Proposição de um instrumento para verificar os fatores que influenciam a criatividade na prática das organizações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zocche, Lidiana
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/214664
Resumo: O êxito da criação de novos produtos, novos serviços ou novas práticas de negócios começa com uma pessoa ou uma equipe pensando em uma ideia, desenvolvendo-a para além de seu estado inicial, a fim de produzir a inovação. Por tratar-se de um fator de grande relevância para a produção da inovação, o estudo da criatividade nas organizações busca entender o fenômeno especificamente no contexto organizacional. Pesquisas acadêmicas sobre o assunto vêm se proliferando, com uma variedade de publicações surgindo nos últimos anos, abordando a criatividade em diferentes contextos. Todos esses estudos trazem contribuições importantes e complementares para os estudos sobre a criatividade e seus fatores, no entanto, elas ainda deixam algumas lacunas tanto no âmbito teórico, quando no âmbito prático, especificamente no que diz respeito a instrumentos que permitam avaliar a percepção da criatividade nas organizações de forma abrangente e simples. Para preencher essa lacuna, o objetivo desta tese é compreender os fatores que afetam a criatividade dentro das organizações e realizar análise crítica de um instrumento para verificar esses fatores. A tese foi organizada em em três artigos: o primeiro apresenta uma revisão sistemática que busca realizar o levantamento dos fatores que influenciam a criatividade na prática das organizações propondo distribuí-los em três níveis, sendo eles: individual, de grupo e organizacional; o segundo artigo apresenta a redução da dimensionalidade de um instrumento de coleta de dados fundamentado nos fatores que influenciam a criatividade partindo de um banco de dados secundário; e, finalmente o terceiro artigo apresenta aplicação de um instrumento de coleta de dados para que possibilite a comparação percentual direta entre a importância de criatividade atribuída a cada um dos três níveis que influenciam a criatividade em um instrumento menor. Os principais resultados desta tese podem ser sumarizados como: (1) a revisão sistemática possibilitou investigar, em seus múltiplos níveis, os estudos empíricos e converter em fatores dos três níveis (indivíduo, grupo e organizacional) através da utilização do software NVivo® e Design Structure Matrix; (2) para a redução da dimensionalidade de um instrumento de coleta de dados fundamentado nos fatores que influenciam a criatividade, utilizou-se como procedimentos metodológicos análises descritivas dos dados e Análise de Componentes Principais. Com base nos resultados preliminares, foi possível reduzir a dimensionalidade do instrumento de coleta de dados de 54 fatores para 17, mantendo no questionário aqueles fatores cujas cargas fatoriais mais contribuíram nos níveis individual, grupo e organizacional; (3) a partir dos resultados anteriores, foi estruturado um instrumento de coleta de dados que foi aplicado na área que mais predominou nas pesquisas, a área de tecnologia da informação. A aplicacao teve intuito de testar o instrumento para fins de ajustes, caso necessario. No caso deste estudo, foram levantados pontos positivos e negativos para que sejam revistos antes de seguir com aplicação do instrumento de coleta de dados em pesquisas futuras.
id URGS_665aece0e6dc44bb955504dd3459a121
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/214664
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Zocche, LidianaPaula, Istefani Carísio de2020-11-05T04:08:53Z2019http://hdl.handle.net/10183/214664001095030O êxito da criação de novos produtos, novos serviços ou novas práticas de negócios começa com uma pessoa ou uma equipe pensando em uma ideia, desenvolvendo-a para além de seu estado inicial, a fim de produzir a inovação. Por tratar-se de um fator de grande relevância para a produção da inovação, o estudo da criatividade nas organizações busca entender o fenômeno especificamente no contexto organizacional. Pesquisas acadêmicas sobre o assunto vêm se proliferando, com uma variedade de publicações surgindo nos últimos anos, abordando a criatividade em diferentes contextos. Todos esses estudos trazem contribuições importantes e complementares para os estudos sobre a criatividade e seus fatores, no entanto, elas ainda deixam algumas lacunas tanto no âmbito teórico, quando no âmbito prático, especificamente no que diz respeito a instrumentos que permitam avaliar a percepção da criatividade nas organizações de forma abrangente e simples. Para preencher essa lacuna, o objetivo desta tese é compreender os fatores que afetam a criatividade dentro das organizações e realizar análise crítica de um instrumento para verificar esses fatores. A tese foi organizada em em três artigos: o primeiro apresenta uma revisão sistemática que busca realizar o levantamento dos fatores que influenciam a criatividade na prática das organizações propondo distribuí-los em três níveis, sendo eles: individual, de grupo e organizacional; o segundo artigo apresenta a redução da dimensionalidade de um instrumento de coleta de dados fundamentado nos fatores que influenciam a criatividade partindo de um banco de dados secundário; e, finalmente o terceiro artigo apresenta aplicação de um instrumento de coleta de dados para que