A trajetória da gestão democrática da educação na Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaral, Josiane Carolina Soares Ramos do
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/7828
Resumo: Este trabalho versa sobre o processo de construção da gestão democrática da educação na rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul. O Objetivo desta investigação é percorrer a trajetória da gestão democrática da educação na rede estadual do Rio Grande do Sul de 1985 a 2001. Esta análise levou em consideração as influências das políticas neoliberais no decorrer dos anos 1990 e seus impactos nas políticas de gestão da educação. Foi utilizada uma abordagem qualitativa, com a análise da legislação educacional sobre o tema, atas de reuniões, programas de governo e entrevistas semi-estruturadas com os diferentes os sujeitos participantes deste processo. Embasando-se nos dados coletados, assim como na análise conjuntural de desenvolvimento deste processo, concluiu-se que os movimentos iniciados pelo CPERS/Sindicato na década de 1980 muito estimularam o debate sobre a proposta de gestão democrática, assim como os embates e as negociações com os diferentes governos estaduais do período pesquisado. Existiram algumas rupturas neste processo, porém a sociedade civil organizada soube reivindicar seus direitos tendo no governo Olívio Dutra uma discussão mais apurada sobre o tema. As resistências do poder legislativo, dos professores e da mídia para com o Governo Olívio Dutra acabaram originando alguns entraves para a ampliação da gestão democrática da educação. No entanto, a legislação construída foi um importante instrumento indutor de mudanças nas práticas escolares, fazendo parte do processo que está em pleno desenvolvimento.
id URGS_6a05478e1d7a9b64475ff394f2ab2fda
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/7828
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Amaral, Josiane Carolina Soares Ramos doPeroni, Vera Maria Vidal2007-06-06T19:10:30Z2006http://hdl.handle.net/10183/7828000557958Este trabalho versa sobre o processo de construção da gestão democrática da educação na rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul. O Objetivo desta investigação é percorrer a trajetória da gestão democrática da educação na rede estadual do Rio Grande do Sul de 1985 a 2001. Esta análise levou em consideração as influências das políticas neoliberais no decorrer dos anos 1990 e seus impactos nas políticas de gestão da educação. Foi utilizada uma abordagem qualitativa, com a análise da legislação educacional sobre o tema, atas de reuniões, programas de governo e entrevistas semi-estruturadas com os diferentes os sujeitos participantes deste processo. Embasando-se nos dados coletados, assim como na análise conjuntural de desenvolvimento deste processo, concluiu-se que os movimentos iniciados pelo CPERS/Sindicato na década de 1980 muito estimularam o debate sobre a proposta de gestão democrática, assim como os embates e as negociações com os diferentes governos estaduais do período pesquisado. Existiram algumas rupturas neste processo, porém a sociedade civil organizada soube reivindicar seus direitos tendo no governo Olívio Dutra uma discussão mais apurada sobre o tema. As resistências do poder legislativo, dos professores e da mídia para com o Governo Olívio Dutra acabaram originando alguns entraves para a ampliação da gestão democrática da educação. No entanto, a legislação construída foi um importante instrumento indutor de mudanças nas práticas escolares, fazendo parte do processo que está em pleno desenvolvimento.This work approaches the process of construction of the education democratic management in the state educational network in Rio Grande do Sul from 1985 to 2001. It analyzes the correlation of forces in the process, as well as its subjects, proposals and confrontations. This analysis has taken into consideration the influences of neo-liberal policies along the 1990s and their impacts on the policies of education management. A qualitative approach has been adopted, involving the analysis of educational legislation on the theme, meetings records, government programs and semi-structured interviews with different subjects participating in this process. Based on data collected, as well as on the conjunctional analysis of development of this process, it was concluded that the movements initiated by CPERS/Union in the 1980s encouraged the debate about the proposal of democratic management, along with the confrontation and negotiations with different state governments during the period investigated. There were some disruptions in this process, yet the organized civil society was able to claim their rights, having a more accurate discussion about the theme during Olívio Dutra government. The resistances by the legislative power, teachers and media to Olívio Dutra government ended up giving rise to some hindrances for spreading the democratic management in education. However, the legislation constructed was an important means to induce changes in school practices, as part of the process that is being developed.application/pdfporPlano Nacional de Educação.Ensino público estadualGestão democráticaHistória da educaçãoLei de diretrizes e bases da educação nacionalLei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996Legislação do ensinoRio Grande do SulBrasilEducational policyDemocratic management in education and state reformA trajetória da gestão democrática da educação na Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do SulTrajectory of the education democratic management in the state educational network in Rio Grande do Sul (1985 – 2001) info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2006mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000557958.pdf000557958.pdfTexto completoapplication/pdf571230http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/7828/1/000557958.pdf895bf5f177d47c51d5554f99d8525928MD51TEXT000557958.pdf.txt000557958.pdf.txtExtracted Texttext/plain350144http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/7828/2/000557958.pdf.txt3461ea526bfcbf5fbed6a1a46ce0b0d2MD52THUMBNAIL000557958.pdf.jpg000557958.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1189http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/7828/3/000557958.pdf.jpgc6e98da48bed7a3aea7dbeb2e3cff0e0MD5310183/78282018-10-09 08:37:40.137oai:www.lume.ufrgs.br:10183/7828Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-09T11:37:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A trajetória da gestão democrática da educação na Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Trajectory of the education democratic management in the state educational network in Rio Grande do Sul (1985 – 2001)
title A trajetória da gestão democrática da educação na Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul
spellingShingle A trajetória da gestão democrática da educação na Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul
Amaral, Josiane Carolina Soares Ramos do
Plano Nacional de Educação.
