A elaboração de uma Edição Prática dos Estudos Op. 90 nº 4 (Au Foyer) e nº 5 (Danse des Fantoches) de Arthur Napoleão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menuzzi, Patrick Brasil
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/238443
Resumo: Essa dissertação teve como mote investigar a maneira que um processo de construção interpretativa pode suscitar contribuições para a proposição de modificações na partitura de uma obra, dentro de uma tipologia editorial prática. Teoricamente, essa pesquisa buscou sustentação a partir das reflexões acerca dos conceitos de obra musical, texto escrito (i.e. partitura) e edição, dentro das perspectivas de James Grier, Carlos Alberto Figueiredo e Jeremy Cox, e as relações entre interprete e obra, apoiando-se nas contribuições da tripartição semiológica, em Jean Molino e Jean-Jaques Nattiez, e estéticas, de Luigi Pareyson. Para a discussão dos elementos objetivos e subjetivos, presentes na partitura, e a atuação do intérprete frente a estes elementos, as ponderações deste trabalho buscaram amparos nos escritos de James Ross, Paul Roberts, Adriana Kayama, Cecilia Hultberg, C. Hastings, Salomea Gandelman, dentre outros. Para a proposta desta pesquisa, a autoetnografia foi escolhida enquanto metodologia para a construção interpretativa dos Estudos do Op. 90, n. 4 e 5, de Arthur Napoleão, com a coleta de dados através de diários reflexivos, como propostos por Carole Gray e Julian Mallins, que permitissem a fixação das inferências, durante o processo de estudo e preparação destas peças, de modo a emergir as relações estabelecidas entre um intérprete e o objeto interpretado. Outros dois estudos preliminares foram realizados, a partir da a) aplicação de um questionário, com a participação de 28 pianistas, de formação universitária e de distintas idades, buscando extrair noções e aspectos que exprimissem as relações existentes entre estes intérpretes e o texto musical escrito e, mais especificamente, suas considerações sobre os usos de edições práticas; e b) a realização de uma análise comparativa, do Estudo Transcendental n. 2, de Franz Liszt, através das edições práticas de Attilio Brugnoli e Alfred Cortot e de uma edição Ur-text crítica, elucidando as diferenciações e semelhanças entre estes textos, e colocando em relevo as distintas maneiras que os editores práticos manifestaram suas escolhas interpretativas à notação. Assim, os resultados desta pesquisa permitiram: a) averiguar a existência de dois posicionamentos contrastantes, através do questionário, no que tange predicativos de fidelidade de um texto musical e de possibilidades à interpretação e execução que a partitura pode oferecer; b) conhecer os meios que os editores práticos se valeram para transmitir ideais interpretativos através dos grafismos de uma partitura e da estruturação e apresentação dos elementos em suas edições, c) demonstrar como o processo interpretativo do autor, através da sua sistematização, proporcionou informações que se constituem enquanto fonte para a produção de uma edição prática; e d) elaborar uma edição prática e a realização da primeira gravação conhecida, até então, dos Estudos Op. 90, n. 4 e n. 5, de Arthur Napoleão.