possibilite a comparação percentual direta entre a importância de criatividade atribuída a cada um dos três níveis que influenciam a criatividade em um instrumento menor. Os principais resultados desta tese podem ser sumarizados como: (1) a revisão sistemática possibilitou investigar, em seus múltiplos níveis, os estudos empíricos e converter em fatores dos três níveis (indivíduo, grupo e organizacional) através da utilização do software NVivo® e Design Structure Matrix; (2) para a redução da dimensionalidade de um instrumento de coleta de dados fundamentado nos fatores que influenciam a criatividade, utilizou-se como procedimentos metodológicos análises descritivas dos dados e Análise de Componentes Principais. Com base nos resultados preliminares, foi possível reduzir a dimensionalidade do instrumento de coleta de dados de 54 fatores para 17, mantendo no questionário aqueles fatores cujas cargas fatoriais mais contribuíram nos níveis individual, grupo e organizacional; (3) a partir dos resultados anteriores, foi estruturado um instrumento de coleta de dados que foi aplicado na área que mais predominou nas pesquisas, a área de tecnologia da informação. A aplicacao teve intuito de testar o instrumento para fins de ajustes, caso necessario. No caso deste estudo, foram levantados pontos positivos e negativos para que sejam revistos antes de seguir com aplicação do instrumento de coleta de dados em pesquisas futuras.The successes of new product generation, new services or new business practices begin with a person and an idea thinking about an idea, developing beyond its initial state. Considering that it is a factor of great relevance for the production of innovation, the study of creativity in organizations seeks to understand the phenomenon specifically in the organizational context. Academic research on the subject has been proliferating, a variety of publications have emerged in recent years addressing creativity in different contexts. All of these studies have important contributions and complementary to the study of creativity and its factors, however, they still leave some gaps in the theoretical framework, while on a practical level, specifically with respect to instruments that allow the evaluation of the perception of creativity in organizations in a comprehensive and simple way . To fill this gap, the purpose of this thesis is to understand the factors that affect creativity within organizations and perform critical analysis of an instrument to verify these factors. The thesis is organizedinto three articles: the first article presents a systematic review that seeks to survey the factors that influence creativity in the practice of proposing organizations distribute them in three levels, namely, individual, group and organizational; the second article presents the reduction of the dimensionality of a data collection instrument based on factors that influence creativity from a secondary database; and finally the third article presents an application of a data collection instrument so that it allows the direct percentage comparison between the importance of creativity attributed to each of the three levels that influence the creativity in a smaller instrument. The main results of this thesis can be summarized as: (1) a systematic review to investigate possible in its multiple levels, empirical studies and convert into factors of the three levels (individual, organizational and gruopo) by using software NVivo® Design and Structure Matrix, (2) to reduce the dimensionality of a reasoned data collection instrument in the factors that influence creativity was used as a methodological procedures descriptive data analysis and principal component analysis, based on preliminary results it was possible to reduce the dimensionality from the instrument of data collection from 54 factors to 17, keeping in the questionnaire those factors whose factor loads contributed most at the individual, group and organizational levels; (3) from the above results was structured a data collection tool that was applied in the area more predominant in research, técnolodia area of information, the application was intended to test the instrument for the purpose of adjustments if necessary. In the case of this study positive and negative points were raised so that they are reviewed before proceeding with application of the instrument of data collection in future researches.application/pdfporCriatividadeOrganizaçõesNovos produtosMensuraçãoCreativityFactorsLevelsIndividualGroupOrganizationMeasurementProposição de um instrumento para verificar os fatores que influenciam a criatividade na prática das organizaçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de ProduçãoPorto Alegre, BR-RS2019doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001095030.pdf.txt001095030.pdf.txtExtracted Texttext/plain374920http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214664/2/001095030.pdf.txte42f1a1f8961aa76811626603d475c97MD52ORIGINAL001095030.pdfTexto completoapplication/pdf2621165http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214664/1/001095030.pdfce504f2edd80d6f7462849e2b50c7fc8MD5110183/2146642022-09-08 04:52:28.643273oai:www.lume.ufrgs.br:10183/214664Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-09-08T07:52:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Proposição de um instrumento para verificar os fatores que influenciam a criatividade na prática das organizações
