A interação radiação-matéria e os processos reativos : uma sequência didática significativa para o ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/219908 |
Resumo: | O trabalho proposto apresenta uma nova abordagem para a investigação de modelos atômicos, estrutura da matéria, radiação e eletromagnetismo, integrando dois tópicos em ciências físicas que, a princípio, não estão relacionados entre si: a interação radiação-matéria e a Química Orgânica. Visa-se fornecer uma descrição mais precisa e intuitiva sobre os processos reativos, sob o prisma dos fenômenos do rearranjo, com base na análise de dois modelos matemáticos complementares: a equação de KleinGordon e a lei de Gauss do Eletromagnetismo. Para tanto, um novo modelo relativista auto-consistente para Física Quântica está sendo formulado. Do ponto de vista educacional, este trabalho segue a teoria da aprendizagem significativa, de David Paul Ausubel, no sentido de utilizar amplamente diversas conexões fundamentais com conceitos físicos consolidados, a fim de compreender novas ideias a respeito da radiação e da matéria. |
id |
URGS_6512dae6ffc6e41d701ef712f60b8e4f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/219908 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Fleck, Jeferson AlbinoZabadal, Jorge Rodolfo SilvaStaudt, Ederson2021-04-14T04:27:20Z2020http://hdl.handle.net/10183/219908001121609O trabalho proposto apresenta uma nova abordagem para a investigação de modelos atômicos, estrutura da matéria, radiação e eletromagnetismo, integrando dois tópicos em ciências físicas que, a princípio, não estão relacionados entre si: a interação radiação-matéria e a Química Orgânica. Visa-se fornecer uma descrição mais precisa e intuitiva sobre os processos reativos, sob o prisma dos fenômenos do rearranjo, com base na análise de dois modelos matemáticos complementares: a equação de KleinGordon e a lei de Gauss do Eletromagnetismo. Para tanto, um novo modelo relativista auto-consistente para Física Quântica está sendo formulado. Do ponto de vista educacional, este trabalho segue a teoria da aprendizagem significativa, de David Paul Ausubel, no sentido de utilizar amplamente diversas conexões fundamentais com conceitos físicos consolidados, a fim de compreender novas ideias a respeito da radiação e da matéria.This work proposes a new approach to investigate atomic models, matter structure, radiation and electromagnetism, by integrating two a priori unrelated topics in physical sciences: interaction between radiation and matter and organic chemistry. The aim is to provide a more accurate and intuitive description of reactive processes, from the perspective of rearrangement phenomena, based on the analysis of two complementary mathematical models: the Klein-Gordon equation and the Gauss law of Electromagnetism. In order to accomplish this task, a new relativistic self consistent model for quantum physics is being formulated. From the educational point of view, this work follows the theory of meaningful learning, due to David Paul Ausubel, in the sense that crucial connections with well established physical concepts are widely employed to understand new ideas about radiation and matter.application/pdfporFísica : EnsinoSequência didáticaAprendizagem significativaRadiaçãoFollowing teachingMeaningful learningRadiationA interação radiação-matéria e os processos reativos : uma sequência didática significativa para o ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteMestrado Nacional Profissional em Ensino de FísicaTramandaí, BR-RS2020mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001121609.pdf.txt001121609.pdf.txtExtracted Texttext/plain204029http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219908/2/001121609.pdf.txt502f01b7dee2c68c4931742a834962a7MD52ORIGINAL001121609.pdfTexto completoapplication/pdf3673484http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219908/1/001121609.pdf28846b4ac7834d7e6ce6f42f3110b926MD5110183/2199082021-05-07 05:13:14.207099oai:www.lume.ufrgs.br:10183/219908Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-05-07T08:13:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A interação radiação-matéria e os processos reativos : uma sequência didática significativa para o ensino médio |
title |
A interação radiação-matéria e os processos reativos : uma sequência didática significativa para o ensino médio |
spellingShingle |
A interação radiação-matéria e os processos reativos : uma sequência didática significativa para o ensino médio Fleck, Jeferson Albino Física : Ensino Sequência didática Aprendizagem significativa Radiação Following teaching Meaningful learning Radiation |
title_short |
A interação radiação-matéria e os processos reativos : uma sequência didática significativa para o ensino médio |
title_full |
A interação radiação-matéria e os processos reativos : uma sequência didática significativa para o ensino médio |
title_fullStr |
A interação radiação-matéria e os processos reativos : uma sequência didática significativa para o ensino médio |
title_full_unstemmed |
A interação radiação-matéria e os processos reativos : uma sequência didática significativa para o ensino médio |
title_sort |
A interação radiação-matéria e os processos reativos : uma sequência didática significativa para o ensino médio |
author |
Fleck, Jeferson Albino |
author_facet |
Fleck, Jeferson Albino |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fleck, Jeferson Albino |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Zabadal, Jorge Rodolfo Silva |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Staudt, Ederson |
contributor_str_mv |
Zabadal, Jorge Rodolfo Silva Staudt, Ederson |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Física : Ensino Sequência didática Aprendizagem significativa Radiação |
topic |
Física : Ensino Sequência didática Aprendizagem significativa Radiação Following teaching Meaningful learning Radiation |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Following teaching Meaningful learning Radiation |
description |
O trabalho proposto apresenta uma nova abordagem para a investigação de modelos atômicos, estrutura da matéria, radiação e eletromagnetismo, integrando dois tópicos em ciências físicas que, a princípio, não estão relacionados entre si: a interação radiação-matéria e a Química Orgânica. Visa-se fornecer uma descrição mais precisa e intuitiva sobre os processos reativos, sob o prisma dos fenômenos do rearranjo, com base na análise de dois modelos matemáticos complementares: a equação de KleinGordon e a lei de Gauss do Eletromagnetismo. Para tanto, um novo modelo relativista auto-consistente para Física Quântica está sendo formulado. Do ponto de vista educacional, este trabalho segue a teoria da aprendizagem significativa, de David Paul Ausubel, no sentido de utilizar amplamente diversas conexões fundamentais com conceitos físicos consolidados, a fim de compreender novas ideias a respeito da radiação e da matéria. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-04-14T04:27:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/219908 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001121609 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/219908 |
identifier_str_mv |
001121609 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219908/2/001121609.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219908/1/001121609.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
502f01b7dee2c68c4931742a834962a7 28846b4ac7834d7e6ce6f42f3110b926 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085550894350336 |