Jogos didáticos nas aulas práticas de Anatomia Humana como recurso complementar para estudo no ensino superior
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/249887 |
Resumo: | Este estudo traz uma análise do uso de jogos didáticos como alternativas pedagógicas para o processo de ensino e aprendizagem dos conhecimentos associados à disciplina de Anatomia Humana. Dessa forma, uma revisão sistemática foi realizada nas bases de dados PubMed. Foram incluídos artigos originais que trabalharam a anatomia humana no ensino superior presencial, desde que tratassem o processo ensino-aprendizagem utilizando modelos educacionais alternativos. Foram encontrados 180 artigos no cruzamento dos seguintes descritores: “human anatomy”, “higher education”, “teaching” e “educational models”; dos quais 26 deles foram selecionados. Em seguida, E-book “Utilização de Jogos didáticos para o ensino da anatomia humana” publicado pela Editora Espaço Acadêmico, Goiana, Goias a fim de possibilitar a replicação dos materiais para utilização em aulas práticas. Posteriormente, um capítulo de livro expõe o desenvolvimento de jogos educativos executados durante as aulas práticas da disciplina. Foram utilizados os jogos desenvolvidos a fim de realizar os ajustes necessários e expor aos estudantes. Por fim, um artigo foi criado para avaliar os jogos didáticos relacionados aos estilos de aprendizagem nas aulas práticas. Discentes matriculados (n=80) na disciplina Anatomia Humana oferecida em cursos da área de saúde de uma universidade do sertão pernambucano utilzaram os jogos. Cada jogo utilizado foi avaliado quanto à obtenção de conhecimentos pelos estudantes por meio de pré e pós-testes, a satisfação e preferência discente pelos jogos por meio de questionário com escala do tipo Likert. Os resultados encontrados demonstram que os métodos de ensino existentes na literatura se destacam a dissecação cadavérica e impressões 3D quando comparadas com outras alternativas de ensino. Não existindo na literatura jogos didáticos sendo avaliados em anatomia humana. Logo, foram construídos sete jogos relacionados aos estilos de aprendizagem. Os quais foram apresentados aos universitários que relataram agrado em relação à metodologia, sendo comentado sobre a maior absorção dos conteúdos, e contribuição no processo de aprendizagem. A avaliação do uso dos jogos evidenciou que a aula tradicional teórica e prática associada aos jogos didáticos tem efeito interessante para auxiliar o aprendizado estudantil. Embora, os universitários tenham preferência por um determinado estilo de aprendizagem (cinestésico), podem aprender por diversos outros estilos. Ficou evidente que os jogos didáticos proporcionam uma apreensão da atenção e aprendizagem significativa de modo prazeroso, interativo e divertido. |
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Rocha, Diego PiresSchwingel, Paulo AdrianoMontenegro, Iracema Hermes Pires de Mélo2022-10-12T04:46:02Z2022http://hdl.handle.net/10183/249887001150868Este estudo traz uma análise do uso de jogos didáticos como alternativas pedagógicas para o processo de ensino e aprendizagem dos conhecimentos associados à disciplina de Anatomia Humana. Dessa forma, uma revisão sistemática foi realizada nas bases de dados PubMed. Foram incluídos artigos originais que trabalharam a anatomia humana no ensino superior presencial, desde que tratassem o processo ensino-aprendizagem utilizando modelos educacionais alternativos. Foram encontrados 180 artigos no cruzamento dos seguintes descritores: “human anatomy”, “higher education”, “teaching” e “educational models”; dos quais 26 deles foram selecionados. Em seguida, E-book “Utilização de Jogos didáticos para o ensino da anatomia humana” publicado pela Editora Espaço Acadêmico, Goiana, Goias a fim de possibilitar a replicação dos materiais para utilização em aulas práticas. Posteriormente, um capítulo de livro expõe o desenvolvimento de jogos educativos executados durante as aulas práticas da disciplina. Foram utilizados os jogos desenvolvidos a fim de realizar os ajustes necessários e expor aos estudantes. Por fim, um artigo foi criado para avaliar os jogos didáticos relacionados aos estilos de aprendizagem nas aulas práticas. Discentes matriculados (n=80) na disciplina Anatomia Humana oferecida em cursos da área de saúde de uma universidade do sertão pernambucano utilzaram os jogos. Cada jogo utilizado foi avaliado quanto à obtenção de conhecimentos pelos estudantes por meio de pré e pós-testes, a satisfação e