Presenças em mobilidade : uma aprendizagem das co-moções

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luz, Suellen Ferreira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/239757
Resumo: Investigo a relação entre aprendizagem sob o ponto de vista da cognição inventiva e acolhimento educacional de estudantes em situação de refúgio no ensino superior da Universidade Federal do Rio Grande do Sul no período pandêmico. Para tanto, foi realizada uma aproximação entre os temas de saúde mental e educação, tendo em vista que saúde e aprendizagem se tornam indissociáveis nos processos de integração. A metodologia de pesquisa foi inspirada no método cartográfico, que se caracteriza como pesquisa-intervenção. O dispositivo que orientou esse percurso foi o do Acompanhamento Terapêutico (AT), que conduziu uma prática clínica porosa, composta pela polifonia de vozes desse percurso. Nessa imersão, surgiram eixos analíticos que fomentam debates sobre os temas: xenofobia, racismo, acolhimento e aprendizagem nos processos de subjetivação, tomando como horizonte a experiência cotidiana da habitação de espaços públicos e privados. Invisto em um percurso de co-moções com o intuito de transversalizar esses diálogos e trazer mobilidade para o tema da aprendizagem sob a ótica da cognição inventiva. A aposta ética que se faz é a de uma educação que transgride fronteiras e os lugares pré-concebidos
id URGS_6740e8b721c3f62c0b22832af3698d65
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/239757
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Luz, Suellen FerreiraSilva, Rodrigo Lages e2022-06-03T04:36:39Z2022http://hdl.handle.net/10183/239757001141575Investigo a relação entre aprendizagem sob o ponto de vista da cognição inventiva e acolhimento educacional de estudantes em situação de refúgio no ensino superior da Universidade Federal do Rio Grande do Sul no período pandêmico. Para tanto, foi realizada uma aproximação entre os temas de saúde mental e educação, tendo em vista que saúde e aprendizagem se tornam indissociáveis nos processos de integração. A metodologia de pesquisa foi inspirada no método cartográfico, que se caracteriza como pesquisa-intervenção. O dispositivo que orientou esse percurso foi o do Acompanhamento Terapêutico (AT), que conduziu uma prática clínica porosa, composta pela polifonia de vozes desse percurso. Nessa imersão, surgiram eixos analíticos que fomentam debates sobre os temas: xenofobia, racismo, acolhimento e aprendizagem nos processos de subjetivação, tomando como horizonte a experiência cotidiana da habitação de espaços públicos e privados. Invisto em um percurso de co-moções com o intuito de transversalizar esses diálogos e trazer mobilidade para o tema da aprendizagem sob a ótica da cognição inventiva. A aposta ética que se faz é a de uma educação que transgride fronteiras e os lugares pré-concebidosInvestigo la relación entre el aprendizaje desde el punto de vista de la cognición inventiva y la recepción educativa de los estudiantes refugiados en la enseñanza superior de la Universidad Federal de Rio Grande do Sul durante el período de la pandemia. Por lo tanto, se hizo una aproximación entre los temas de salud mental y educación, considerando que la salud y el aprendizaje se vuelven inseparables en los procesos de integración. La metodología de investigación se inspiró en el método cartográfico, que se caracteriza como investigación de intervención. El dispositivo que guió ese camino fue el Acompañamiento Terapéutico (AT), que condujo a una práctica clínica porosa, compuesta por la polifonía de voces a lo largo de ese camino. En esa inmersión surgieron ejes analíticos que propician debates sobre las temáticas: xenofobia, racismo, recepción y aprendizaje en los procesos de subjetivación, tomando como horizonte la experiencia cotidiana de la vivienda en espacios públicos y privados. Invierto en un camino de co-mociones con el objetivo de transversalizar estos diálogos y llevar la movilidad al tema del aprendizaje desde la perspectiva de la cognición inventiva. La apuesta ética que se hace es la de una educación que traspasa fronteras y lugares preconcebidos.application/pdfporAcolhimentoRefugiadoAcogida de refugiadosAprendizaje inventivoPresenças em mobilidade : uma aprendizagem das co-moçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2022mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001141575.pdf.txt001141575.pdf.txtExtracted Texttext/plain247219http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/239757/2/001141575.pdf.txtec4c5e351ccef9f981e8a2ee91122d4cMD52ORIGINAL001141575.pdfTexto completoapplication/pdf802026http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/239757/1/001141575.pdfb935ba7a5a1fe884a5ada43d59adc031MD5110183/2397572022-06-03 04:47:40.444oai:www.lume.ufrgs.br:10183/239757Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-06-03T07:47:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Presenças em mobilidade : uma aprendizagem das co-moções
title Presenças em mobilidade : uma aprendizagem das co-moções
spellingShingle Presenças em mobilidade : uma aprendizagem das co-moções
Luz, Suellen Ferreira
Acolhimento
Refugiado
Acogida de refugiados
Aprendizaje inventivo
title_short Presenças em mobilidade : uma aprendizagem das co-moções
title_full Presenças em mobilidade : uma aprendizagem das co-moções
title_fullStr Presenças em mobilidade : uma aprendizagem das co-moções
title_full_unstemmed Presenças em mobilidade : uma aprendizagem das co-moções
title_sort Presenças em mobilidade : uma aprendizagem das co-moções
author Luz, Suellen Ferreira
author_facet Luz, Suellen Ferreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Luz, Suellen Ferreira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Rodrigo Lages e
contributor_str_mv Silva, Rodrigo Lages e
dc.subject.por.fl_str_mv Acolhimento
Refugiado
topic Acolhimento
Refugiado
Acogida de refugiados
Aprendizaje inventivo
dc.subject.spa.fl_str_mv Acogida de refugiados
Aprendizaje inventivo
description Investigo a relação entre aprendizagem sob o ponto de vista da cognição inventiva e acolhimento educacional de estudantes em situação de refúgio no ensino superior da Universidade Federal do Rio Grande do Sul no período pandêmico. Para tanto, foi realizada uma aproximação entre os temas de saúde mental e educação, tendo em vista que saúde e aprendizagem se tornam indissociáveis nos processos de integração. A metodologia de pesquisa foi inspirada no método cartográfico, que se caracteriza como pesquisa-intervenção. O dispositivo que orientou esse percurso foi o do Acompanhamento Terapêutico (AT), que conduziu uma prática clínica porosa, composta pela polifonia de vozes desse percurso. Nessa imersão, surgiram eixos analíticos que fomentam debates sobre os temas: xenofobia, racismo, acolhimento e aprendizagem nos processos de subjetivação, tomando como horizonte a experiência cotidiana da habitação de espaços públicos e privados. Invisto em um percurso de co-moções com o intuito de transversalizar esses diálogos e trazer mobilidade para o tema da aprendizagem sob a ótica da cognição inventiva. A aposta ética que se faz é a de uma educação que transgride fronteiras e os lugares pré-concebidos
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-06-03T04:36:39Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/239757
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001141575
url http://hdl.handle.net/10183/239757
identifier_str_mv 001141575
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/239757/2/001141575.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/239757/1/001141575.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ec4c5e351ccef9f981e8a2ee91122d4c
b935ba7a5a1fe884a5ada43d59adc031
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085586509234176