As (im)possibilidades do trabalho com diversidade de gênero e sexual na escola após um curso de formação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10839 |
Resumo: | Revista Diversidade e Educação, v. 8, n. 1, p. 163-189, Jan./Jun. 2020. |
id |
FURG_b812c293eda61206db07c6c217f89ada |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.furg.br:123456789/10839 |
network_acronym_str |
FURG |
network_name_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository_id_str |
|
spelling |
As (im)possibilidades do trabalho com diversidade de gênero e sexual na escola após um curso de formaçãoLas (im)posibilidades del trabajo con diversidad de género y sexual en la escuela después de un curso de capacitaciónThe (im)possibilities of working with gender and sexual diversity in school after a training courseFormação docenteDiversidade de gêneroDiversidade sexualCapacitación de profesoresDiversidad de géneroDiversidad sexualTraining courseGender diversitySexual diversityRevista Diversidade e Educação, v. 8, n. 1, p. 163-189, Jan./Jun. 2020.Nossa pesquisa norteou-se pela seguinte indagação: Como docentes lidam com as questões de diversidade de gênero e sexual na escola, após terem participado de um curso de formação envolto nessas temáticas? Nós nos enveredamos pelas perspectivas pós-críticas, pós-estruturalistas e nos estudos foucaultianos e, assim, entrevistamos sete professoras(es) que participaram de um curso de formação sobre diversidade de gênero e sexual oferecido por uma universidade estadual no interior baiano e estavam atuando na educação básica, nas condições de docência, coordenação pedagógica ou direção escolar. Apesar de tempos de neoconservadorismo e fundamentalismos, algumas/alguns docentes retiraram as travas e se arriscaram a dialogar sobre diversidade de gênero e sexual na escola, mesmo enfrentando empecilhos. Outras(os) foram surpreendidas(os) com os atravessamentos dessas temáticas em algum momento na escola e, nem sempre, atuaram como desejavam, e houve quem também ainda não foi afetada pelas discussões e optou por não enfrentá-las na escola.Nuestra investigación se guió por la siguiente cuestión: Cómo los profesores manejan las cuestiones de género y diversidad sexual en la escuela, después de haber participado en un curso de capacitación sobre estos temas? Nos basamos en las perspectivas poscrítica, postestructuralista de los estudios de Foucault, de este modo, entrevistamos a siete profesores que participaron en un curso de capacitación sobre género y diversidad sexual ofrecido por una universidad estatal, en el pueblo baiano, y que estaban actuando en educación básica como profesores, coordinación pedagógica o gestión escolar. Aunque son tiempos de neoconservadurismo y fundamentalismo, algunos profesores enfrentaron los obstáculos y se arriesgaron a dialogar sobre el género y la diversidad sexual en la escuela, otros se sorprendieron con la aparición de estos temas en la clase y, no siempre, actuaron como deseaban y hubo aquellos que aún no se vieron confrontados por las discusiones y optaron por no enfrentarlas en la escuela.Our research was directed by the following question: How do educators deal with the subjects of gender and sexual diversity in school after taking a training course related to these subjects? We followed post-critical, post-structural perspectives, and the Foucauldian study, therefore, we interviewed seven teachers that participated in a training course about gender and sexual diversity offered by the state university located in the rural area of Bahia. The interviewees worked in the basic education field as teachers, educational coordinators, or school board. Despite the times of neoconservatism and fundamentalism, some teachers had an open mind and cautiously talked about gender and sexual diversity in school, even facing obstacles, others were surprised with the crossings of these subjects in some moment in school and, not always, they acted as they wished and had. There were also those who were not affected by the discussion and decided to not confront it in school.Capacitación de profesoresApoio: CAPES.Universidade Federal do Rio Grande - FURG2023-04-13T23:31:33Z2023-04-13T23:31:33Z2020-08-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSANTOS, B. R. L.; SOUZA, M. L. As (im)possibilidades do trabalho com diversidade de gênero e sexual na escola após um curso de formação. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 162–189, 2020. DOI: 10.14295/de.v8i1.11436. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/11436. Acesso em: 12 abr. 2023.E-ISSN 2358-8853https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10839:10.14295/de.v8i1.11436porSantos, Beatriz Rodrigues Lino dosSouza, Marcos Lopes deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-04-13T23:31:33Zoai:repositorio.furg.br:123456789/10839Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-04-13T23:31:33Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As (im)possibilidades do trabalho com diversidade de gênero e sexual na escola após um curso de formação Las (im)posibilidades del trabajo con diversidad de género y sexual en la escuela después de un curso de capacitación The (im)possibilities of working with gender and sexual diversity in school after a training course |
title |
As (im)possibilidades do trabalho com diversidade de gênero e sexual na escola após um curso de formação |
spellingShingle |
As (im)possibilidades do trabalho com diversidade de gênero e sexual na escola após um curso de formação Santos, Beatriz Rodrigues Lino dos Formação docente Diversidade de gênero Diversidade sexual Capacitación de profesores Diversidad de género Diversidad sexual Training course Gender diversity Sexual diversity |
title_short |
As (im)possibilidades do trabalho com diversidade de gênero e sexual na escola após um curso de formação |
title_full |
As (im)possibilidades do trabalho com diversidade de gênero e sexual na escola após um curso de formação |
title_fullStr |
As (im)possibilidades do trabalho com diversidade de gênero e sexual na escola após um curso de formação |
title_full_unstemmed |
As (im)possibilidades do trabalho com diversidade de gênero e sexual na escola após um curso de formação |
title_sort |
As (im)possibilidades do trabalho com diversidade de gênero e sexual na escola após um curso de formação |
author |
Santos, Beatriz Rodrigues Lino dos |
author_facet |
Santos, Beatriz Rodrigues Lino dos Souza, Marcos Lopes de |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Marcos Lopes de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Beatriz Rodrigues Lino dos Souza, Marcos Lopes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação docente Diversidade de gênero Diversidade sexual Capacitación de profesores Diversidad de género Diversidad sexual Training course Gender diversity Sexual diversity |
topic |
Formação docente Diversidade de gênero Diversidade sexual Capacitación de profesores Diversidad de género Diversidad sexual Training course Gender diversity Sexual diversity |
description |
Revista Diversidade e Educação, v. 8, n. 1, p. 163-189, Jan./Jun. 2020. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-16 2023-04-13T23:31:33Z 2023-04-13T23:31:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTOS, B. R. L.; SOUZA, M. L. As (im)possibilidades do trabalho com diversidade de gênero e sexual na escola após um curso de formação. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 162–189, 2020. DOI: 10.14295/de.v8i1.11436. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/11436. Acesso em: 12 abr. 2023. E-ISSN 2358-8853 https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10839 :10.14295/de.v8i1.11436 |
identifier_str_mv |
SANTOS, B. R. L.; SOUZA, M. L. As (im)possibilidades do trabalho com diversidade de gênero e sexual na escola após um curso de formação. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 162–189, 2020. DOI: 10.14295/de.v8i1.11436. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/11436. Acesso em: 12 abr. 2023. E-ISSN 2358-8853 :10.14295/de.v8i1.11436 |
url |
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10839 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande - FURG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande - FURG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
collection |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813187235840786432 |