Percepções e práticas de publicação de pesquisadores docentes da Escola de Engenharia da UFRGS no âmbito da Ciência Aberta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tomasi, Diane Catia
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/233586
Resumo: O estudo buscou identificar as percepções e práticas de publicação de pesquisadores docentes da Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul no âmbito da Ciência Aberta. O trabalho apresenta referencial teórico versando sobre comunicação científica, ciência aberta, acesso aberto e publicações científicas na Engenharia. O estudo apresenta pesquisa básica que utilizou métodos mistos em sua metodologia. A coleta de dados foi realizada por meio de dois instrumentos: um questionário enviado por e-mail entre agosto e outubro de 2020 e um levantamento bibliométrico realizado entre janeiro e agosto de 2021. O levantamento bibliométrico teve como fonte principal o Currículo Lattes dos pesquisadores docentes. Os resultados do questionário identificaram pouco conhecimento dos pesquisadores docentes sobre a Ciência Aberta, e apresentam fatores que influenciam suas práticas de publicação de artigos científicos. O levantamento bibliométrico verificou que as áreas da Engenharia ligadas à tecnologia de materiais e automação são as que menos dispõem de artigos científicos em acesso aberto de autoria desses pesquisadores. No geral, 53% dos artigos analisados encontram-se em acesso não aberto e 44% em acesso aberto. Conclui-se que há necessidade de esclarecimento em âmbito institucional a respeito da Ciência Aberta, e de abrir discussão sobre formas de incentivo institucional à publicação em acesso aberto.
id URGS_63ec9840f380c882f5f4162649617b50
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/233586
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Tomasi, Diane CatiaSilva, Fabiano Couto Corrêa da2022-01-04T04:34:46Z2021http://hdl.handle.net/10183/233586001135525O estudo buscou identificar as percepções e práticas de publicação de pesquisadores docentes da Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul no âmbito da Ciência Aberta. O trabalho apresenta referencial teórico versando sobre comunicação científica, ciência aberta, acesso aberto e publicações científicas na Engenharia. O estudo apresenta pesquisa básica que utilizou métodos mistos em sua metodologia. A coleta de dados foi realizada por meio de dois instrumentos: um questionário enviado por e-mail entre agosto e outubro de 2020 e um levantamento bibliométrico realizado entre janeiro e agosto de 2021. O levantamento bibliométrico teve como fonte principal o Currículo Lattes dos pesquisadores docentes. Os resultados do questionário identificaram pouco conhecimento dos pesquisadores docentes sobre a Ciência Aberta, e apresentam fatores que influenciam suas práticas de publicação de artigos científicos. O levantamento bibliométrico verificou que as áreas da Engenharia ligadas à tecnologia de materiais e automação são as que menos dispõem de artigos científicos em acesso aberto de autoria desses pesquisadores. No geral, 53% dos artigos analisados encontram-se em acesso não aberto e 44% em acesso aberto. Conclui-se que há necessidade de esclarecimento em âmbito institucional a respeito da Ciência Aberta, e de abrir discussão sobre formas de incentivo institucional à publicação em acesso aberto.This study aims to identify the perceptions and publication practices of faculty researchers at the Escola de Engenharia of the Universidade Federal do Rio Grande do Sul in the scope of Open Science. The work presents a theoretical reference about scientific communication, open science, open access and scientific publications in Engineering. The study presents basic research that used mixed methods in its methodology. Data collection was carried out using two instruments: a questionnaire sent by e-mail between August and October 2020, and a bibliometric survey carried out between January and August 2021. The main source of the bibliometric survey was the Curriculum Lattes of the faculty researchers. The results of the questionnaire identified little knowledge of the faculty researchers about Open Science, and present factors that influence their publication practices of scientific articles. The bibliometric survey verified that the areas of engineering related to materials technology and automation are those with the fewest open access scientific articles authored by these researchers. Overall, 53% of the articles analyzed are in non-open access and 44% in open access. It can be concluded that there is need for clarification at the institutional level about Open Science, and that it is necessary to open a discussion on ways of institutional incentive to open access publishing.application/pdfporComunicação científicaCiência abertaProdução intelectualOpen