As (im)possibilidades do trabalho com diversidade de gênero e sexual na escola após um curso de formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Beatriz Rodrigues Lino dos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Souza, Marcos Lopes de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10839
Resumo: Revista Diversidade e Educação, v. 8, n. 1, p. 163-189, Jan./Jun. 2020.
id FURG_b812c293eda61206db07c6c217f89ada
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:123456789/10839
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling As (im)possibilidades do trabalho com diversidade de gênero e sexual na escola após um curso de formaçãoLas (im)posibilidades del trabajo con diversidad de género y sexual en la escuela después de un curso de capacitaciónThe (im)possibilities of working with gender and sexual diversity in school after a training courseFormação docenteDiversidade de gêneroDiversidade sexualCapacitación de profesoresDiversidad de géneroDiversidad sexualTraining courseGender diversitySexual diversityRevista Diversidade e Educação, v. 8, n. 1, p. 163-189, Jan./Jun. 2020.Nossa pesquisa norteou-se pela seguinte indagação: Como docentes lidam com as questões de diversidade de gênero e sexual na escola, após terem participado de um curso de formação envolto nessas temáticas? Nós nos enveredamos pelas perspectivas pós-críticas, pós-estruturalistas e nos estudos foucaultianos e, assim, entrevistamos sete professoras(es) que participaram de um curso de formação sobre diversidade de gênero e sexual oferecido por uma universidade estadual no interior baiano e estavam atuando na educação básica, nas condições de docência, coordenação pedagógica ou direção escolar. Apesar de tempos de neoconservadorismo e fundamentalismos, algumas/alguns docentes retiraram as travas e se arriscaram a dialogar sobre diversidade de gênero e sexual na escola, mesmo enfrentando empecilhos. Outras(os) foram surpreendidas(os) com os atravessamentos dessas temáticas em algum momento na escola e, nem sempre, atuaram como desejavam, e houve quem também ainda não foi afetada pelas discussões e optou por não enfrentá-las na escola.Nuestra investigación se guió por la siguiente cuestión: Cómo los profesores manejan las cuestiones de género y diversidad sexual en la escuela, después de haber participado en un curso de capacitación sobre estos temas? Nos basamos en las perspectivas poscrítica, postestructuralista de los estudios de Foucault, de este modo, entrevistamos a siete profesores que participaron en un curso de capacitación sobre género y diversidad sexual ofrecido por una universidad estatal, en el pueblo baiano, y que estaban actuando en educación básica como profesores, coordinación pedagógica o gestión escolar. Aunque son tiempos de neoconservadurismo y fundamentalismo, algunos profesores enfrentaron los obstáculos y se arriesgaron a dialogar sobre el género y la diversidad sexual en la escuela, otros se sorprendieron con la aparición de estos temas en la clase y, no siempre, actuaron como deseaban y hubo aquellos que aún no se vieron confrontados por las discusiones y optaron por no enfrentarlas en la escuela.Our research was directed by the following question: How do educators deal with the subjects of gender and sexual diversity in school after taking a training course related to these subjects? We followed post-critical, post-structural perspectives, and the Foucauldian study, therefore, we interviewed seven teachers that participated in a training course about gender and sexual diversity offered by the state university located in the rural area of Bahia. The interviewees worked in the basic education field as teachers, educational coordinators, or school board. Despite the times of neoconservatism and fundamentalism, some teachers had an open mind and cautiously talked about gender and sexual diversity in school, even facing obstacles, others were surprised with the crossings of these subjects in some moment in school and, not always, they acted as they wished and had. There were also those who were not affected by the discussion and decided to not confront it in school.Capacitación de profesoresApoio: CAPES.Universidade Federal do Rio Grande - FURG2023-04-13T23:31:33Z2023-04-13T23:31:33Z2020-08-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSANTOS, B. R. L.; SOUZA, M. L. As (im)possibilidades do trabalho com diversidade de gênero e sexual na escola após um curso de formação. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 162–189, 2020. DOI: 10.14295/de.v8i1.11436. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/11436. Acesso em: 12 abr. 2023.E-ISSN 2358-8853https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10839:10.14295/de.v8i1.11436porSantos, Beatriz Rodrigues Lino dosSouza, Marcos Lopes deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-04-13T23:31:33Zoai:repositorio.furg.br:123456789/10839Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-04-13T23:31:33Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv As (im)possibilidades do trabalho com diversidade de gênero e sexual na escola após um curso de formação
Las (im)posibilidades del trabajo con diversidad de género y sexual en la escuela después de un curso de capacitación
The (im)possibilities of working with gender and sexual diversity in school after a training course
title As (im)possibilidades do trabalho com diversidade de gênero e sexual na escola após um curso de formação
spellingShingle As (im)possibilidades do trabalho com diversidade de gênero e sexual na escola após um curso de formação
Santos, Beatriz Rodrigues Lino dos
Formação docente
Diversidade de gênero
Diversidade sexual
Capacitación de profesores
Diversidad de género
Diversidad sexual
Training course
Gender diversity
Sexual diversity
title_short As (im)possibilidades do trabalho com diversidade de gênero e sexual na escola após um curso de formação
title_full As (im)possibilidades do trabalho com diversidade de gênero e sexual na escola após um curso de formação
title_fullStr As (im)possibilidades do trabalho com diversidade de gênero e sexual na escola após um curso de formação
title_full_unstemmed As (im)possibilidades do trabalho com diversidade de gênero e sexual na escola após um curso de formação
title_sort As (im)possibilidades do trabalho com diversidade de gênero e sexual na escola após um curso de formação
author Santos, Beatriz Rodrigues Lino dos
author_facet Santos, Beatriz Rodrigues Lino dos
Souza, Marcos Lopes de
author_role author
author2 Souza, Marcos Lopes de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Beatriz Rodrigues Lino dos
Souza, Marcos Lopes de
dc.subject.por.fl_str_mv Formação docente
Diversidade de gênero
Diversidade sexual
Capacitación de profesores
Diversidad de género
Diversidad sexual
Training course
Gender diversity
Sexual diversity
topic Formação docente
Diversidade de gênero
Diversidade sexual
Capacitación de profesores
Diversidad de género
Diversidad sexual
Training course
Gender diversity
Sexual diversity
description Revista Diversidade e Educação, v. 8, n. 1, p. 163-189, Jan./Jun. 2020.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-16
2023-04-13T23:31:33Z
2023-04-13T23:31:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, B. R. L.; SOUZA, M. L. As (im)possibilidades do trabalho com diversidade de gênero e sexual na escola após um curso de formação. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 162–189, 2020. DOI: 10.14295/de.v8i1.11436. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/11436. Acesso em: 12 abr. 2023.
E-ISSN 2358-8853
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10839
:10.14295/de.v8i1.11436
identifier_str_mv SANTOS, B. R. L.; SOUZA, M. L. As (im)possibilidades do trabalho com diversidade de gênero e sexual na escola após um curso de formação. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 162–189, 2020. DOI: 10.14295/de.v8i1.11436. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/11436. Acesso em: 12 abr. 2023.
E-ISSN 2358-8853
:10.14295/de.v8i1.11436
url https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10839
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande - FURG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande - FURG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187235840786432