Trajetórias de vida pela educação : produzindo os núcleos de gênero e diversidade sexual em um Instituto Federal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/255969 |
Resumo: | Esta tese objetiva evidenciar as vozes, os desejos, os sonhos e as trajetórias das inúmeras pessoas que transitaram e ainda transitam pelos Núcleos de Gênero e Diversidade Sexual do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense. Para tanto, utiliza-se a noção de trajetórias de vida, como disparador teórico, metodológico e político dos objetivos desta pesquisa. Foram entrevistados 16 sujeitos que têm sua trajetória profissional marcada por ocuparem, em algum momento, uma representação dentro dos Núcleos de Gênero e Diversidade Sexual, seja como gestão local, seja como gestão institucional desse instituto federal. Esses homens e mulheres afetam a maneira que os núcleos se constituem, da mesma maneira que os núcleos afetam suas trajetórias, em diferentes desdobramentos junto a suas vidas particulares e profissionais. Nesse sentido, os Núcleos de Gênero e Diversidade Sexual dos Institutos Federais articulam processos políticos para a movimentação de diferentes mecanismos pedagógicos em prol do questionamento e/ou da manutenção da produção dos modos de vida. A análise do material de pesquisa permite evidenciar que os núcleos (re)produzem, atravessam e são atravessados pelas redes de sentidos sobre a diversidade, gerando efeitos em diferentes práticas pedagógicas nessas instituições. Nessa perspectiva, a escola é entendida como um plano de subjetivação no qual os sujeitos estabelecem relações de reiteração ou questionamento dos diferentes jogos de verdade que circulam nesse ambiente. Por fim, compreende-se que os esses núcleos operam espaços de abertura e fortalecimento político-pedagógico dos debates de gênero e de sexualidade nos institutos federais. Através do encontro com diferentes trajetórias de vida, esses núcleos caminham lado a lado com a comunidade acadêmica, implicando corpos, desejos e afetações na produção de um espaço de respeito às diferenças. |
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Guimarães, WillianNardi, Henrique Caetano2023-03-18T03:32:11Z2023http://hdl.handle.net/10183/255969001164632Esta tese objetiva evidenciar as vozes, os desejos, os sonhos e as trajetórias das inúmeras pessoas que transitaram e ainda transitam pelos Núcleos de Gênero e Diversidade Sexual do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense. Para tanto, utiliza-se a noção de trajetórias de vida, como disparador teórico, metodológico e político dos objetivos desta pesquisa. Foram entrevistados 16 sujeitos que têm sua trajetória profissional marcada por ocuparem, em algum momento, uma representação dentro dos Núcleos de Gênero e Diversidade Sexual, seja como gestão local, seja como gestão institucional desse instituto federal. Esses homens e mulheres afetam a maneira que os núcleos se constituem, da mesma maneira que os núcleos afetam suas trajetórias, em diferentes desdobramentos junto a suas vidas particulares e profissionais. Nesse sentido, os Núcleos de Gênero e Diversidade Sexual dos Institutos Federais articulam processos políticos para a movimentação de diferentes mecanismos pedagógicos em prol do questionamento e/ou da manutenção da produção dos modos de vida. A análise do material de pesquisa permite evidenciar que os núcleos (re)produzem, atravessam e são atravessados pelas redes de sentidos sobre a diversidade, gerando efeitos em diferentes práticas pedagógicas nessas instituições. Nessa perspectiva, a escola é entendida como um plano de subjetivação no qual os sujeitos estabelecem relações de reiteração ou questionamento dos diferentes jogos de verdade que circulam nesse ambiente. Por fim, compreende-se que os esses núcleos operam espaços de abertura e fortalecimento político-pedagógico dos debates de gênero e de sexualidade nos institutos federais. Através do encontro com diferentes trajetórias de vida, esses núcleos caminham lado a lado com a comunidade acadêmica, implicando corpos, desejos e afetações na produção de um espaço de respeito às diferenças.The present thesis aims to emphasize the voices, desires, dreams and trajectories of countless people who have been or are still active participants in the Gender and Sexual Diversity Centers of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Sul. For this purpose, the notion of life trajectories is used as a theoretical, methodological and political basis for the objectives of this research. Sixteen subjects were interviewed whose professional careers were marked by occupying, at some point in their lives, a representative place within