Escrita e reescrita de textos de estudantes universitários : narrativa e subjetividade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Seganfredo, Eveli
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/77152
Resumo: Este estudo debruça-se sobre textos narrativos de universitários de Comunicação Social das Faculdades Integradas de Taquara, nas habilitações Publicidade e Propaganda e Relações Públicas, visando a refletir acerca da relação entre a construção da subjetividade, na acepção bakhtiniana do termo, e a discursividade; vai analisar como os estudantes constroem seus trabalhos através de escritas e reescritas, observando se, nesse percurso, acrescentam a eles, progressivamente, as qualidades discursivas propostas por Paulo Coimbra Guedes (1994, 2002, 2009); e vai inquirir se a progressão e elaboração dos temas sugeridos por este autor determinam ou não maior qualidade dos textos no decorrer do processo de ensino-aprendizagem. Os resultados revelam, que 1) quanto maior a consciência do eu e do outro – ou de mundo –, maior é a discursividade; 2) o acúmulo progressivo das qualidades discursivas via reescritas, mesmo que nem sempre conduza ao texto, qualifica redações; 3) a ordenação temática e a forma como os temas são apresentados por Guedes merecem um estudo mais apurado; 4) a experiência de pôr os alunos em contato com autores publicados pode ser positiva para a produção textual, fazendo com que dessa interlocução surja naqueles uma atitude crítica; 5) ao avaliar o texto do aluno, o professor deve posicionar-se de forma generosa, o que implica fazer ver os problemas criticamente, porém sem ser paternalista; e, por fim, a mais relevante contribuição desta tese, a descoberta de que 6) quanto mais significativa para o sujeito for a experiência relatada, mais forte será sua emoção. Portanto, esta pesquisa analisa a árdua incumbência do professor de redação de ensinar estudantes a produzirem textos que suplantem a chamada “redação escolar” e a concomitante árdua incumbência dos estudantes de produzirem esses textos.
id URGS_65066913fdc5e0c15cc7ce5a36a32c6f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/77152
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Seganfredo, EveliGuedes, Paulo Coimbra2013-08-16T01:46:39Z2013http://hdl.handle.net/10183/77152000893920Este estudo debruça-se sobre textos narrativos de universitários de Comunicação Social das Faculdades Integradas de Taquara, nas habilitações Publicidade e Propaganda e Relações Públicas, visando a refletir acerca da relação entre a construção da subjetividade, na acepção bakhtiniana do termo, e a discursividade; vai analisar como os estudantes constroem seus trabalhos através de escritas e reescritas, observando se, nesse percurso, acrescentam a eles, progressivamente, as qualidades discursivas propostas por Paulo Coimbra Guedes (1994, 2002, 2009); e vai inquirir se a progressão e elaboração dos temas sugeridos por este autor determinam ou não maior qualidade dos textos no decorrer do processo de ensino-aprendizagem. Os resultados revelam, que 1) quanto maior a consciência do eu e do outro – ou de mundo –, maior é a discursividade; 2) o acúmulo progressivo das qualidades discursivas via reescritas, mesmo que nem sempre conduza ao texto, qualifica redações; 3) a ordenação temática e a forma como os temas são apresentados por Guedes merecem um estudo mais apurado; 4) a experiência de pôr os alunos em contato com autores publicados pode ser positiva para a produção textual, fazendo com que dessa interlocução surja naqueles uma atitude crítica; 5) ao avaliar o texto do aluno, o professor deve posicionar-se de forma generosa, o que implica fazer ver os problemas criticamente, porém sem ser paternalista; e, por fim, a mais relevante contribuição desta tese, a descoberta de que 6) quanto mais significativa para o sujeito for a experiência relatada, mais forte será sua emoção. Portanto, esta pesquisa analisa a árdua incumbência do professor de redação de ensinar estudantes a produzirem textos que suplantem a chamada “redação escolar” e a concomitante árdua incumbência dos estudantes de produzirem esses textos.This study leans over narrative texts of university students of Faculdades Integradas de Taquara, qualifications in Advertising and Public Relations, in order to reflect about the relationship between the construction of subjectivity, within the meaning of the term bakhtiniana, and the discourses; it will analyze how students construct their work through written and rewritten, observing whether, in this way, it is gradually added to them, the discursive qualities proposed by Paulo Coimbra Guedes (1994, 2002, 2009); and it will inquire whether the progression and development of the themes suggested by this author determine or not greater quality of the texts in the course of the teaching-learning process. The results show that 1) the higher consciousness of self and other- or the world-, the greater the discourse is; 2) the progressive accumulation of discursive qualities by rewritten, even if it not always lead to text, it qualifies essays; 3) the thematic ordering and how the themes are presented by Guedes deserve a more refined study; 4) the experience of having the students in touch with published authors can be positive for the textual production, bringing about a critical attitude from that dialogue; 5) the teacher should have a generous position to evaluate the student’s text, which means to make the student see the problems in a critical way, but without being paternalistic; and, finally, the most important contribution of this thesis, the finding that 6) the more meaningful the experience reported for