Ensino público estadual
Gestão democrática
História da educação
Lei de diretrizes e bases da educação nacional
Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996
Legislação do ensino
Rio Grande do Sul
Brasil
Educational policy
Democratic management in education and state reform
title_short A trajetória da gestão democrática da educação na Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul
title_full A trajetória da gestão democrática da educação na Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul
title_fullStr A trajetória da gestão democrática da educação na Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul
title_full_unstemmed A trajetória da gestão democrática da educação na Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul
title_sort A trajetória da gestão democrática da educação na Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul
author Amaral, Josiane Carolina Soares Ramos do
author_facet Amaral, Josiane Carolina Soares Ramos do
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amaral, Josiane Carolina Soares Ramos do
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Peroni, Vera Maria Vidal
contributor_str_mv Peroni, Vera Maria Vidal
dc.subject.por.fl_str_mv Plano Nacional de Educação.
Ensino público estadual
Gestão democrática
História da educação
Lei de diretrizes e bases da educação nacional
Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996
Legislação do ensino
Rio Grande do Sul
Brasil
topic Plano Nacional de Educação.
Ensino público estadual
Gestão democrática
História da educação
Lei de diretrizes e bases da educação nacional
Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996
Legislação do ensino
Rio Grande do Sul
Brasil
Educational policy
Democratic management in education and state reform
dc.subject.eng.fl_str_mv Educational policy
Democratic management in education and state reform
description Este trabalho versa sobre o processo de construção da gestão democrática da educação na rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul. O Objetivo desta investigação é percorrer a trajetória da gestão democrática da educação na rede estadual do Rio Grande do Sul de 1985 a 2001. Esta análise levou em consideração as influências das políticas neoliberais no decorrer dos anos 1990 e seus impactos nas políticas de gestão da educação. Foi utilizada uma abordagem qualitativa, com a análise da legislação educacional sobre o tema, atas de reuniões, programas de governo e entrevistas semi-estruturadas com os diferentes os sujeitos participantes deste processo. Embasando-se nos dados coletados, assim como na análise conjuntural de desenvolvimento deste processo, concluiu-se que os movimentos iniciados pelo CPERS/Sindicato na década de 1980 muito estimularam o debate sobre a proposta de gestão democrática, assim como os embates e as negociações com os diferentes governos estaduais do período pesquisado. Existiram algumas rupturas neste processo, porém a sociedade civil organizada soube reivindicar seus direitos tendo no governo Olívio Dutra uma discussão mais apurada sobre o tema. As resistências do poder legislativo, dos professores e da mídia para com o Governo Olívio Dutra acabaram originando alguns entraves para a ampliação da gestão democrática da educação. No entanto, a legislação construída foi um importante instrumento indutor de mudanças nas práticas escolares, fazendo parte do processo que está em pleno desenvolvimento.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-06-06T19:10:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/7828
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000557958
url http://hdl.handle.net/10183/7828
identifier_str_mv 000557958
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/7828/1/000557958.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/7828/2/000557958.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/7828/3/000557958.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 895bf5f177d47c51d5554f99d8525928
3461ea526bfcbf5fbed6a1a46ce0b0d2
c6e98da48bed7a3aea7dbeb2e3cff0e0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085080954044416