Fatores que influenciam a criatividade nas organizações : um estudo exploratório em empresas brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kunrath, Sandra Elisa
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/105018
Resumo: No ambiente organizacional, o fenômeno criatividade é resultado da interação de fato-res. Cultura organizacional, disponibilidade de recursos, expertise, liderança, motivação, estratégia, formação de grupos, são exemplos de fatores que exercem influência sobre a criatividade nas organizações. Este trabalho teve por objetivo identificar e organizar nos níveis de indivíduo, de grupo e organizacional os fatores que exercem influência sobre a criatividade no ambiente das organizações. O presente estudo foi elaborado com caráter exploratório e pretendeu ampliar o entendimento do fenômeno criatividade em empresas brasileiras. Os fatores foram identificados a partir de revisão de literatura e questionados por meio de ferramenta quantitativa a fim de coletar a experiência e opinião de profissi-onais de organizações brasileiras reconhecidas por sua capacidade inovadora. O estudo de campo realizado confirmou a importância de cada um dos fatores o que permitiu a construção de um conjunto coerente de fatores que influenciam a criatividade no ambi-ente das organizações. Demonstrou-se ainda por meio dos resultados obtidos, que, con-forme a organização, podem ocorrer ênfase em alguns fatores e redução da importância de outros. Desta forma, considera-se que a consolidação dos fatores em uma estrutura possibilita a elaboração de ações com objetivo de desenvolver e incrementar o potencial criativo das empresas.
id URGS_8503eccc3354f05a5e53b9bad3e92d4c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/105018
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Kunrath, Sandra ElisaPaula, Istefani Carísio de2014-10-28T02:13:36Z2014http://hdl.handle.net/10183/105018000938435No ambiente organizacional, o fenômeno criatividade é resultado da interação de fato-res. Cultura organizacional, disponibilidade de recursos, expertise, liderança, motivação, estratégia, formação de grupos, são exemplos de fatores que exercem influência sobre a criatividade nas organizações. Este trabalho teve por objetivo identificar e organizar nos níveis de indivíduo, de grupo e organizacional os fatores que exercem influência sobre a criatividade no ambiente das organizações. O presente estudo foi elaborado com caráter exploratório e pretendeu ampliar o entendimento do fenômeno criatividade em empresas brasileiras. Os fatores foram identificados a partir de revisão de literatura e questionados por meio de ferramenta quantitativa a fim de coletar a experiência e opinião de profissi-onais de organizações brasileiras reconhecidas por sua capacidade inovadora. O estudo de campo realizado confirmou a importância de cada um dos fatores o que permitiu a construção de um conjunto coerente de fatores que influenciam a criatividade no ambi-ente das organizações. Demonstrou-se ainda por meio dos resultados obtidos, que, con-forme a organização, podem ocorrer ênfase em alguns fatores e redução da importância de outros. Desta forma, considera-se que a consolidação dos fatores em uma estrutura possibilita a elaboração de ações com objetivo de desenvolver e incrementar o potencial criativo das empresas.Creativity, within the organization environment, is a result from the interaction of sev-eral factors such as organizational culture, resources availability, expertise, leadership, motivation, strategy and group formation. This work did aim to identify and organize these factors in individual, group and organization levels. It was conducted as an ex-ploratory study intending to boost organizational creativity understanding in Brazilian companies. Factors identified in the literature were checked against Brazilian innovation professionals of well-known organizations through quantitative interviews. The research data did corroborate the factor’s importance making possible to build a structure of the factors that influence creativity in organizational context. The results have also demon-strated that there is alternation of importance of these factors according to the organiza-tion profile. As a result is possible to say that having a factor’s structure enable organi-zations to improve their creative potential.application/pdfporAmbiente organizacionalCultura organizacionalCriatividadeCreativityOrganizational creativityIndividual levelGroup levelOrganizational levelFatores que influenciam a criatividade nas organizações : um estudo exploratório em empresas brasileirasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de ProduçãoPorto Alegre, BR-RS2014mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000938435.pdf000938435.pdfTexto completoapplication/pdf1205615http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/105018/1/000938435.pdfdb13b23f846fa22d5bf299cddd3d2af9MD51TEXT000938435.pdf.txt000938435.pdf.txtExtracted Texttext/plain239500http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/105018/2/000938435.pdf.txtc9e82dc7c8382779d45ea3b41d7d82a2MD52THUMBNAIL000938435.pdf.jpg000938435.