Partilhando olhares : perspectivas da arte na educação de jovens e adultos do CMET Paulo Freire
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/5069 |
Resumo: | Esta dissertação aborda os sentidos produzidos nas aulas de Artes Visuais para jovens e adultos das Totalidades Iniciais do Centro Municipal de Educação dos Trabalhadores Paulo Freire (CMET Paulo Freire), centro de educação de jovens e adultos vinculado à Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre. O trabalho insere-se na temática da arte e educação de jovens e adultos. A pesquisa foi realizada ao longo do ano de 2004. Paulo Freire, Alberto Melucci, Miguel Arroyo, João Francisco Duarte Jr., Fayga Ostrower, Ernest Fischer, Louis Porcher, A.J.Greimas, entre outros, foram fontes teórico-inspiradoras. A metodologia utilizada está apoiada em entrevistas individuais, na esfera das histórias de vida, das entrevistas coletivas e do diário de campo. As histórias de vida contam um pouco de como foi e como é a vida de duas idosas alunas do CMET, ilustrando quem são os adultos idosos que lá freqüentam as aulas. Nas entrevistas coletivas, três categorias foram encontradas: papel do professor, importância das aulas de arte, fazer arte. Cada uma dessas categorias expressa o olhar que o aluno tem sobre as aulas de Artes Visuais, o que lhe é significativo, o que lhe chama atenção. São muitos os sentidos produzidos nas aulas de Artes Visuais: o tempo interno de cada um, a possibilidade de fazer arte, o cotidiano desses sujeitos de pesquisa, modificado seja pelas trocas entre pares, com professora e com familiares, seja por fazerem coisas que nunca imaginaram fazer. Os sujeitos perceberam-se seresfazedores que, com o resultado de seu fazer, tornam-se seres-sabedores-de-beleza. Os alunos foram fazer aula de Artes Visuais e encontraram, talvez, outros sentidos para si mesmos, para a vida. Sentidos produzidos para além das aulas. |
id |
URGS_6844ac6c3be0863d3840e5f4c781c3f1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/5069 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Corral, Carla Maria FernandesFischer, Nilton Bueno2007-06-06T17:42:08Z2005http://hdl.handle.net/10183/5069000509470Esta dissertação aborda os sentidos produzidos nas aulas de Artes Visuais para jovens e adultos das Totalidades Iniciais do Centro Municipal de Educação dos Trabalhadores Paulo Freire (CMET Paulo Freire), centro de educação de jovens e adultos vinculado à Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre. O trabalho insere-se na temática da arte e educação de jovens e adultos. A pesquisa foi realizada ao longo do ano de 2004. Paulo Freire, Alberto Melucci, Miguel Arroyo, João Francisco Duarte Jr., Fayga Ostrower, Ernest Fischer, Louis Porcher, A.J.Greimas, entre outros, foram fontes teórico-inspiradoras. A metodologia utilizada está apoiada em entrevistas individuais, na esfera das histórias de vida, das entrevistas coletivas e do diário de campo. As histórias de vida contam um pouco de como foi e como é a vida de duas idosas alunas do CMET, ilustrando quem são os adultos idosos que lá freqüentam as aulas. Nas entrevistas coletivas, três categorias foram encontradas: papel do professor, importância das aulas de arte, fazer arte. Cada uma dessas categorias expressa o olhar que o aluno tem sobre as aulas de Artes Visuais, o que lhe é significativo, o que lhe chama atenção. São muitos os sentidos produzidos nas aulas de Artes Visuais: o tempo interno de cada um, a possibilidade de fazer arte, o cotidiano desses sujeitos de pesquisa, modificado seja pelas trocas entre pares, com professora e com familiares, seja por fazerem coisas que nunca imaginaram fazer. Os sujeitos perceberam-se seresfazedores que, com o resultado de seu fazer, tornam-se seres-sabedores-de-beleza. Os alunos foram fazer aula de Artes Visuais e encontraram, talvez, outros sentidos para si mesmos, para a vida. Sentidos produzidos para além das aulas.application/pdfporCentro Municipal de Educação dos Trabalhadores - Paulo Freire.ArteEnsinoEducação de jovens e adultosArtes visuaisConstrução de sentidoPartilhando olhares : perspectivas da arte na educação de jovens e adultos do CMET Paulo Freireinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2005mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000509470.pdf000509470.pdfTexto completoapplication/pdf3425097http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5069/1/000509470.pdf851bfce241fa3938bc8a099973d6298fMD51TEXT000509470.pdf.txt000509470.pdf.txtExtracted Texttext/plain286782http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5069/2/000509470.pdf.txtda0b7b953177b67f71cee68c3c48a50bMD52THUMBNAIL000509470.pdf.jpg000509470.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1526http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5069/3/000509470.pdf.jpg8ac0641393f484c11aac12e76ce221ffMD5310183/50692018-10-17 09:25:50.211oai:www.lume.ufrgs.br:10183/5069Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-17T12:25:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Partilhando olhares : perspectivas da arte na educação de jovens e adultos do CMET Paulo Freire |
