A trajetória da gestão democrática da educação na Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/7828 |
Resumo: | Este trabalho versa sobre o processo de construção da gestão democrática da educação na rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul. O Objetivo desta investigação é percorrer a trajetória da gestão democrática da educação na rede estadual do Rio Grande do Sul de 1985 a 2001. Esta análise levou em consideração as influências das políticas neoliberais no decorrer dos anos 1990 e seus impactos nas políticas de gestão da educação. Foi utilizada uma abordagem qualitativa, com a análise da legislação educacional sobre o tema, atas de reuniões, programas de governo e entrevistas semi-estruturadas com os diferentes os sujeitos participantes deste processo. Embasando-se nos dados coletados, assim como na análise conjuntural de desenvolvimento deste processo, concluiu-se que os movimentos iniciados pelo CPERS/Sindicato na década de 1980 muito estimularam o debate sobre a proposta de gestão democrática, assim como os embates e as negociações com os diferentes governos estaduais do período pesquisado. Existiram algumas rupturas neste processo, porém a sociedade civil organizada soube reivindicar seus direitos tendo no governo Olívio Dutra uma discussão mais apurada sobre o tema. As resistências do poder legislativo, dos professores e da mídia para com o Governo Olívio Dutra acabaram originando alguns entraves para a ampliação da gestão democrática da educação. No entanto, a legislação construída foi um importante instrumento indutor de mudanças nas práticas escolares, fazendo parte do processo que está em pleno desenvolvimento. |
id |
URGS_6a05478e1d7a9b64475ff394f2ab2fda |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/7828 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Amaral, Josiane Carolina Soares Ramos doPeroni, Vera Maria Vidal2007-06-06T19:10:30Z2006http://hdl.handle.net/10183/7828000557958Este trabalho versa sobre o processo de construção da gestão democrática da educação na rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul. O Objetivo desta investigação é percorrer a trajetória da gestão democrática da educação na rede estadual do Rio Grande do Sul de 1985 a 2001. Esta análise levou em consideração as influências das políticas neoliberais no decorrer dos anos 1990 e seus impactos nas políticas de gestão da educação. Foi utilizada uma abordagem qualitativa, com a análise da legislação educacional sobre o tema, atas de reuniões, programas de governo e entrevistas semi-estruturadas com os diferentes os sujeitos participantes deste processo. Embasando-se nos dados coletados, assim como na análise conjuntural de desenvolvimento deste processo, concluiu-se que os movimentos iniciados pelo CPERS/Sindicato na década de 1980 muito estimularam o debate sobre a proposta de gestão democrática, assim como os embates e as negociações com os diferentes governos estaduais do período pesquisado. Existiram algumas rupturas neste processo, porém a sociedade civil organizada soube reivindicar seus direitos tendo no governo Olívio Dutra uma discussão mais apurada sobre o tema. As resistências do poder legislativo, dos professores e da mídia para com o Governo Olívio Dutra acabaram originando alguns entraves para a ampliação da gestão democrática da educação. No entanto, a legislação construída foi um importante instrumento indutor de mudanças nas práticas escolares, fazendo parte do processo que está em pleno desenvolvimento.This work approaches the process of construction of the education democratic management in the state educational network in Rio Grande do Sul from 1985 to 2001. It analyzes the correlation of forces in the process, as well as its subjects, proposals and confrontations. This analysis has taken into consideration the influences of neo-liberal policies along the 1990s and their impacts on the policies of education management. A qualitative approach has been adopted, involving the analysis of educational legislation on the theme, meetings records, government programs and semi-structured interviews with different subjects participating in this process. Based on data collected, as well as on the conjunctional analysis of development of this process, it was concluded that the movements initiated by CPERS/Union in the 1980s encouraged the debate about the proposal of democratic management, along with the confrontation and negotiations with different state governments during the period investigated. There were some disruptions in this process, yet the organized civil society was able to claim their rights, having a more accurate discussion about the theme during Olívio Dutra government. The resistances by the legislative power, teachers and media to Olívio Dutra government ended up giving rise to some hindrances for spreading the democratic management in education. However, the legislation constructed was an important means to induce changes in school practices, as part of the process that is being developed.application/pdfporPlano Nacional de Educação.Ensino público estadualGestão democráticaHistória da educaçãoLei de diretrizes e bases da educação nacionalLei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996Legislação do ensinoRio Grande do SulBrasilEducational policyDemocratic management in education and state reformA trajetória da gestão democrática da educação na Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do SulTrajectory of the education democratic management in the state educational network in Rio Grande do Sul (1985 – 2001) info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2006mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000557958.pdf000557958.pdfTexto completoapplication/pdf571230http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/7828/1/000557958.pdf895bf5f177d47c51d5554f99d8525928MD51TEXT000557958.pdf.txt000557958.pdf.txtExtracted Texttext/plain350144http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/7828/2/000557958.pdf.txt3461ea526bfcbf5fbed6a1a46ce0b0d2MD52THUMBNAIL000557958.pdf.jpg000557958.