A interação radiação-matéria e os processos reativos : uma sequência didática significativa para o ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fleck, Jeferson Albino
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/219908
Resumo: O trabalho proposto apresenta uma nova abordagem para a investigação de modelos atômicos, estrutura da matéria, radiação e eletromagnetismo, integrando dois tópicos em ciências físicas que, a princípio, não estão relacionados entre si: a interação radiação-matéria e a Química Orgânica. Visa-se fornecer uma descrição mais precisa e intuitiva sobre os processos reativos, sob o prisma dos fenômenos do rearranjo, com base na análise de dois modelos matemáticos complementares: a equação de KleinGordon e a lei de Gauss do Eletromagnetismo. Para tanto, um novo modelo relativista auto-consistente para Física Quântica está sendo formulado. Do ponto de vista educacional, este trabalho segue a teoria da aprendizagem significativa, de David Paul Ausubel, no sentido de utilizar amplamente diversas conexões fundamentais com conceitos físicos consolidados, a fim de compreender novas ideias a respeito da radiação e da matéria.
id URGS_6512dae6ffc6e41d701ef712f60b8e4f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/219908
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Fleck, Jeferson AlbinoZabadal, Jorge Rodolfo SilvaStaudt, Ederson2021-04-14T04:27:20Z2020http://hdl.handle.net/10183/219908001121609O trabalho proposto apresenta uma nova abordagem para a investigação de modelos atômicos, estrutura da matéria, radiação e eletromagnetismo, integrando dois tópicos em ciências físicas que, a princípio, não estão relacionados entre si: a interação radiação-matéria e a Química Orgânica. Visa-se fornecer uma descrição mais precisa e intuitiva sobre os processos reativos, sob o prisma dos fenômenos do rearranjo, com base na análise de dois modelos matemáticos complementares: a equação de KleinGordon e a lei de Gauss do Eletromagnetismo. Para tanto, um novo modelo relativista auto-consistente para Física Quântica está sendo formulado. Do ponto de vista educacional, este trabalho segue a teoria da aprendizagem significativa, de David Paul Ausubel, no sentido de utilizar amplamente diversas conexões fundamentais com conceitos físicos consolidados, a fim de compreender novas ideias a respeito da radiação e da matéria.This work proposes a new approach to investigate atomic models, matter structure, radiation and electromagnetism, by integrating two a priori unrelated topics in physical sciences: interaction between radiation and matter and organic chemistry. The aim is to provide a more accurate and intuitive description of reactive processes, from the perspective of rearrangement phenomena, based on the analysis of two complementary mathematical models: the Klein-Gordon equation and the Gauss law of Electromagnetism. In order to accomplish this task, a new relativistic self consistent model for quantum physics is being formulated. From the educational point of view, this work follows the theory of meaningful learning, due to David Paul Ausubel, in the sense that crucial connections with well established physical concepts are widely employed to understand new ideas about radiation and matter.application/pdfporFísica : EnsinoSequência didáticaAprendizagem significativaRadiaçãoFollowing teachingMeaningful learningRadiationA interação radiação-matéria e os processos reativos : uma sequência didática significativa para o ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteMestrado Nacional Profissional em Ensino de FísicaTramandaí, BR-RS2020mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001121609.pdf.txt001121609.pdf.txtExtracted Texttext/plain204029http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219908/2/001121609.pdf.txt502f01b7dee2c68c4931742a834962a7MD52ORIGINAL001121609.pdfTexto completoapplication/pdf3673484http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219908/1/001121609.pdf28846b4ac7834d7e6ce6f42f3110b926MD5110183/2199082021-05-07 05:13:14.207099oai:www.lume.ufrgs.br:10183/219908Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-05-07T08:13:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A interação radiação-matéria e os processos reativos : uma sequência didática significativa para o ensino médio
title A interação radiação-matéria e os processos reativos : uma sequência didática significativa para o ensino médio
spellingShingle A interação radiação-matéria e os processos reativos : uma sequência didática significativa para o ensino médio
Fleck, Jeferson Albino
Física : Ensino
Sequência didática
Aprendizagem significativa
Radiação
Following teaching
Meaningful learning
Radiation
title_short A interação radiação-matéria e os processos reativos : uma sequência didática significativa para o ensino médio
title_full A interação radiação-matéria e os processos reativos : uma sequência didática significativa para o ensino médio
title_fullStr A interação radiação-matéria e os processos reativos : uma sequência didática significativa para o ensino médio
title_full_unstemmed A interação radiação-matéria e os processos reativos : uma sequência didática significativa para o ensino médio
title_sort A interação radiação-matéria e os processos reativos : uma sequência didática significativa para o ensino médio
author Fleck, Jeferson Albino
author_facet Fleck, Jeferson Albino
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fleck, Jeferson Albino
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Zabadal, Jorge Rodolfo Silva
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Staudt, Ederson
contributor_str_mv Zabadal, Jorge Rodolfo Silva
Staudt, Ederson
dc.subject.por.fl_str_mv Física : Ensino
Sequência didática
Aprendizagem significativa
Radiação
topic Física : Ensino
Sequência didática
Aprendizagem significativa
Radiação
Following teaching
Meaningful learning
Radiation
dc.subject.eng.fl_str_mv Following teaching
Meaningful learning
Radiation
description O trabalho proposto apresenta uma nova abordagem para a investigação de modelos atômicos, estrutura da matéria, radiação e eletromagnetismo, integrando dois tópicos em ciências físicas que, a princípio, não estão relacionados entre si: a interação radiação-matéria e a Química Orgânica. Visa-se fornecer uma descrição mais precisa e intuitiva sobre os processos reativos, sob o prisma dos fenômenos do rearranjo, com base na análise de dois modelos matemáticos complementares: a equação de KleinGordon e a lei de Gauss do Eletromagnetismo. Para tanto, um novo modelo relativista auto-consistente para Física Quântica está sendo formulado. Do ponto de vista educacional, este trabalho segue a teoria da aprendizagem significativa, de David Paul Ausubel, no sentido de utilizar amplamente diversas conexões fundamentais com conceitos físicos consolidados, a fim de compreender novas ideias a respeito da radiação e da matéria.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-04-14T04:27:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/219908
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001121609
url http://hdl.handle.net/10183/219908
identifier_str_mv 001121609
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219908/2/001121609.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219908/1/001121609.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 502f01b7dee2c68c4931742a834962a7
28846b4ac7834d7e6ce6f42f3110b926
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085550894350336