Estimulando autonomia em estudantes de projeto de moda a partir da cultura do design

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Horn, Bibiana Silveira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/219427
Resumo: Ao se comparar o desenvolvimento de coleção ou de produtos de Moda ao Design, ainda há um número restrito de processos ou ferramentas de projeto específicas para o Design de Moda. De uma forma geral as propostas existentes, na área da Moda, são muito similares entre si, sendo algumas destas pioneiras. Porém outras seguiram a mesma “fórmula” apenas com algumas alterações de nomenclatura. Esse número restrito de alternativas para processos de projeto na área de Moda, muitas vezes, leva os alunos de seus cursos a projetarem sempre da mesma forma, utilizando o processo de projeto como um check list, e não como algo que auxilia no desenvolvimento e organização de suas ideias. A principal questão desta pesquisa é: como é possível estimular a autonomia dos estudantes de disciplinas de projeto de Moda através da Cultura de Design? O presente trabalho apresenta uma proposta de ferramenta com a intenção de estimular a autonomia de estudantes dos Bacharelados de Moda em seus projetos. Para isso foi necessário: a) contextualizar a cultura de Design; b) compreender características do profissional e dos processos de Design; c) investigar o que a autonomia em projeto de moda envolve e quais as dificuldades relativas a ela; d) investigar dificuldades do estudante de moda ao longo do processo de projeto; e) realizar a avaliação da proposta através de grupo focal e f) realizar avaliação da proposta. As metodologias utilizadas foram o estudo de caso e a pesquisa-ação. As técnicas de coleta de dados foram a observação de turmas de segundo e quinto semestres de projeto de moda, questionários com alunos destas turmas e entrevistas com professores de projeto de moda. A triangulação dos dados coletados, juntamente com a pesquisa de fundamentação teórica, foram os direcionadores para o desenvolvimento da proposta de uma Plataforma de Projeto. A partir de um protótipo visual, realizou-se uma avaliação da ferramenta composta por dois grupos focais de possíveis usuários da plataforma: um formado por alunos e outro formado por professores. Ao final são apresentadas as percepções de cada grupo, assim como discussões em torno da proposta final da Plataforma proposta por este trabalho.
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O presente trabalho apresenta uma proposta de ferramenta com a intenção de estimular a autonomia de estudantes dos Bacharelados de Moda em seus projetos. Para isso foi necessário: a) contextualizar a cultura de Design; b) compreender características do profissional e dos processos de Design; c) investigar o que a autonomia em projeto de moda envolve e quais as dificuldades relativas a ela; d) investigar dificuldades do estudante de moda ao longo do processo de projeto; e) realizar a avaliação da proposta através de grupo focal e f) realizar avaliação da proposta. As metodologias utilizadas foram o estudo de caso e a pesquisa-ação. As técnicas de coleta de dados foram a observação de turmas de segundo e quinto semestres de projeto de moda, questionários com alunos destas turmas e entrevistas com professores de projeto de moda. A triangulação dos dados coletados, juntamente com a pesquisa de fundamentação teórica, foram os direcionadores para o desenvolvimento da proposta de uma Plataforma de Projeto. A partir de um protótipo visual, realizou-se uma avaliação da ferramenta composta por dois grupos focais de possíveis usuários da plataforma: um formado por alunos e outro formado por professores. Ao final são apresentadas as percepções de cada grupo, assim como discussões em torno da proposta final da Plataforma proposta por este trabalho.When comparing collection development or Fashion product development to Design, there are still a limited number of design processes or tools specific to Fashion Design. In general, the existing proposals in the area of Fashion are very similar to each other, some of these being pioneers. But others followed the same "formula" with only a few changes in nomenclatures. This restricted number of alternatives to design processes in the area of fashion often leads students in their courses to always design the same, using the design process as a checklist, not as aiding development and organization. of your ideas. The main question of this research is: how is it possible to stimulate the autonomy of students of Fashion design disciplines through Design Culture? This research presents a tool proposal with the intention of stimulating the autonomy of students of the Fashion Bachelors in their projects. For this it was necessary to: a) contextualize the Design culture; b) understand characteristics of the professional and the design processes; c) investigate what autonomy in fashion design involves and what the difficulties related to it; d) investigate difficulties of the fashion student throughout the design process; e) carry out proposal evaluation through a focus group; and f) carry out proposal evaluation. The methodologies used were case study and action research. The techniques of data collection were the observation of second and fifth semesters of fashion design, questionnaires with students of these classes and interviews with teachers of fashion design. The triangulation of the collected data, together with the research of theoretical foundation, were the drivers for the development of the proposal of a Project Platform. From a visual prototype, the tool was evaluated by two focus groups of possible platform users, one formed by students and the other formed by teachers. At the end are presented the perceptions of each group, as well as discussions about the final proposal of the Platform proposed by this work.application/pdfporProcesso de projetoModaDesignDesign processFashion designProject toolProject autonomyEstimulando autonomia em estudantes de projeto de moda a partir da cultura do designinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaFaculdade de ArquiteturaPrograma de Pós-Graduação em DesignPorto Alegre, BR-RS2019doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001124072.pdf.txt001124072.pdf.txtExtracted Texttext/plain316315http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219427/2/001124072.pdf.txt137577e7fb4d15fa11391999359749e1MD52ORIGINAL001124072.pdfTexto completoapplication/pdf4061300http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219427/1/001124072.pdfeffdffca7b643374fd5c01c5a170416dMD5110183/2194272021-05-07 05:16:45.377268oai:www.lume.ufrgs.br:10183/219427Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-05-07T08:16:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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