title Proposição de um instrumento para verificar os fatores que influenciam a criatividade na prática das organizações
spellingShingle Proposição de um instrumento para verificar os fatores que influenciam a criatividade na prática das organizações
Zocche, Lidiana
Criatividade
Organizações
Novos produtos
Mensuração
Creativity
Factors
Levels
Individual
Group
Organization
Measurement
title_short Proposição de um instrumento para verificar os fatores que influenciam a criatividade na prática das organizações
title_full Proposição de um instrumento para verificar os fatores que influenciam a criatividade na prática das organizações
title_fullStr Proposição de um instrumento para verificar os fatores que influenciam a criatividade na prática das organizações
title_full_unstemmed Proposição de um instrumento para verificar os fatores que influenciam a criatividade na prática das organizações
title_sort Proposição de um instrumento para verificar os fatores que influenciam a criatividade na prática das organizações
author Zocche, Lidiana
author_facet Zocche, Lidiana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zocche, Lidiana
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Paula, Istefani Carísio de
contributor_str_mv Paula, Istefani Carísio de
dc.subject.por.fl_str_mv Criatividade
Organizações
Novos produtos
Mensuração
topic Criatividade
Organizações
Novos produtos
Mensuração
Creativity
Factors
Levels
Individual
Group
Organization
Measurement
dc.subject.eng.fl_str_mv Creativity
Factors
Levels
Individual
Group
Organization
Measurement
description O êxito da criação de novos produtos, novos serviços ou novas práticas de negócios começa com uma pessoa ou uma equipe pensando em uma ideia, desenvolvendo-a para além de seu estado inicial, a fim de produzir a inovação. Por tratar-se de um fator de grande relevância para a produção da inovação, o estudo da criatividade nas organizações busca entender o fenômeno especificamente no contexto organizacional. Pesquisas acadêmicas sobre o assunto vêm se proliferando, com uma variedade de publicações surgindo nos últimos anos, abordando a criatividade em diferentes contextos. Todos esses estudos trazem contribuições importantes e complementares para os estudos sobre a criatividade e seus fatores, no entanto, elas ainda deixam algumas lacunas tanto no âmbito teórico, quando no âmbito prático, especificamente no que diz respeito a instrumentos que permitam avaliar a percepção da criatividade nas organizações de forma abrangente e simples. Para preencher essa lacuna, o objetivo desta tese é compreender os fatores que afetam a criatividade dentro das organizações e realizar análise crítica de um instrumento para verificar esses fatores. A tese foi organizada em em três artigos: o primeiro apresenta uma revisão sistemática que busca realizar o levantamento dos fatores que influenciam a criatividade na prática das organizações propondo distribuí-los em três níveis, sendo eles: individual, de grupo e organizacional; o segundo artigo apresenta a redução da dimensionalidade de um instrumento de coleta de dados fundamentado nos fatores que influenciam a criatividade partindo de um banco de dados secundário; e, finalmente o terceiro artigo apresenta aplicação de um instrumento de coleta de dados para que possibilite a comparação percentual direta entre a importância de criatividade atribuída a cada um dos três níveis que influenciam a criatividade em um instrumento menor. Os principais resultados desta tese podem ser sumarizados como: (1) a revisão sistemática possibilitou investigar, em seus múltiplos níveis, os estudos empíricos e converter em fatores dos três níveis (indivíduo, grupo e organizacional) através da utilização do software NVivo® e Design Structure Matrix; (2) para a redução da dimensionalidade de um instrumento de coleta de dados fundamentado nos fatores que influenciam a criatividade, utilizou-se como procedimentos metodológicos análises descritivas dos dados e Análise de Componentes Principais. Com base nos resultados preliminares, foi possível reduzir a dimensionalidade do instrumento de coleta de dados de 54 fatores para 17, mantendo no questionário aqueles fatores cujas cargas fatoriais mais contribuíram nos níveis individual, grupo e organizacional; (3) a partir dos resultados anteriores, foi estruturado um instrumento de coleta de dados que foi aplicado na área que mais predominou nas pesquisas, a área de tecnologia da informação. A aplicacao teve intuito de testar o instrumento para fins de ajustes, caso necessario. No caso deste estudo, foram levantados pontos positivos e negativos para que sejam revistos antes de seguir com aplicação do instrumento de coleta de dados em pesquisas futuras.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-05T04:08:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/214664
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001095030
url http://hdl.handle.net/10183/214664
identifier_str_mv 001095030
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214664/2/001095030.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214664/1/001095030.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e42f1a1f8961aa76811626603d475c97
ce504f2edd80d6f7462849e2b50c7fc8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085537296416768