Certificação em cuidados farmacêuticos de pessoas com diabetes : uma abordagem centrada na pessoa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/201127 |
Resumo: | Internacionalmente, há concordância de que a certificação obtida no final da graduação já não é adequada para sustentar a qualidade do cuidado em toda a carreira na área da saúde. Modelos de educação continuada com certificação clínica prática, tendo provas de atualizações frequentes têm demonstrado sucesso em estudos realizados nos Estados Unidos da América e Inglaterra. Na área da farmácia, no Brasil há uma lacuna entre o currículo da graduação e as competências clínicas exigidas no cuidado da pessoa. Uma forma de medir e certificar essas competências, na área médica, é o ECOE – Exame Clínico Objetivo Estruturado – que é capaz de medir com situações simuladas o conhecimento clínico do profissional. Pensando na atuação clínica do Farmacêutico e a necessidade de desenvolvimento de competências clínicas no acompanhamento de pessoas, foi necessário avaliar as necessidades da pessoa e profissional que convivem com diabetes. Considerando a abordagem centrada na pessoa, que leva em consideração as necessidades relatadas por ela em relação ao seu cuidado, optamos por planejar o programa de Qualificação e Certificação em Cuidados Farmacêuticos, baseando-se na opinião da pessoa com diabetes sobre o que considera importante no seu cuidado e como é conviver com a doença. A partir dessa fundamentação, foi elaborado um modelo de qualificação e certificação do profissional. Paralelo a esse planejamento de modelo de qualificação profissional, viu-se necessário traduzir e validar um questionário que mede a qualidade dos materiais educativos, bem como realizar a revisão de escopo sobre certificação clínica em diabetes e exame clínico objetivo estruturado para a farmácia. |
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Gossenheimer, Agnes NogueiraCastro, Mauro Silveira deBollela, Valdes RobetoFernández-Llimós, Fernando2019-10-31T03:48:32Z2018http://hdl.handle.net/10183/201127001096675Internacionalmente, há concordância de que a certificação obtida no final da graduação já não é adequada para sustentar a qualidade do cuidado em toda a carreira na área da saúde. Modelos de educação continuada com certificação clínica prática, tendo provas de atualizações frequentes têm demonstrado sucesso em estudos realizados nos Estados Unidos da América e Inglaterra. Na área da farmácia, no Brasil há uma lacuna entre o currículo da graduação e as competências clínicas exigidas no cuidado da pessoa. Uma forma de medir e certificar essas competências, na área médica, é o ECOE – Exame Clínico Objetivo Estruturado – que é capaz de medir com situações simuladas o conhecimento clínico do profissional. Pensando na atuação clínica do Farmacêutico e a necessidade de desenvolvimento de competências clínicas no acompanhamento de pessoas, foi necessário avaliar as necessidades da pessoa e profissional que convivem com diabetes. Considerando a abordagem centrada na pessoa, que leva em consideração as necessidades relatadas por ela em relação ao seu cuidado, optamos por planejar o programa de Qualificação e Certificação em Cuidados Farmacêuticos, baseando-se na opinião da pessoa com diabetes sobre o que considera importante no seu cuidado e como é conviver com a doença. A partir dessa fundamentação, foi elaborado um modelo de qualificação e certificação do profissional. Paralelo a esse planejamento de modelo de qualificação profissional, viu-se necessário traduzir e validar um questionário que mede a qualidade dos materiais educativos, bem como realizar a revisão de escopo sobre certificação clínica em diabetes e exame clínico objetivo estruturado para a farmácia.Internationally, there is agreement that the certification obtained at the end of graduation is no longer adequate to sustain the quality of care in the entire career in the health area. Models of continuing education with practical clinical certification, having evidence of frequent updates have been shown to be successful in studies conducted in the United States and England. In the pharmacy area, in Brazil there is a gap between the undergraduate curriculum and the clinical skills required in patient care. One way to measure and certify these competences in the medical field is the OSCE - Objective Structured Clinical Exam - that is able to measure with simulated situations the clinical knowledge of the professional. Thinking about the Pharmacist's clinical performance and the need to develop clinical skills in the follow-up of patients, it was necessary to evaluate the needs of the person and professional who live with diabetes. Considering the person-centered approach that takes into account the needs reported by her in relation to her care, we chose to plan the Pharmacy Qualification and Certification program based on the opinion of the person with diabetes about what he or she considers important for their care and how they prefer to live with the disease. Based on this foundation, a professional qualification and certification model was developed. Parallel to this planning of professional qualification model it was necessary to translate and validate a questionnaire that measures the quality of the educational materials, as well as carry out the revision of scope on clinical certification in diabetes and structured clinical objective exam for the pharmacy.application/pdfporDiabetesAssistência ao pacienteClinical certificationPharmaceutical educationObjective structured clinical examinationPrinted educational materialCertificação em cuidados farmacêuticos de pessoas com diabetes : uma abordagem centrada na pessoainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de FarmáciaPrograma de Pós-Graduação em Ciências FarmacêuticasPorto Alegre, BR-RS2018doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001096675.pdf.txt001096675.pdf.txtExtracted Texttext/plain439514http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201127/2/001096675.pdf.txt71c20601523322114262c2c52dc880caMD52ORIGINAL001096675.pdfTexto completoapplication/pdf2287992http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201127/1/001096675.pdfd78b3133cb1da7a80fd5c2ba04697b46MD5110183/2011272023-09-23 03:33:56.294776oai:www.lume.ufrgs.br:10183/201127Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-09-23T06:33:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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