the Gender and Sexual Diversity Centers, either as local or institutional management of the Federal Institutes in question. These men and women affect the way the centers are constituted in the same way that they are themselves affected by these centers in different unfolding paths along their private and professional lives. In this sense, the Gender and Sexual Diversity Centers of the Federal Institute articulate political processes towards the development of different pedagogical mechanisms in favor of questioning and/or maintaining the production of diverse ways of life. The analysis of the research material concludes that these centers produce, reproduce and mingle with networks of meanings about diversity, generating effects in different pedagogical practices in this institution. In this perspective, the school is understood as a plane of subjectivation in which the subjects establish relations of reiterating or questioning the different particular truths that circulate in this environment. Finally, it is understood that the Gender and Sexual Diversity Centers operate open spaces for political-pedagogical strengthening of gender and sexuality debates in federal institutes in general. By embracing different life trajectories, these centers walk side by side with the academic community, involving bodies, desires and affections in the production of a space of respect for differences.Esta tesis tiene como objetivo resaltar las voces, deseos, sueños y trayectorias de innumerables personas que transitaron y aún transitan por los Núcleos de Género y Diversidad Sexual del Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología de Rio Grande do Sul. Por esse motivo, se utiliza la noción de trayectorias de vida como detonante teórico, metodológico y político de los objetivos de esta investigación. Fueron entrevistados dieciséis sujetos cuya trayectoria profesional estuvo marcada por ocupar, en algún momento, una representación dentro de los Centros de Género y Diversidad Sexual, ya sea como gestión local o como gestión institucional del instituto federal. Estos hombres y mujeres inciden en la forma en que se constituyen los núcleos, de la misma manera que los núcleos inciden en sus trayectorias, en diferentes desdoblamientos a lo largo de su vida privada y profesional. En ese sentido, los Centros de Género y Diversidad Sexual de los Institutos Federales articulan procesos políticos para el movimiento de diferentes mecanismos pedagógicos a favor del cuestionamiento y/o mantenimiento de la producción de modos de vida. El análisis del material de investigación muestra que los núcleos (re)producen, cruzan y son atravesados por redes de significados sobre la diversidad, generando efectos en diferentes prácticas pedagógicas en estas instituciones. En esta perspectiva, la escuela es entendida como un plano de subjetivación en el que los sujetos establecen relaciones de reiteración o cuestionamiento de los distintos juegos de verdad que circulan en este medio. Finalmente, se entiende que los núcleos operen espacios de apertura y fortalecimiento político-pedagógico de los debates de género y sexualidad en los institutos federales. A través del encuentro con diferentes trayectorias de vida, estos núcleos caminan junto a la comunidad académica, involucrando cuerpos, deseos y afectos en la producción de un espacio de respeto por las diferencias.application/pdfporInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul Rio-Grandense. Núcleos de Gênero e Diversidade SexualDiversidade sexualGêneroSexualidadePsicologia socialEducação inclusivaAcontecimentos que mudam a vidaLife trajectoriesFederal institutesGenreSexual diversityEducationTrayectorias de vidaInstitutos federalesGéneroDiversidad sexualEducaciónTrajetórias de vida pela educação : produzindo os núcleos de gênero e diversidade sexual em um Instituto Federalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPrograma de Pós-Graduação em Psicologia Social e InstitucionalPorto Alegre, BR-RS2023doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001164632.pdf.txt001164632.pdf.txtExtracted Texttext/plain532555http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255969/2/001164632.pdf.txt4782c6b2615dd2c2327d20d3b836787fMD52ORIGINAL001164632.pdfTexto completoapplication/pdf6906385http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255969/1/001164632.pdfa8e4540024183fb16b2049deedf6f0a4MD5110183/2559692023-03-19 03:34:55.571557oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255969Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-03-19T06:34:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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