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1189http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/7828/3/000557958.pdf.jpgc6e98da48bed7a3aea7dbeb2e3cff0e0MD5310183/78282018-10-09 08:37:40.137oai:www.lume.ufrgs.br:10183/7828Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-09T11:37:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A trajetória da gestão democrática da educação na Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Trajectory of the education democratic management in the state educational network in Rio Grande do Sul (1985 – 2001) |
title |
A trajetória da gestão democrática da educação na Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul |
spellingShingle |
A trajetória da gestão democrática da educação na Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul Amaral, Josiane Carolina Soares Ramos do Plano Nacional de Educação. Ensino público estadual Gestão democrática História da educação Lei de diretrizes e bases da educação nacional Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996 Legislação do ensino Rio Grande do Sul Brasil Educational policy Democratic management in education and state reform |
title_short |
A trajetória da gestão democrática da educação na Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul |
title_full |
A trajetória da gestão democrática da educação na Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul |
title_fullStr |
A trajetória da gestão democrática da educação na Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul |
title_full_unstemmed |
A trajetória da gestão democrática da educação na Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul |
title_sort |
A trajetória da gestão democrática da educação na Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul |
author |
Amaral, Josiane Carolina Soares Ramos do |
author_facet |
Amaral, Josiane Carolina Soares Ramos do |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amaral, Josiane Carolina Soares Ramos do |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Peroni, Vera Maria Vidal |
contributor_str_mv |
Peroni, Vera Maria Vidal |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Plano Nacional de Educação. Ensino público estadual Gestão democrática História da educação Lei de diretrizes e bases da educação nacional Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996 Legislação do ensino Rio Grande do Sul Brasil |
topic |
Plano Nacional de Educação. Ensino público estadual Gestão democrática História da educação Lei de diretrizes e bases da educação nacional Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996 Legislação do ensino Rio Grande do Sul Brasil Educational policy Democratic management in education and state reform |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Educational policy Democratic management in education and state reform |
description |
Este trabalho versa sobre o processo de construção da gestão democrática da educação na rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul. O Objetivo desta investigação é percorrer a trajetória da gestão democrática da educação na rede estadual do Rio Grande do Sul de 1985 a 2001. Esta análise levou em consideração as influências das políticas neoliberais no decorrer dos anos 1990 e seus impactos nas políticas de gestão da educação. Foi utilizada uma abordagem qualitativa, com a análise da legislação educacional sobre o tema, atas de reuniões, programas de governo e entrevistas semi-estruturadas com os diferentes os sujeitos participantes deste processo. Embasando-se nos dados coletados, assim como na análise conjuntural de desenvolvimento deste processo, concluiu-se que os movimentos iniciados pelo CPERS/Sindicato na década de 1980 muito estimularam o debate sobre a proposta de gestão democrática, assim como os embates e as negociações com os diferentes governos estaduais do período pesquisado. Existiram algumas rupturas neste processo, porém a sociedade civil organizada soube reivindicar seus direitos tendo no governo Olívio Dutra uma discussão mais apurada sobre o tema. As resistências do poder legislativo, dos professores e da mídia para com o Governo Olívio Dutra acabaram originando alguns entraves para a ampliação da gestão democrática da educação. No entanto, a legislação construída foi um importante instrumento indutor de mudanças nas práticas escolares, fazendo parte do processo que está em pleno desenvolvimento. |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2007-06-06T19:10:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/7828 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000557958 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/7828 |
identifier_str_mv |
000557958 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/7828/1/000557958.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/7828/2/000557958.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/7828/3/000557958.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
895bf5f177d47c51d5554f99d8525928 3461ea526bfcbf5fbed6a1a46ce0b0d2 c6e98da48bed7a3aea7dbeb2e3cff0e0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085080954044416 |