Reconfiguração do Estado e suas implicações nas políticas educacionais : uma análise das políticas educativas do Rio Grande do Sul (2021-2023)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Mateus Arguelho da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/270359
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar as implicações das políticas educacionais do Rio Grande do Sul levadas a efeito no período de 2021 a 2023. Para tanto, utiliza como lente teórica os conceitos de gerencialismo e redes de políticas, partindo do entendimento que há uma redefinição do papel do Estado em relação ao tratamento e execução das políticas educacionais. Tal redefinição do papel do Estado abre espaço para a participação de atores não-estatais na esfera administrativa, desenvolvendo atividades que antes eram de competência exclusiva do Estado. O estudo busca, com a metodologia de Etnografia de Redes, mapear os sujeitos nãoestatais que têm sido levados à ação pelo Estado para que façam a condução das políticas em estudo. Ao mesmo tempo, analisamos o conteúdo dessas políticas a fim de poder capturar o potencial impacto dela em seu território de influência. Para fazer essa análise, utilizamo-nos de um tripé analítico trabalho docente, currículo e gestão, compreendendo que essas políticas atravessam esses eixos e estão, eles mesmos, interligados uns nos outros. A pesquisa conclui que existem implicações nas três esferas, tematizadas de requalificação e desqualificação, intensificação do trabalho docente, novos tipos de conhecimento técnico e oficial, bem como centralização e descentralização. Ainda, aponta delineamentos possíveis para abordagens futuras com o uso das lentes teóricas utilizadas.
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