Aprendizagem de tópicos de uma geometria em ambiente logo : uma proposta didática para os anos finais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Flávia de Ávila
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/86265
Resumo: Este trabalho apresenta uma proposta didática desenvolvida em uma escola da Rede Adventista de Educação no município de Cachoeirinha, que utilizou a linguagem LOGO em aulas de Matemática. O experimento prático, realizado com estudantes do sétimo ano do Ensino Fundamental e respaldado pelas teorias de Seymour Papert e Gèrard Vergnaud, buscou responder à seguinte questão: Como a utilização do ambiente LOGO auxilia na aprendizagem dos conceitos de Ângulos e Coordenadas Cartesianas, estudados durante o Ensino Fundamental? Outras investigações envolvendo a utilização da linguagem LOGO são mencionadas, bem como suas influências para o trabalho. A partir dos dados analisados qualitativamente, observou-se um crescente interesse pelo estudo dos tópicos de Geometria e um avanço nas elaborações de estratégias de soluções de problemas. Ao final deste trabalho, encontra-se a sequência didática elaborada e aplicada, produto desta dissertação.
id URGS_68d7b51d43170e87a198e85c9c47aa60
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/86265
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Pereira, Flávia de ÁvilaNotare, Márcia Rodrigues2014-01-21T01:51:01Z2013http://hdl.handle.net/10183/86265000909745Este trabalho apresenta uma proposta didática desenvolvida em uma escola da Rede Adventista de Educação no município de Cachoeirinha, que utilizou a linguagem LOGO em aulas de Matemática. O experimento prático, realizado com estudantes do sétimo ano do Ensino Fundamental e respaldado pelas teorias de Seymour Papert e Gèrard Vergnaud, buscou responder à seguinte questão: Como a utilização do ambiente LOGO auxilia na aprendizagem dos conceitos de Ângulos e Coordenadas Cartesianas, estudados durante o Ensino Fundamental? Outras investigações envolvendo a utilização da linguagem LOGO são mencionadas, bem como suas influências para o trabalho. A partir dos dados analisados qualitativamente, observou-se um crescente interesse pelo estudo dos tópicos de Geometria e um avanço nas elaborações de estratégias de soluções de problemas. Ao final deste trabalho, encontra-se a sequência didática elaborada e aplicada, produto desta dissertação.This dissertation presents a didactic proposal developed in a school of Adventist Education in the city of Cachoeirinha, which used the LOGO language in Mathematic classes. The practical experiment was conducted with students in the seventh grade of elementary school and supported by the theories of Seymour Papert and Gerard Vergnaud, and tried to answer the following question: How the use of the LOGO environment can help the learning of the concepts of angles and Cartesian Coordinates, which were studied during elementary school? Further investigations involving the use of LOGO language are mentioned, as well as their influences for this paper. From the qualitatively analyzed data, it was noticed a growing interest in the study of topics of Geometry and an improvement in the elaboration of strategies for problem solving. At the final of this work, we can find the didactic sequence, made and applied, product of this dissertation.application/pdfporEnsino fundamentalLinguagem : MaquinaGeometriaCoordenadas no planoEnsino : MatematicaLOGO languageGeometryCartesian coordinatesAnglesTeaching and learning in mathematicConceptual fieldsConstructionismAprendizagem de tópicos de uma geometria em ambiente logo : uma proposta didática para os anos finais do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2013mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000909745.pdf000909745.pdfTexto completoapplication/pdf1944948http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/86265/1/000909745.pdf7fee0fb80a020801e56ba21c10246b9dMD51TEXT000909745.pdf.txt000909745.pdf.txtExtracted Texttext/plain191373http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/86265/2/000909745.pdf.txt79f0ba277ab5c06777d69e58e4f2fde2MD52THUMBNAIL000909745.pdf.jpg000909745.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1118http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/86265/3/000909745.pdf.jpg5b55bc69e464bb1c9a6f19e662cb1fc7MD5310183/862652018-10-08 08:29:26.877oai:www.lume.ufrgs.br:10183/86265Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-08T11:29:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aprendizagem de tópicos de uma geometria em ambiente logo : uma proposta didática para os anos finais do ensino fundamental
title Aprendizagem de tópicos de uma geometria em ambiente logo : uma proposta didática para os anos finais do ensino fundamental
spellingShingle Aprendizagem de tópicos de uma geometria em ambiente logo : uma proposta didática para os anos finais do ensino fundamental
Pereira, Flávia de Ávila
Ensino fundamental
Linguagem : Maquina
Geometria
Coordenadas no plano
Ensino : Matematica
LOGO language
Geometry
Cartesian coordinates
Angles
Teaching and learning in mathematic
Conceptual fields
Constructionism
title_short Aprendizagem de tópicos de uma geometria em ambiente logo : uma proposta didática para os anos finais do ensino fundamental
title_full Aprendizagem de tópicos de uma geometria em ambiente logo : uma proposta didática para os anos finais do ensino fundamental
title_fullStr Aprendizagem de tópicos de uma geometria em ambiente logo : uma proposta didática para os anos finais do ensino fundamental
title_full_unstemmed Aprendizagem de tópicos de uma geometria em ambiente logo : uma proposta didática para os anos finais do ensino fundamental
title_sort Aprendizagem de tópicos de uma geometria em ambiente logo : uma proposta didática para os anos finais do ensino fundamental
author Pereira, Flávia de Ávila
author_facet Pereira, Flávia de Ávila
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Flávia de Ávila
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Notare, Márcia Rodrigues
contributor_str_mv Notare, Márcia Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino fundamental
Linguagem : Maquina
Geometria
Coordenadas no plano
Ensino : Matematica
topic Ensino fundamental
Linguagem : Maquina
Geometria
Coordenadas no plano
Ensino : Matematica
LOGO language
Geometry
Cartesian coordinates
Angles
Teaching and learning in mathematic
Conceptual fields
Constructionism
dc.subject.eng.fl_str_mv LOGO language
Geometry
Cartesian coordinates
Angles
Teaching and learning in mathematic
Conceptual fields
Constructionism
description Este trabalho apresenta uma proposta didática desenvolvida em uma escola da Rede Adventista de Educação no município de Cachoeirinha, que utilizou a linguagem LOGO em aulas de Matemática. O experimento prático, realizado com estudantes do sétimo ano do Ensino Fundamental e respaldado pelas teorias de Seymour Papert e Gèrard Vergnaud, buscou responder à seguinte questão: Como a utilização do ambiente LOGO auxilia na aprendizagem dos conceitos de Ângulos e Coordenadas Cartesianas, estudados durante o Ensino Fundamental? Outras investigações envolvendo a utilização da linguagem LOGO são mencionadas, bem como suas influências para o trabalho. A partir dos dados analisados qualitativamente, observou-se um crescente interesse pelo estudo dos tópicos de Geometria e um avanço nas elaborações de estratégias de soluções de problemas. Ao final deste trabalho, encontra-se a sequência didática elaborada e aplicada, produto desta dissertação.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-01-21T01:51:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/86265
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000909745
url http://hdl.handle.net/10183/86265
identifier_str_mv 000909745
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/86265/1/000909745.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/86265/2/000909745.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/86265/3/000909745.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 7fee0fb80a020801e56ba21c10246b9d
79f0ba277ab5c06777d69e58e4f2fde2
5b55bc69e464bb1c9a6f19e662cb1fc7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085277952114688