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1169http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/105018/3/000938435.pdf.jpgc9c391e5a34ca95b41879b9474efc78aMD5310183/1050182018-10-16 09:13:54.947oai:www.lume.ufrgs.br:10183/105018Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-16T12:13:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Fatores que influenciam a criatividade nas organizações : um estudo exploratório em empresas brasileiras
title Fatores que influenciam a criatividade nas organizações : um estudo exploratório em empresas brasileiras
spellingShingle Fatores que influenciam a criatividade nas organizações : um estudo exploratório em empresas brasileiras
Kunrath, Sandra Elisa
Ambiente organizacional
Cultura organizacional
Criatividade
Creativity
Organizational creativity
Individual level
Group level
Organizational level
title_short Fatores que influenciam a criatividade nas organizações : um estudo exploratório em empresas brasileiras
title_full Fatores que influenciam a criatividade nas organizações : um estudo exploratório em empresas brasileiras
title_fullStr Fatores que influenciam a criatividade nas organizações : um estudo exploratório em empresas brasileiras
title_full_unstemmed Fatores que influenciam a criatividade nas organizações : um estudo exploratório em empresas brasileiras
title_sort Fatores que influenciam a criatividade nas organizações : um estudo exploratório em empresas brasileiras
author Kunrath, Sandra Elisa
author_facet Kunrath, Sandra Elisa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kunrath, Sandra Elisa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Paula, Istefani Carísio de
contributor_str_mv Paula, Istefani Carísio de
dc.subject.por.fl_str_mv Ambiente organizacional
Cultura organizacional
Criatividade
topic Ambiente organizacional
Cultura organizacional
Criatividade
Creativity
Organizational creativity
Individual level
Group level
Organizational level
dc.subject.eng.fl_str_mv Creativity
Organizational creativity
Individual level
Group level
Organizational level
description No ambiente organizacional, o fenômeno criatividade é resultado da interação de fato-res. Cultura organizacional, disponibilidade de recursos, expertise, liderança, motivação, estratégia, formação de grupos, são exemplos de fatores que exercem influência sobre a criatividade nas organizações. Este trabalho teve por objetivo identificar e organizar nos níveis de indivíduo, de grupo e organizacional os fatores que exercem influência sobre a criatividade no ambiente das organizações. O presente estudo foi elaborado com caráter exploratório e pretendeu ampliar o entendimento do fenômeno criatividade em empresas brasileiras. Os fatores foram identificados a partir de revisão de literatura e questionados por meio de ferramenta quantitativa a fim de coletar a experiência e opinião de profissi-onais de organizações brasileiras reconhecidas por sua capacidade inovadora. O estudo de campo realizado confirmou a importância de cada um dos fatores o que permitiu a construção de um conjunto coerente de fatores que influenciam a criatividade no ambi-ente das organizações. Demonstrou-se ainda por meio dos resultados obtidos, que, con-forme a organização, podem ocorrer ênfase em alguns fatores e redução da importância de outros. Desta forma, considera-se que a consolidação dos fatores em uma estrutura possibilita a elaboração de ações com objetivo de desenvolver e incrementar o potencial criativo das empresas.
publishDate 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-10-28T02:13:36Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/105018
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000938435
url http://hdl.handle.net/10183/105018
identifier_str_mv 000938435
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/105018/1/000938435.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/105018/2/000938435.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/105018/3/000938435.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv db13b23f846fa22d5bf299cddd3d2af9
c9e82dc7c8382779d45ea3b41d7d82a2
c9c391e5a34ca95b41879b9474efc78a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800309055512641536