O uso de hipermídia para a aprendizagem autodirecionada de cuidadores e pacientes na promoção de saúde : um estudo em ambiente de educação não-formal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Dauster Souza
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/229772
Resumo: O aumento das competências adquiridas pelo aprendiz no contexto da aprendizagem autodirecionada é um desenvolvimento gradual e contínuo. Equivale ao ganho de independência em ações cotidianas, tais como ler, executar tarefas simples e consolidar o que foi aprendido, proporcionado por várias fases, as quais, por muitas vezes, nem são percebidas pelos educadores. Neste contexto, surgem as concepções propostas e defendidas pela heutagogia, cujo campo de estudo surge com a proposição da aprendizagem autodirecionada, conhecida como self-directed learning. Trata-se de uma modalidade educacional desenvolvida por meio de ações e eventos práticos em um ambiente caracterizado por mecanismos de segurança. Esse processo é baseado em meios tecnológicos nos quais o educando tem a possibilidade de estabelecer como, quando e onde realizará o processo de aprendizagem. OBJETIVO: investigar a relação do uso de hipermídia e aprendizagem autodirecionada na promoção de educação em saúde em ambiente de educação não-formal. MÉTODO: contou com seis partes. Na primeira, realizou-se uma contextualização da pesquisa, destacando aspectos relacionados à justificativa, motivação e a origem da pesquisa realizada nesta tese. A segunda parte compreendeu um levantamento bibliográfico que investigou estudos publicados sobre o uso de recursos tecnológicos em processo de aprendizagem. Já na terceira parte, realizou-se um teste piloto com profissionais de saúde com vistas a avaliar se o uso da hipermídia contribui para a melhoria das habilidades de cuidadores em saúde relacionados ao planejamento de emergência. Na quarta parte, foi desenvolvido um estudo com cuidadores profissionais (formais) da cidade de Porto Velho/RO. Os participantes interagiram com as hipermídias bem como responderam questionários de pré-teste, pós-teste, avaliação da aprendizagem autodirecionada e avaliação do uso das hipermídias. Já a quinta parte, o estudo desenvolvido envolveu cuidadores leigos (informais) que responderam aos questionários de pré-teste, pós-teste, avaliação da autoaprendizagem e avaliação da atratividade das hipermídias. Por fim, na sexta parte, foram analisados e discutidos os resultados obtidos nos experimentos realizados. RESULTADOS: os resultados obtidos demonstram que houve uma melhoria nos conhecimentos específicos de cuidados em saúde indicado por meio da média do pós-teste superior ao pré-teste. O teste de hipóteses indicou que há diferenças entre os grupos, ou seja, após o experimento os participantes melhoraram o conhecimento sobre a temática (p<0,01). Os resultados também apontam que os participantes possuíam habilidades de aprendizagem autodirecionada e que as hipermídias criadas denotam um produto atraente, desejado pelo público-alvo, promove o sentimento de integração e aproximação com o usuário final e que possui um enorme valor em sua aplicação. CONCLUSÕES: Os achados obtidos nesta tese indicam que a busca por saberes sobre cuidados em saúde extrapola os muros das escolas, fazendo com que espaços de educação não-formais sejam atingidos cada vez mais, principalmente por meio do uso de dispositivos móveis. A pesquisa demonstrou que o uso da hipermídia criadas nesta tese é uma solução criativa, atrativa e eficaz para o cuidado em saúde e o seu uso aprimora o processo ensino-aprendizagem.
