Escrita e reescrita de textos de estudantes universitários : narrativa e subjetividade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/77152 |
Resumo: | Este estudo debruça-se sobre textos narrativos de universitários de Comunicação Social das Faculdades Integradas de Taquara, nas habilitações Publicidade e Propaganda e Relações Públicas, visando a refletir acerca da relação entre a construção da subjetividade, na acepção bakhtiniana do termo, e a discursividade; vai analisar como os estudantes constroem seus trabalhos através de escritas e reescritas, observando se, nesse percurso, acrescentam a eles, progressivamente, as qualidades discursivas propostas por Paulo Coimbra Guedes (1994, 2002, 2009); e vai inquirir se a progressão e elaboração dos temas sugeridos por este autor determinam ou não maior qualidade dos textos no decorrer do processo de ensino-aprendizagem. Os resultados revelam, que 1) quanto maior a consciência do eu e do outro – ou de mundo –, maior é a discursividade; 2) o acúmulo progressivo das qualidades discursivas via reescritas, mesmo que nem sempre conduza ao texto, qualifica redações; 3) a ordenação temática e a forma como os temas são apresentados por Guedes merecem um estudo mais apurado; 4) a experiência de pôr os alunos em contato com autores publicados pode ser positiva para a produção textual, fazendo com que dessa interlocução surja naqueles uma atitude crítica; 5) ao avaliar o texto do aluno, o professor deve posicionar-se de forma generosa, o que implica fazer ver os problemas criticamente, porém sem ser paternalista; e, por fim, a mais relevante contribuição desta tese, a descoberta de que 6) quanto mais significativa para o sujeito for a experiência relatada, mais forte será sua emoção. Portanto, esta pesquisa analisa a árdua incumbência do professor de redação de ensinar estudantes a produzirem textos que suplantem a chamada “redação escolar” e a concomitante árdua incumbência dos estudantes de produzirem esses textos. |
id |
URGS_65066913fdc5e0c15cc7ce5a36a32c6f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/77152 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Seganfredo, EveliGuedes, Paulo Coimbra2013-08-16T01:46:39Z2013http://hdl.handle.net/10183/77152000893920Este estudo debruça-se sobre textos narrativos de universitários de Comunicação Social das Faculdades Integradas de Taquara, nas habilitações Publicidade e Propaganda e Relações Públicas, visando a refletir acerca da relação entre a construção da subjetividade, na acepção bakhtiniana do termo, e a discursividade; vai analisar como os estudantes constroem seus trabalhos através de escritas e reescritas, observando se, nesse percurso, acrescentam a eles, progressivamente, as qualidades discursivas propostas por Paulo Coimbra Guedes (1994, 2002, 2009); e vai inquirir se a progressão e elaboração dos temas sugeridos por este autor determinam ou não maior qualidade dos textos no decorrer do processo de ensino-aprendizagem. Os resultados revelam, que 1) quanto maior a consciência do eu e do outro – ou de mundo –, maior é a discursividade; 2) o acúmulo progressivo das qualidades discursivas via reescritas, mesmo que nem sempre conduza ao texto, qualifica redações; 3) a ordenação temática e a forma como os temas são apresentados por Guedes merecem um estudo mais apurado; 4) a experiência de pôr os alunos em contato com autores publicados pode ser positiva para a produção textual, fazendo com que dessa interlocução surja naqueles uma atitude crítica; 5) ao avaliar o texto do aluno, o professor deve posicionar-se de forma generosa, o que implica fazer ver os problemas criticamente, porém sem ser paternalista; e, por fim, a mais relevante contribuição desta tese, a descoberta de que 6) quanto mais significativa para o sujeito for a experiência relatada, mais forte será sua emoção. Portanto, esta pesquisa analisa a árdua incumbência do professor de redação de ensinar estudantes a produzirem textos que suplantem a chamada “redação escolar” e a concomitante árdua incumbência dos estudantes de produzirem esses textos.This study leans over narrative texts of university students of Faculdades Integradas de Taquara, qualifications in Advertising and Public Relations, in order to reflect about the relationship between the construction of subjectivity, within the meaning of the term bakhtiniana, and the discourses; it will analyze how students construct their work through written and rewritten, observing whether, in this way, it is gradually added to them, the discursive qualities proposed by Paulo Coimbra Guedes (1994, 2002, 2009); and it will inquire whether the progression and development of the themes suggested by this author determine or not greater quality of the texts in the course of the teaching-learning process. The results show that 1) the higher consciousness of self and other- or the world-, the greater the discourse is; 2) the progressive accumulation of discursive qualities by rewritten, even if it not always lead to text, it qualifies essays; 3) the thematic ordering and how the themes are presented by Guedes deserve a more refined study; 4) the experience of having the students in touch with published authors can be positive for the textual production, bringing about a critical attitude from that dialogue; 5) the teacher should have a generous position to evaluate the student’s text, which means to make the student see the problems in a critical way, but without being paternalistic; and, finally, the most important contribution of this thesis, the finding that 6) the more meaningful the experience reported for the subject is, the stronger his//her emotion will be. Therefore, this research analyses the arduous