preferência discente pelos jogos por meio de questionário com escala do tipo Likert. Os resultados encontrados demonstram que os métodos de ensino existentes na literatura se destacam a dissecação cadavérica e impressões 3D quando comparadas com outras alternativas de ensino. Não existindo na literatura jogos didáticos sendo avaliados em anatomia humana. Logo, foram construídos sete jogos relacionados aos estilos de aprendizagem. Os quais foram apresentados aos universitários que relataram agrado em relação à metodologia, sendo comentado sobre a maior absorção dos conteúdos, e contribuição no processo de aprendizagem. A avaliação do uso dos jogos evidenciou que a aula tradicional teórica e prática associada aos jogos didáticos tem efeito interessante para auxiliar o aprendizado estudantil. Embora, os universitários tenham preferência por um determinado estilo de aprendizagem (cinestésico), podem aprender por diversos outros estilos. Ficou evidente que os jogos didáticos proporcionam uma apreensão da atenção e aprendizagem significativa de modo prazeroso, interativo e divertido.This study presents an analysis of the use of didactic games as pedagogical alternatives for the teaching and learning process of knowledge associated with the discipline of Human Anatomy. Thus, a systematic review was performed on PubMed databases. Original articles that worked on human anatomy in face-to-face higher education were included, as long as they addressed the teaching-learning process using alternative educational models. A total of 180 articles were found by crossing the following descriptors: “humananatomy”, “highereducation”, “teaching” and “educationalmodels”; of which 26 of them were selected. Then, E-book “Using Didactic Games for Teaching Human Anatomy” published by Editora Espaço Acadêmico, Goiana, Goias in order to enable the replication of materials for use in practical classes. Subsequently, a book chapter exposes the development of educational games performed during the practical classes of the discipline. The games developed were used in order to make the necessary adjustments and expose them to students. Finally, an article was created to evaluate didactic games related to learning styles in practical classes. Students enrolled (n=80) in the Human Anatomy course offered in courses in the health area at a university in a Pernambuco arid region used the games. Each game used was evaluated in terms of obtaining knowledge by students through pre- and post-tests, student satisfaction and preference for the games through a questionnaire with a Likert-type scale. The results found demonstrate that the existing teaching methods in the literature stand out cadaveric dissection and 3D printing when compared to other teaching alternatives. There are no didactic games being evaluated in human anatomy in the literature. Therefore, seven games related to learning styles were built. Which were presented to university students who reported satisfaction with the methodology, being commented on the greater absorption of the contents, and contribution in the learning process. The evaluation of the use of games showed that the traditional theoretical and practical classes associated with didactic games have an interesting effect to help student learning. Although university students have a preference for a certain learning style, they can learn in several other styles (kinesthetic). It was evident that didactic games provide an apprehension of attention and meaningful learning in a pleasant, interactive and fun way.application/pdfporJogos e brinquedosAnatomiaAprendizagemUniversidadesAnatomyCollege educationTeachingEducational qualityAlternative methodologiesJogos didáticos nas aulas práticas de Anatomia Humana como recurso complementar para estudo no ensino superiorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2022doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001150868.pdf.txt001150868.pdf.txtExtracted Texttext/plain242631http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249887/2/001150868.pdf.txt1be4e0c9d988619e466991da70562448MD52ORIGINAL001150868.pdfTexto completoapplication/pdf12097821http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249887/1/001150868.pdfc32079a7872c9f8127984e66a4ba203dMD5110183/2498872022-10-13 04:49:07.982207oai:www.lume.ufrgs.br:10183/249887Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-10-13T07:49:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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