scienceOpen accessScientific communicationScientific publicationIntellectual productionPercepções e práticas de publicação de pesquisadores docentes da Escola de Engenharia da UFRGS no âmbito da Ciência Abertainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPrograma de Pós-Graduação em Ciência da InformaçãoPorto Alegre, BR-RS2021mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001135525.pdf.txt001135525.pdf.txtExtracted Texttext/plain163756http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/233586/2/001135525.pdf.txt317a7c8d6dc83ed4943ba3f0e78d41a2MD52ORIGINAL001135525.pdfTexto completoapplication/pdf1837053http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/233586/1/001135525.pdf1058d1a1890b32444ceb021483b84267MD5110183/2335862022-02-22 04:51:00.37043oai:www.lume.ufrgs.br:10183/233586Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-02-22T07:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Percepções e práticas de publicação de pesquisadores docentes da Escola de Engenharia da UFRGS no âmbito da Ciência Aberta
title Percepções e práticas de publicação de pesquisadores docentes da Escola de Engenharia da UFRGS no âmbito da Ciência Aberta
spellingShingle Percepções e práticas de publicação de pesquisadores docentes da Escola de Engenharia da UFRGS no âmbito da Ciência Aberta
Tomasi, Diane Catia
Comunicação científica
Ciência aberta
Produção intelectual
Open science
Open access
Scientific communication
Scientific publication
Intellectual production
title_short Percepções e práticas de publicação de pesquisadores docentes da Escola de Engenharia da UFRGS no âmbito da Ciência Aberta
title_full Percepções e práticas de publicação de pesquisadores docentes da Escola de Engenharia da UFRGS no âmbito da Ciência Aberta
title_fullStr Percepções e práticas de publicação de pesquisadores docentes da Escola de Engenharia da UFRGS no âmbito da Ciência Aberta
title_full_unstemmed Percepções e práticas de publicação de pesquisadores docentes da Escola de Engenharia da UFRGS no âmbito da Ciência Aberta
title_sort Percepções e práticas de publicação de pesquisadores docentes da Escola de Engenharia da UFRGS no âmbito da Ciência Aberta
author Tomasi, Diane Catia
author_facet Tomasi, Diane Catia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tomasi, Diane Catia
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Fabiano Couto Corrêa da
contributor_str_mv Silva, Fabiano Couto Corrêa da
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação científica
Ciência aberta
Produção intelectual
topic Comunicação científica
Ciência aberta
Produção intelectual
Open science
Open access
Scientific communication
Scientific publication
Intellectual production
dc.subject.eng.fl_str_mv Open science
Open access
Scientific communication
Scientific publication
Intellectual production
description O estudo buscou identificar as percepções e práticas de publicação de pesquisadores docentes da Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul no âmbito da Ciência Aberta. O trabalho apresenta referencial teórico versando sobre comunicação científica, ciência aberta, acesso aberto e publicações científicas na Engenharia. O estudo apresenta pesquisa básica que utilizou métodos mistos em sua metodologia. A coleta de dados foi realizada por meio de dois instrumentos: um questionário enviado por e-mail entre agosto e outubro de 2020 e um levantamento bibliométrico realizado entre janeiro e agosto de 2021. O levantamento bibliométrico teve como fonte principal o Currículo Lattes dos pesquisadores docentes. Os resultados do questionário identificaram pouco conhecimento dos pesquisadores docentes sobre a Ciência Aberta, e apresentam fatores que influenciam suas práticas de publicação de artigos científicos. O levantamento bibliométrico verificou que as áreas da Engenharia ligadas à tecnologia de materiais e automação são as que menos dispõem de artigos científicos em acesso aberto de autoria desses pesquisadores. No geral, 53% dos artigos analisados encontram-se em acesso não aberto e 44% em acesso aberto. Conclui-se que há necessidade de esclarecimento em âmbito institucional a respeito da Ciência Aberta, e de abrir discussão sobre formas de incentivo institucional à publicação em acesso aberto.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-01-04T04:34:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/233586
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001135525
url http://hdl.handle.net/10183/233586
identifier_str_mv 001135525
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/233586/2/001135525.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/233586/1/001135525.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 317a7c8d6dc83ed4943ba3f0e78d41a2
1058d1a1890b32444ceb021483b84267
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085573749112832