task of the writing teacher to teach students to produce texts that supplant the so-called “school writing” and the arduous concurrent task of students to produce these texts.application/pdfporFaculdades Integradas de TaquaraLíngua portuguesaEnsino e aprendizagemSala de aulaNarrativaDiscursividadeEstudantes universitáriosTextSchool writingNarrativeDiscourseSubjectivityEscrita e reescrita de textos de estudantes universitários : narrativa e subjetividadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em LetrasPorto Alegre, BR-RS2013doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000893920.pdf.txt000893920.pdf.txtExtracted Texttext/plain351645http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77152/2/000893920.pdf.txt149f74ad54d7d7a8619f040b5d5e1055MD52ORIGINAL000893920.pdf000893920.pdfTexto completoapplication/pdf1453251http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77152/1/000893920.pdfa9b381b4dbc3d6337be164140798f771MD51THUMBNAIL000893920.pdf.jpg000893920.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1103http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77152/3/000893920.pdf.jpg13fcfc96337dec75bae23a287b46a930MD5310183/771522019-01-17 04:23:48.497791oai:www.lume.ufrgs.br:10183/77152Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-01-17T06:23:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Escrita e reescrita de textos de estudantes universitários : narrativa e subjetividade |
title |
Escrita e reescrita de textos de estudantes universitários : narrativa e subjetividade |
spellingShingle |
Escrita e reescrita de textos de estudantes universitários : narrativa e subjetividade Seganfredo, Eveli Faculdades Integradas de Taquara Língua portuguesa Ensino e aprendizagem Sala de aula Narrativa Discursividade Estudantes universitários Text School writing Narrative Discourse Subjectivity |
title_short |
Escrita e reescrita de textos de estudantes universitários : narrativa e subjetividade |
title_full |
Escrita e reescrita de textos de estudantes universitários : narrativa e subjetividade |
title_fullStr |
Escrita e reescrita de textos de estudantes universitários : narrativa e subjetividade |
title_full_unstemmed |
Escrita e reescrita de textos de estudantes universitários : narrativa e subjetividade |
title_sort |
Escrita e reescrita de textos de estudantes universitários : narrativa e subjetividade |
author |
Seganfredo, Eveli |
author_facet |
Seganfredo, Eveli |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Seganfredo, Eveli |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Guedes, Paulo Coimbra |
contributor_str_mv |
Guedes, Paulo Coimbra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Faculdades Integradas de Taquara Língua portuguesa Ensino e aprendizagem Sala de aula Narrativa Discursividade Estudantes universitários |
topic |
Faculdades Integradas de Taquara Língua portuguesa Ensino e aprendizagem Sala de aula Narrativa Discursividade Estudantes universitários Text School writing Narrative Discourse Subjectivity |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Text School writing Narrative Discourse Subjectivity |
description |
Este estudo debruça-se sobre textos narrativos de universitários de Comunicação Social das Faculdades Integradas de Taquara, nas habilitações Publicidade e Propaganda e Relações Públicas, visando a refletir acerca da relação entre a construção da subjetividade, na acepção bakhtiniana do termo, e a discursividade; vai analisar como os estudantes constroem seus trabalhos através de escritas e reescritas, observando se, nesse percurso, acrescentam a eles, progressivamente, as qualidades discursivas propostas por Paulo Coimbra Guedes (1994, 2002, 2009); e vai inquirir se a progressão e elaboração dos temas sugeridos por este autor determinam ou não maior qualidade dos textos no decorrer do processo de ensino-aprendizagem. Os resultados revelam, que 1) quanto maior a consciência do eu e do outro – ou de mundo –, maior é a discursividade; 2) o acúmulo progressivo das qualidades discursivas via reescritas, mesmo que nem sempre conduza ao texto, qualifica redações; 3) a ordenação temática e a forma como os temas são apresentados por Guedes merecem um estudo mais apurado; 4) a experiência de pôr os alunos em contato com autores publicados pode ser positiva para a produção textual, fazendo com que dessa interlocução surja naqueles uma atitude crítica; 5) ao avaliar o texto do aluno, o professor deve posicionar-se de forma generosa, o que implica fazer ver os problemas criticamente, porém sem ser paternalista; e, por fim, a mais relevante contribuição desta tese, a descoberta de que 6) quanto mais significativa para o sujeito for a experiência relatada, mais forte será sua emoção. Portanto, esta pesquisa analisa a árdua incumbência do professor de redação de ensinar estudantes a produzirem textos que suplantem a chamada “redação escolar” e a concomitante árdua incumbência dos estudantes de produzirem esses textos. |
publishDate |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-08-16T01:46:39Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/77152 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000893920 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/77152 |
identifier_str_mv |
000893920 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77152/2/000893920.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77152/1/000893920.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77152/3/000893920.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
149f74ad54d7d7a8619f040b5d5e1055 a9b381b4dbc3d6337be164140798f771 13fcfc96337dec75bae23a287b46a930 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085265684824064 |