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OBJETIVO: investigar a relação do uso de hipermídia e aprendizagem autodirecionada na promoção de educação em saúde em ambiente de educação não-formal. MÉTODO: contou com seis partes. Na primeira, realizou-se uma contextualização da pesquisa, destacando aspectos relacionados à justificativa, motivação e a origem da pesquisa realizada nesta tese. A segunda parte compreendeu um levantamento bibliográfico que investigou estudos publicados sobre o uso de recursos tecnológicos em processo de aprendizagem. Já na terceira parte, realizou-se um teste piloto com profissionais de saúde com vistas a avaliar se o uso da hipermídia contribui para a melhoria das habilidades de cuidadores em saúde relacionados ao planejamento de emergência. Na quarta parte, foi desenvolvido um estudo com cuidadores profissionais (formais) da cidade de Porto Velho/RO. Os participantes interagiram com as hipermídias bem como responderam questionários de pré-teste, pós-teste, avaliação da aprendizagem autodirecionada e avaliação do uso das hipermídias. Já a quinta parte, o estudo desenvolvido envolveu cuidadores leigos (informais) que responderam aos questionários de pré-teste, pós-teste, avaliação da autoaprendizagem e avaliação da atratividade das hipermídias. Por fim, na sexta parte, foram analisados e discutidos os resultados obtidos nos experimentos realizados. RESULTADOS: os resultados obtidos demonstram que houve uma melhoria nos conhecimentos específicos de cuidados em saúde indicado por meio da média do pós-teste superior ao pré-teste. O teste de hipóteses indicou que há diferenças entre os grupos, ou seja, após o experimento os participantes melhoraram o conhecimento sobre a temática (p<0,01). Os resultados também apontam que os participantes possuíam habilidades de aprendizagem autodirecionada e que as hipermídias criadas denotam um produto atraente, desejado pelo público-alvo, promove o sentimento de integração e aproximação com o usuário final e que possui um enorme valor em sua aplicação. CONCLUSÕES: Os achados obtidos nesta tese indicam que a busca por saberes sobre cuidados em saúde extrapola os muros das escolas, fazendo com que espaços de educação não-formais sejam atingidos cada vez mais, principalmente por meio do uso de dispositivos móveis. A pesquisa demonstrou que o uso da hipermídia criadas nesta tese é uma solução criativa, atrativa e eficaz para o cuidado em saúde e o seu uso aprimora o processo ensino-aprendizagem.The increase in the competences acquired by the learner in the context of self-directed learning is a gradual and continuous development. It is equivalent to the gaining of independence in everyday actions, such as reading, performing simple tasks and consolidating what has been learned, provided by several phases, which, many times, are not even noticed by educators. In this context, the concepts proposed and defended by heutagogy emerge, a field of study which arises from the proposition of self-directed learning, known by that same expression. It is an educational modality developed through practical actions and events in an environment characterized by security mechanisms. This process is based on technological means in which the student is able to establish how, when and where he will carry out the learning process. OBJECTIVES: to investigate the relationship between the use of hypermedia and self-directed learning in promoting health education in a non-formal educational environment. METHOD: it was constituded of six parts. In the first part, a context of the research was carried out, highlighting aspects related to justification, motivation and the origin of the research carried out in this thesis. The second part comprised a bibliographic survey that investigated published studies on the use of technological resources in the learning process. In the third part, a pilot test was carried out with health professionals in order to assess whether the use of hypermedia contributes to improving the skills of health caregivers related to emergency planning. In the fourth part, a study was developed with professional (formal) caregivers in the city of Porto Velho, state of Rondônia in Brazil. Participants interacted with the hypermedia as well as answered pre-test, post-test, self-directed learning assessment and evaluation of the use of hypermedia questionnaires. In the fifth part, the study involved lay (informal) caregivers who answered the pre-test, post-test, self-learning assessment and assessment of the hypermedia attractiveness questionnaires. Finally, in the sixth part, the results obtained in the experiments performed were analyzed and discussed. RESULTS: the results obtained demonstrate that there was an improvement in the specific knowledge of health care indicated through the average of the post-test higher than the pre-test. The hypothesis test indicated that there are differences between the groups, that is, after the experiment, the participants improved their knowledge on the subject (p < 0.01). The results also show that the participants had self- directed learning skills and that the created hypermedia denote an attractive product, that it is desired by the target audience, it promotes the feeling of integration and the feeling of being close with the end user, making it clear that it has enormous value in its application. CONCLUSIONS: The findings obtained in this thesis indicate that the search for knowledge about health care goes beyond the walls of schools, making non-formal education spaces increasingly reached, mainly through the use of mobile devices. The research showed that the use of hypermedia created in this thesis is a creative, attractive and effective solution for health care and its use improves the teaching-learning process.application/pdfporEducação não-formalHipermídiaHypermediaSelf-Directed LearningMultimedia LearningNon-Formal LearningO uso de hipermídia para a aprendizagem autodirecionada de cuidadores e pacientes na promoção de saúde : um estudo em ambiente de educação não-formalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Informática na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2021doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001131241.pdf.txt001131241.pdf.txtExtracted Texttext/plain299392http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229772/2/001131241.pdf.txt9e9fbd96eaa73f65be98d3190e055de9MD52ORIGINAL001131241.pdfTexto completoapplication/pdf5049014http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229772/1/001131241.pdf89e385795b117f8937093586d1d61b4aMD5110183/2297722021-09-19 04:33:34.391608oai:www.lume.ufrgs.br:10183/229772Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-09-19T07:33:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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