Avaliação da atuação dos docentes de Instituições de Ensino Superior (IES): o caso das Faculdades Cearenses (FAC)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andriola, Cristiany Gomes
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Rodrigues, Maria do Socorro de Sousa, Andriola, Wagner Bandeira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40200
Resumo: O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), criado pela Lei No 10.861 de 14 de abril de 2004 e posteriormente regulamentado pela Portaria Ministerial No 2.051 de nove de julho de 2004, tem como principal objetivo valorar as instituições de educação superior (IES), para, desse modo, fazer inferências acerca do mérito e da excelência do próprio sistema de educação superior brasileiro. Trata-se de uma sistemática que busca aliar avaliação e regulação, considerando que, a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB No 9.394, de 20 de dezembro de 1996), se verificou um exacerbado crescimento do sistema de educação superior, sem, no entanto, haver a garantia de as novas instituições educacionais estarem mantendo a esperada excelência do ensino. Verificar o mérito e a excelência dessas IES é tarefa da avaliação, sendo o papel da regulação propor critérios favorecedores do alcance dessas duas condições, as quais resumem o ideal das referidas instituições educacionais. [...]
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