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Para a discussão dos elementos objetivos e subjetivos, presentes na partitura, e a atuação do intérprete frente a estes elementos, as ponderações deste trabalho buscaram amparos nos escritos de James Ross, Paul Roberts, Adriana Kayama, Cecilia Hultberg, C. Hastings, Salomea Gandelman, dentre outros. Para a proposta desta pesquisa, a autoetnografia foi escolhida enquanto metodologia para a construção interpretativa dos Estudos do Op. 90, n. 4 e 5, de Arthur Napoleão, com a coleta de dados através de diários reflexivos, como propostos por Carole Gray e Julian Mallins, que permitissem a fixação das inferências, durante o processo de estudo e preparação destas peças, de modo a emergir as relações estabelecidas entre um intérprete e o objeto interpretado. Outros dois estudos preliminares foram realizados, a partir da a) aplicação de um questionário, com a participação de 28 pianistas, de formação universitária e de distintas idades, buscando extrair noções e aspectos que exprimissem as relações existentes entre estes intérpretes e o texto musical escrito e, mais especificamente, suas considerações sobre os usos de edições práticas; e b) a realização de uma análise comparativa, do Estudo Transcendental n. 2, de Franz Liszt, através das edições práticas de Attilio Brugnoli e Alfred Cortot e de uma edição Ur-text crítica, elucidando as diferenciações e semelhanças entre estes textos, e colocando em relevo as distintas maneiras que os editores práticos manifestaram suas escolhas interpretativas à notação. Assim, os resultados desta pesquisa permitiram: a) averiguar a existência de dois posicionamentos contrastantes, através do questionário, no que tange predicativos de fidelidade de um texto musical e de possibilidades à interpretação e execução que a partitura pode oferecer; b) conhecer os meios que os editores práticos se valeram para transmitir ideais interpretativos através dos grafismos de uma partitura e da estruturação e apresentação dos elementos em suas edições, c) demonstrar como o processo interpretativo do autor, através da sua sistematização, proporcionou informações que se constituem enquanto fonte para a produção de uma edição prática; e d) elaborar uma edição prática e a realização da primeira gravação conhecida, até então, dos Estudos Op. 90, n. 4 e n. 5, de Arthur Napoleão.This dissertation had as its subject to investigate the way that an interpretive construction process can raise contributions to the proposition of changes in the score of a work, within a practical editorial typology. Theoretically, this research sought support from reflections on the concepts of musical work, written text (i.e. score) and editing, within the perspectives of James Grier, Carlos Alberto Figueiredo and Jeremy Cox, and the relationships between performer and work, relying on in the contributions of semiological tripartition, in Jean Molino and Jean-Jaques Nattiez, and aesthetics, by Luigi Pareyson. For the discussion of the objective and subjective elements present in the score, and the performance of the interpreter against these elements, the considerations of this work sought support in the writings of James Ross, Paul Roberts, Adriana Kayama, Cecilia Hultberg, C. Hastings, Salomea Gandelman, among others. For the purpose of this research, autoethnography was chosen as a methodology for the interpretative construction of the Études of Op. 90, n. 4 and 5, by Arthur Napoleão, with the collection of data through reflective diaries, as proposed by Carole Gray and Julian Mallins, which allowed the establishment of inferences, during the process of study and preparation of these pieces, in order to emerge the relationships established between an interpreter and the interpreted object. Two other preliminary studies were carried out, based on the a) application of a questionnaire, with the participation of 28 pianists, with bachelor education and of different ages, seeking to extract notions and aspects that express the existing relationships between these interpreters and the written musical text and, more specifically, his considerations on the uses of practical editions; and b) a comparative analysis of the Transcendental Study n. 2, by Franz Liszt, through the practical editions of Attilio Brugnoli and Alfred Cortot and a critical Ur-text edition, elucidating the differences and similarities between these texts, and highlighting the different ways that practical editors expressed their interpretive choices to the notation. Thus, the results of this research allowed: a) to verify the existence of two contrasting positions, through the questionnaire, regarding predictors of fidelity of a musical text and possibilities for interpretation and performance that the sheet can offer; b) to know the means that practical editors used to transmit interpretive ideals through the notation and the structuring and presentation of the elements in their editions, c) to demonstrate how the author's interpretive process, through its systematization, provided information that constitute themselves as a source for the production of a practical edition; and d) prepare a practical edition and the making of the first known recording, until then, of the Études Op. 90, n. 4 and no. 5, by Arthur Napoleon.application/pdfporNapoleão, Arthur, 1843-1925AutoetnografiaInterpretaçãoAutoethnographyPractical editingInterpretationA elaboração de uma Edição Prática dos Estudos Op. 90 nº 4 (Au Foyer) e nº 5 (Danse des Fantoches) de Arthur Napoleãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaPorto Alegre, BR-RS2021mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001139447.pdf.txt001139447.pdf.txtExtracted Texttext/plain772343http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238443/2/001139447.pdf.txt0e792877766ba1b1eb0dfcbe2f3aaacbMD52ORIGINAL001139447.pdfTexto completoapplication/pdf16728219http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238443/1/001139447.pdf72f3178d0c5c7e3f28d5bfcf9482ce88MD5110183/2384432022-05-13 04:51:52.620131oai:www.lume.ufrgs.br:10183/238443Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-05-13T07:51:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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Napoleão, Arthur, 1843-1925
Autoetnografia
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