the subject is, the stronger his//her emotion will be. Therefore, this research analyses the arduous task of the writing teacher to teach students to produce texts that supplant the so-called “school writing” and the arduous concurrent task of students to produce these texts.application/pdfporFaculdades Integradas de TaquaraLíngua portuguesaEnsino e aprendizagemSala de aulaNarrativaDiscursividadeEstudantes universitáriosTextSchool writingNarrativeDiscourseSubjectivityEscrita e reescrita de textos de estudantes universitários : narrativa e subjetividadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em LetrasPorto Alegre, BR-RS2013doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000893920.pdf.txt000893920.pdf.txtExtracted Texttext/plain351645http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77152/2/000893920.pdf.txt149f74ad54d7d7a8619f040b5d5e1055MD52ORIGINAL000893920.pdf000893920.pdfTexto completoapplication/pdf1453251http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77152/1/000893920.pdfa9b381b4dbc3d6337be164140798f771MD51THUMBNAIL000893920.pdf.jpg000893920.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1103http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77152/3/000893920.pdf.jpg13fcfc96337dec75bae23a287b46a930MD5310183/771522019-01-17 04:23:48.497791oai:www.lume.ufrgs.br:10183/77152Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-01-17T06:23:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Escrita e reescrita de textos de estudantes universitários : narrativa e subjetividade
title Escrita e reescrita de textos de estudantes universitários : narrativa e subjetividade
spellingShingle Escrita e reescrita de textos de estudantes universitários : narrativa e subjetividade
Seganfredo, Eveli
Faculdades Integradas de Taquara
Língua portuguesa
Ensino e aprendizagem
Sala de aula
Narrativa
Discursividade
Estudantes universitários
Text
School writing
Narrative
Discourse
Subjectivity
title_short Escrita e reescrita de textos de estudantes universitários : narrativa e subjetividade
title_full Escrita e reescrita de textos de estudantes universitários : narrativa e subjetividade
title_fullStr Escrita e reescrita de textos de estudantes universitários : narrativa e subjetividade
title_full_unstemmed Escrita e reescrita de textos de estudantes universitários : narrativa e subjetividade
title_sort Escrita e reescrita de textos de estudantes universitários : narrativa e subjetividade
author Seganfredo, Eveli
author_facet Seganfredo, Eveli
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Seganfredo, Eveli
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Guedes, Paulo Coimbra
contributor_str_mv Guedes, Paulo Coimbra
dc.subject.por.fl_str_mv Faculdades Integradas de Taquara
Língua portuguesa
Ensino e aprendizagem
Sala de aula
Narrativa
Discursividade
Estudantes universitários
topic Faculdades Integradas de Taquara
Língua portuguesa
Ensino e aprendizagem
Sala de aula
Narrativa
Discursividade
Estudantes universitários
Text
School writing
Narrative
Discourse
Subjectivity
dc.subject.eng.fl_str_mv Text
School writing
Narrative
Discourse
Subjectivity
description Este estudo debruça-se sobre textos narrativos de universitários de Comunicação Social das Faculdades Integradas de Taquara, nas habilitações Publicidade e Propaganda e Relações Públicas, visando a refletir acerca da relação entre a construção da subjetividade, na acepção bakhtiniana do termo, e a discursividade; vai analisar como os estudantes constroem seus trabalhos através de escritas e reescritas, observando se, nesse percurso, acrescentam a eles, progressivamente, as qualidades discursivas propostas por Paulo Coimbra Guedes (1994, 2002, 2009); e vai inquirir se a progressão e elaboração dos temas sugeridos por este autor determinam ou não maior qualidade dos textos no decorrer do processo de ensino-aprendizagem. Os resultados revelam, que 1) quanto maior a consciência do eu e do outro – ou de mundo –, maior é a discursividade; 2) o acúmulo progressivo das qualidades discursivas via reescritas, mesmo que nem sempre conduza ao texto, qualifica redações; 3) a ordenação temática e a forma como os temas são apresentados por Guedes merecem um estudo mais apurado; 4) a experiência de pôr os alunos em contato com autores publicados pode ser positiva para a produção textual, fazendo com que dessa interlocução surja naqueles uma atitude crítica; 5) ao avaliar o texto do aluno, o professor deve posicionar-se de forma generosa, o que implica fazer ver os problemas criticamente, porém sem ser paternalista; e, por fim, a mais relevante contribuição desta tese, a descoberta de que 6) quanto mais significativa para o sujeito for a experiência relatada, mais forte será sua emoção. Portanto, esta pesquisa analisa a árdua incumbência do professor de redação de ensinar estudantes a produzirem textos que suplantem a chamada “redação escolar” e a concomitante árdua incumbência dos estudantes de produzirem esses textos.
publishDate 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-08-16T01:46:39Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/77152
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000893920
url http://hdl.handle.net/10183/77152
identifier_str_mv 000893920
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77152/2/000893920.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77152/1/000893920.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77152/3/000893920.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 149f74ad54d7d7a8619f040b5d5e1055
a9b381b4dbc3d6337be164140798f771
13fcfc96337dec75bae23a287b46a930
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085265684824064