title |
Partilhando olhares : perspectivas da arte na educação de jovens e adultos do CMET Paulo Freire |
spellingShingle |
Partilhando olhares : perspectivas da arte na educação de jovens e adultos do CMET Paulo Freire Corral, Carla Maria Fernandes Centro Municipal de Educação dos Trabalhadores - Paulo Freire. Arte Ensino Educação de jovens e adultos Artes visuais Construção de sentido |
title_short |
Partilhando olhares : perspectivas da arte na educação de jovens e adultos do CMET Paulo Freire |
title_full |
Partilhando olhares : perspectivas da arte na educação de jovens e adultos do CMET Paulo Freire |
title_fullStr |
Partilhando olhares : perspectivas da arte na educação de jovens e adultos do CMET Paulo Freire |
title_full_unstemmed |
Partilhando olhares : perspectivas da arte na educação de jovens e adultos do CMET Paulo Freire |
title_sort |
Partilhando olhares : perspectivas da arte na educação de jovens e adultos do CMET Paulo Freire |
author |
Corral, Carla Maria Fernandes |
author_facet |
Corral, Carla Maria Fernandes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Corral, Carla Maria Fernandes |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fischer, Nilton Bueno |
contributor_str_mv |
Fischer, Nilton Bueno |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Centro Municipal de Educação dos Trabalhadores - Paulo Freire. Arte Ensino Educação de jovens e adultos Artes visuais Construção de sentido |
topic |
Centro Municipal de Educação dos Trabalhadores - Paulo Freire. Arte Ensino Educação de jovens e adultos Artes visuais Construção de sentido |
description |
Esta dissertação aborda os sentidos produzidos nas aulas de Artes Visuais para jovens e adultos das Totalidades Iniciais do Centro Municipal de Educação dos Trabalhadores Paulo Freire (CMET Paulo Freire), centro de educação de jovens e adultos vinculado à Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre. O trabalho insere-se na temática da arte e educação de jovens e adultos. A pesquisa foi realizada ao longo do ano de 2004. Paulo Freire, Alberto Melucci, Miguel Arroyo, João Francisco Duarte Jr., Fayga Ostrower, Ernest Fischer, Louis Porcher, A.J.Greimas, entre outros, foram fontes teórico-inspiradoras. A metodologia utilizada está apoiada em entrevistas individuais, na esfera das histórias de vida, das entrevistas coletivas e do diário de campo. As histórias de vida contam um pouco de como foi e como é a vida de duas idosas alunas do CMET, ilustrando quem são os adultos idosos que lá freqüentam as aulas. Nas entrevistas coletivas, três categorias foram encontradas: papel do professor, importância das aulas de arte, fazer arte. Cada uma dessas categorias expressa o olhar que o aluno tem sobre as aulas de Artes Visuais, o que lhe é significativo, o que lhe chama atenção. São muitos os sentidos produzidos nas aulas de Artes Visuais: o tempo interno de cada um, a possibilidade de fazer arte, o cotidiano desses sujeitos de pesquisa, modificado seja pelas trocas entre pares, com professora e com familiares, seja por fazerem coisas que nunca imaginaram fazer. Os sujeitos perceberam-se seresfazedores que, com o resultado de seu fazer, tornam-se seres-sabedores-de-beleza. Os alunos foram fazer aula de Artes Visuais e encontraram, talvez, outros sentidos para si mesmos, para a vida. Sentidos produzidos para além das aulas. |
publishDate |
2005 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2005 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2007-06-06T17:42:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/5069 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000509470 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/5069 |
identifier_str_mv |
000509470 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5069/1/000509470.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5069/2/000509470.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5069/3/000509470.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
851bfce241fa3938bc8a099973d6298f da0b7b953177b67f71cee68c3c48a50b 8ac0641393f484c11aac12e76ce221ff |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1800308927442714624 |