisa: sensações, restos, rascunhos, memórias, esboços, encontros, imagens, sons, sabores, entre outras coisas que são postas sobre a mesa em tensionamento, diálogo e complementariedade (MOSSI, 2015). A ativação de arquivos é meu artifício para transitar entre docência e arte, numa pesquisa bricoleur que se constitui por experimentações, sobras e achados. Interessa um ‘eu’ menor, uma educação menor (GALLO, 2017) e um modo “vira-lata” (BALDISSEROTO, 2018) de existência. Ao acionar um modo vira-lata de manipular os arquivos de frequentação e transitar pelo campo, pretende-se modular esses materiais em uma produção de sentidos singular e nutrida por experimentações do Comum (MORAES; PARRA, 2020). Tais experimentações, somadas às modulações dos arquivos resultaram em uma série de invencionários, que são produtos e produtores da pesquisa e das suas linhas de continuidade.Dear reader, this dissertation intends to activate something I call “frequentation files" to explore the following question: What can the operation with frequentation files do in a research between teaching and art? The idea of “frequentation” is something I have been mobilizing for some time, it has to do with an attitude as a student, teacher and researcher, an inventive posture (KASTRUP, 2007), on the lookout (DELEUZE; PARNET, 1998) and available to whatever come. The frequentation files come from the initial and continuing education and professional experience. They are the web of vital threads (INGOLD, 2012) of the teaching life that energizes the research: sensations, remains, sketches, memories, encounters, images, sounds, flavors, among other things that are put on the table in tension, dialogue and complementarity (MOSSI, 2015). The activation of archives is my artifice to move between teaching and art, in a bricoleur research that consists of experimentations, leftovers and findings. What matters is a smaller 'me', a smaller education (GALLO, 2017) and a “mutt” way (BALDISSEROTO, 2018) of existence. By activating a "mutt" way of manipulating the files of frequentation and transiting through the theoretical field, it is intended to modulate these materials into a production of singular meanings, nourished by experimentations in the Common (MORAES; PARRA, 2020). Such experimentations, added to the modulations of the archives, resulted in a series of “invencionários”, which are products and producers of the research and its lines of continuity.application/pdfporEducação artísticaProfessorFrequentation filesTeachingArtDIYMutt wayCommonPor um modo de existência vira-lata : bricolagens com arquivos de frequentação em uma pesquisa entre docência e arteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2021mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001137275.pdf.txt001137275.pdf.txtExtracted Texttext/plain156023http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235604/2/001137275.pdf.txt41342ad36197b8430241a91030d5bef1MD52ORIGINAL001137275.pdfTexto completoapplication/pdf29529075http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235604/1/001137275.pdf82000a38d62d4c1929f1b93fff1acd93MD5110183/2356042022-03-26 05:14:38.798622oai:www.lume.ufrgs.br:10183/235604Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-03-26T08:14:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Por um modo de existência vira-lata : bricolagens com arquivos de frequentação em uma pesquisa entre docência e arte |
title |
Por um modo de existência vira-lata : bricolagens com arquivos de frequentação em uma pesquisa entre docência e arte |
spellingShingle |
Por um modo de existência vira-lata : bricolagens com arquivos de frequentação em uma pesquisa entre docência e arte Marques, Mayra Côrrea Educação artística Professor Frequentation files Teaching Art DIY Mutt way Common |
title_short |
Por um modo de existência vira-lata : bricolagens com arquivos de frequentação em uma pesquisa entre docência e arte |
title_full |
Por um modo de existência vira-lata : bricolagens com arquivos de frequentação em uma pesquisa entre docência e arte |
title_fullStr |
Por um modo de existência vira-lata : bricolagens com arquivos de frequentação em uma pesquisa entre docência e arte |
title_full_unstemmed |
Por um modo de existência vira-lata : bricolagens com arquivos de frequentação em uma pesquisa entre docência e arte |
title_sort |
Por um modo de existência vira-lata : bricolagens com arquivos de frequentação em uma pesquisa entre docência e arte |
author |
Marques, Mayra Côrrea |
author_facet |
Marques, Mayra Côrrea |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Mayra Côrrea |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Mossi, Cristian Poletti |
contributor_str_mv |
Mossi, Cristian Poletti |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação artística Professor |
topic |
Educação artística Professor Frequentation files Teaching Art DIY Mutt way Common |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Frequentation files Teaching Art DIY Mutt way Common |
description |
Querido(a) leitor(a), esta dissertação pretende ativar algo que chamo de “arquivos de frequentação” para explorar a seguinte questão: Que pode a operação com arquivos de frequentação em uma pesquisa entre docência e arte? A ideia de “frequentação” é algo que venho mobilizando há algum tempo, tem a ver com uma atitude enquanto aluna, professora e pesquisadora, uma postura inventiva (KASTRUP, 2007), à espreita (DELEUZE; PARNET, 1998) e disponível ao que vier. Os arquivos de frequentação são oriundos de contextos de formação inicial, continuada e do campo profissional. São a trama de fios vitais (INGOLD, 2012) da vida docente que energiza a pesquisa: sensações, restos, rascunhos, memórias, esboços, encontros, imagens, sons, sabores, entre outras coisas que são postas sobre a mesa em tensionamento, diálogo e complementariedade (MOSSI, 2015). A ativação de arquivos é meu artifício para transitar entre docência e arte, numa pesquisa bricoleur que se constitui por experimentações, sobras e achados. Interessa um ‘eu’ menor, uma educação menor (GALLO, 2017) e um modo “vira-lata” (BALDISSEROTO, 2018) de existência. Ao acionar um modo vira-lata de manipular os arquivos de frequentação e transitar pelo campo, pretende-se modular esses materiais em uma produção de sentidos singular e nutrida por experimentações do Comum (MORAES; PARRA, 2020). Tais experimentações, somadas às modulações dos arquivos resultaram em uma série de invencionários, que são produtos e produtores da pesquisa e das suas linhas de continuidade. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-03-04T04:41:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/235604 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001137275 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/235604 |
identifier_str_mv |
001137275 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235604/2/001137275.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235604/1/001137275.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
41342ad36197b8430241a91030d5bef1 82000a38d62d4c1929f1b93fff1acd93 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085577947611136 |