Prevalência de fatores associados a acidentes viários no entorno de escolas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torres, Tânia Batistela
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/149799
Resumo: Promover a segurança viária no entorno escolar é uma estratégia que contribui para que sejam construídas cidades seguras, saudáveis e sustentáveis. Nesse sentido, este estudo é dedicado a identificar a influência das características da estrutura urbana na frequência e na severidade dos acidentes no entorno de escolas de educação básica de Porto Alegre. A análise da frequência e da severidade de acidentes foi conduzida através da estimação de modelos econométricos: binomial negativo e logit ordenado, respectivamente. Para esses, foram calculados os efeitos marginais, permitindo a observação da magnitude dos impactos das variáveis explicativas sobre as variáveis dependentes. As variáveis dependentes frequência e severidade foram extraídas dos acidentes registrados em Porto Alegre entre 2012 e 2014. Foram incluídas, simultaneamente, variáveis da estrutura urbana, das escolas, socioeconômicas e dos acidentes (para a severidade). A partir do geoprocessamento dos dados existentes, os entornos escolares puderam ser caracterizados para três diferentes áreas circulares de análise (buffer ring) de raios de 100, 150 e 200 metros, permitindo a comparação do uso das diferentes áreas. O conjunto de estimativas indica que áreas menores produzem modelos de melhor desempenho para ambas as técnicas empregadas. No entanto, áreas maiores permitem a análise de maior quantidade de variáveis relativas à estrutura urbana. Essa relação sugere os benefícios da escolha a partir do trade-off entre ajuste do modelo e sua capacidade de propiciar análises de variáveis. Foi identificado que a frequência e a severidade de acidentes podem estar relacionadas a uma única variável explicativa de formas opostas – a partir de sinais contrários. Essa diferença de resultados para frequência e severidade de acidentes indica que há maiores benefícios em analisá-las em conjunto. Identificou-se ainda que existem benefícios para a segurança viária em áreas de estrutura urbana com quarteirões menores e maior quantidade de interseções de quatro vias, em frequência e severidade, respectivamente. Já as áreas mais arborizadas tendem a apresentar acidentes de menor severidade nos casos de usuários de modos ativos.
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Foram incluídas, simultaneamente, variáveis da estrutura urbana, das escolas, socioeconômicas e dos acidentes (para a severidade). A partir do geoprocessamento dos dados existentes, os entornos escolares puderam ser caracterizados para três diferentes áreas circulares de análise (buffer ring) de raios de 100, 150 e 200 metros, permitindo a comparação do uso das diferentes áreas. O conjunto de estimativas indica que áreas menores produzem modelos de melhor desempenho para ambas as técnicas empregadas. No entanto, áreas maiores permitem a análise de maior quantidade de variáveis relativas à estrutura urbana. Essa relação sugere os benefícios da escolha a partir do trade-off entre ajuste do modelo e sua capacidade de propiciar análises de variáveis. Foi identificado que a frequência e a severidade de acidentes podem estar relacionadas a uma única variável explicativa de formas opostas – a partir de sinais contrários. Essa diferença de resultados para frequência e severidade de acidentes indica que há maiores benefícios em analisá-las em conjunto. Identificou-se ainda que existem benefícios para a segurança viária em áreas de estrutura urbana com quarteirões menores e maior quantidade de interseções de quatro vias, em frequência e severidade, respectivamente. Já as áreas mais arborizadas tendem a apresentar acidentes de menor severidade nos casos de usuários de modos ativos.Fostering road safety nearby schools is a strategy that contributes to build safe, healthy and sustainable cities. The aim of this study is to identify the influence of the built environment characteristics in the frequency and severity of accidents nearby elementary and secondary schools in Porto Alegre. The frequency and severity of the accidents were analyzed using econometric models: negative binomial and ordered logit, respectively. The evaluation of their marginal effects allowed the magnitude of the impact caused by the explanatory variable on the dependent variables to be observed. The measured variables frequency and severity were extracted from accidents registered in Porto Alegre from 2012 and 2014. Built environment, socioeconomic and school variables were also included, as well as accident data (for severity). Data geoprocessing allowed school surroundings to be characterized for three different buffer rings, measuring 100, 150 and 200 meters of radius. Thereby it was possible to compare the inclusion of different areas in the study. The estimations indicates that models based on smaller areas have better performances for both employed techniques, whereas larger areas allow the study of a bigger quantity of urban infrastructure variables. That indicates the benefits of choosing based on a trade-off between model adjustment and capacity to engender the analysis of variables. It was shown that frequency and severity of accidents could be related to a single explanatory variable in opposite ways – based on contrary signs. This difference in the results found for frequency and severity indicates that there are more benefits when analyzing them together. Moreover, there are benefits for road safety in areas where the city blocks are shorter and where there are more four-way intersections, in frequency and severity of accidents, respectively. Also, areas of more important afforestation tend to decrease the severity of accidents involving users of active modes.application/pdfporEstrutura urbanaSegurança viáriaEscolasBuilt environmentActive mobilityAchoolNegative binomialOrdered logitPrevalência de fatores associados a acidentes viários no entorno de escolasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de ProduçãoPorto Alegre, BR-RS2016.mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001007426.pdf001007426.pdfTexto completoapplication/pdf1590712http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149799/1/001007426.pdf3d12ddd0f42dcc3482bb63677b7f36efMD51TEXT001007426.pdf.txt001007426.pdf.txtExtracted Texttext/plain235416http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149799/2/001007426.pdf.txteacb3c50b18058a8c38835d0d0acccd4MD52THUMBNAIL001007426.pdf.jpg001007426.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1153http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149799/3/001007426.pdf.jpg4881bf5f39f2594c20470cab0f2e05e6MD5310183/1497992021-12-19 05:28:31.978305oai:www.lume.ufrgs.br:10183/149799Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-12-19T07:28:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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