Orientação geográfica com os alunos da 3ª série do Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paz, João Guilherme Zenatti
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/196360
Resumo: Nas experiências do mestrando na educação básica, desperta-se o interesse em pesquisar sobre como os alunos orientam-se no espaço geográfico. Nesse contexto, verificamos diferentes demandas e exigências ao professor de Geografia no processo de ensino-aprendizagem em relação à capacidade de orientar-se. Assim, entendemos que para responder a essa realidade, o docente precisa aprender e ensinar a (re)ler e (re)contextualizar a orientação geográfica por meio da alfabetização e letramento referentes aos signos, significantes e significados que a compõem. O ato de refletir sobre a orientação geográfica para textualizá-la é um desafio constante para professores e alunos e compreender como ocorre essa capacidade, a partir do movimento aparente do Sol, é uma das inquietações na educação geográfica. Isso ocorre por acreditarmos, que orientar-se no espaço geográfico, é uma habilidade fundamental na formação de um cidadão capaz de, por meio de sua localização, (re)ler o seu espaço e apropria-se dele - e de suas diferentes representações - em seu cotidiano (correlacionando e analisando os diferentes espaços vividos e projetados). Dessa maneira, esta pesquisa tem como objetivo geral desenvolver um estudo sobre como os alunos da 3ª série do Ensino Médio, no turno da noite, descentralizam-se para compreender o espaço relacional por meio da orientação geográfica. Igualmente, possui objetivos mais específicos, como: relacionar o conceito de espaço geográfico com a orientação geográfica, compreender as relações espaciais dos alunos finalistas do Ensino Médio e propor discussões sobre o ensino-aprendizagem da habilidade de orientar-se. A escolha por esta etapa escolar deve-se por acreditarmos que os jovens realizam ações mais descentralizadas em seus cotidianos. O caminho metodológico percorrido fundamenta-se na abordagem qualitativa, através da pesquisa participante e dialética, e no suporte teórico de produções bibliográficas sobre a orientação geográfica e a concepção piagetiana em relação à construção do conhecimento. A pesquisa participante estrutura-se na relação entre os pesquisadores e os sujeitos investigados a partir de ações educativas, como o questionário e as problematizações propostas aos alunos. Já o suporte teórico estrutura-se na revisão bibliográfica sobre o espaço geográfico, orientação geográfica e nos estudos piagetianos relacionados às relações espaciais e à construção do conhecimento. Por conseguinte, desejamos com a realização deste trabalho, incentivar novas pesquisas sobre a temática desenvolvida ao ter em vista, que o seu resultado demanda uma análise complexa das diversidades de raciocínios geográficos apresentados.
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Isso ocorre por acreditarmos, que orientar-se no espaço geográfico, é uma habilidade fundamental na formação de um cidadão capaz de, por meio de sua localização, (re)ler o seu espaço e apropria-se dele - e de suas diferentes representações - em seu cotidiano (correlacionando e analisando os diferentes espaços vividos e projetados). Dessa maneira, esta pesquisa tem como objetivo geral desenvolver um estudo sobre como os alunos da 3ª série do Ensino Médio, no turno da noite, descentralizam-se para compreender o espaço relacional por meio da orientação geográfica. Igualmente, possui objetivos mais específicos, como: relacionar o conceito de espaço geográfico com a orientação geográfica, compreender as relações espaciais dos alunos finalistas do Ensino Médio e propor discussões sobre o ensino-aprendizagem da habilidade de orientar-se. A escolha por esta etapa escolar deve-se por acreditarmos que os jovens realizam ações mais descentralizadas em seus cotidianos. O caminho metodológico percorrido fundamenta-se na abordagem qualitativa, através da pesquisa participante e dialética, e no suporte teórico de produções bibliográficas sobre a orientação geográfica e a concepção piagetiana em relação à construção do conhecimento. A pesquisa participante estrutura-se na relação entre os pesquisadores e os sujeitos investigados a partir de ações educativas, como o questionário e as problematizações propostas aos alunos. Já o suporte teórico estrutura-se na revisão bibliográfica sobre o espaço geográfico, orientação geográfica e nos estudos piagetianos relacionados às relações espaciais e à construção do conhecimento. Por conseguinte, desejamos com a realização deste trabalho, incentivar novas pesquisas sobre a temática desenvolvida ao ter em vista, que o seu resultado demanda uma análise complexa das diversidades de raciocínios geográficos apresentados.En las experiencias del maestro en la educación básica, se despierta el interés en investigar sobre cómo los alumnos se orientan en el espacio geográfico. En este contexto, verificamos diferentes demandas y exigencias al profesor de Geografía en el proceso de enseñanza-aprendizaje en relación a la capacidad de orientarse. Así, entendemos que para responder a esa realidad, el docente necesita aprender y enseñar a (re)leer y (re)contextualizar la orientación geográfica por medio de la alfabetización y letramento referentes a los signos, significantes y significados que la componen. El acto de reflexionar sobre la orientación geográfica para textualizarla es un desafío constante para profesores y alumnos y comprender cómo ocurre esa capacidad, a partir del movimiento aparente del Sol, es una de las inquietudes en la educación geográfica. Esto ocurre porque creemos que orientarse en el espacio geográfico es una habilidad fundamental en la formación de un ciudadano capaz de, por medio de su ubicación, (re) leer su espacio y apropiarse de él - y de sus diferentes representaciones - en su cotidiano (correlacionando y analizando los diferentes espacios vividos y proyectados). De esta manera, esta investigación tiene como objetivo general desarrollar un estudio sobre cómo los alumnos de la 3ª serie de la Enseñanza Media, en el turno de la noche, se descentralizan para comprender el espacio relacional a través de la orientación geográfica. Igualmente, tiene objetivos más específicos, como: relacionar el concepto de espacio geográfico con la orientación geográfica, comprender las relaciones espaciales de los alumnos finalistas de la Enseñanza Media y proponer discusiones sobre la enseñanza-aprendizaje de la habilidad de orientarse. La elección por esta etapa escolar se debe por creer que los jóvenes realizan acciones más descentralizadas en sus cotidianos. El camino metodológico recorrido se fundamenta en el abordaje cualitativo, a través de la investigación participante y dialéctica, y en el soporte teórico de producciones bibliográficas sobre la orientación geográfica y la concepción piagetiana en relación a la construcción del conocimiento. La investigación participante se estructura en la relación entre los investigadores y los sujetos investigados a partir de acciones educativas, como el cuestionario y las problemáticas propuestas a los alumnos. El soporte teórico se estructura en la revisión bibliográfica sobre el espacio geográfico, orientación geográfica y en los estudios piagetianos relacionados a las relaciones espaciales ya la construcción del conocimiento. Por lo tanto, deseamos con la realización de este trabajo incentivar nuevas investigaciones sobre la temática desarrollada al tener en vista que su resultado demanda un análisis complejo de las diversidades de raciocinios geográficos presentados.application/pdfporGeografia : EnsinoEnsino médioOrientação geográficaEnseñanza de geografíaEnseñanza mediaOrientación geográficaOrientação geográfica com os alunos da 3ª série do Ensino Médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação em GeografiaPorto Alegre, BR-RS2019mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001095612.pdf.txt001095612.pdf.txtExtracted Texttext/plain147011http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196360/2/001095612.pdf.txtc33b034a41014ef976b442735d226b29MD52ORIGINAL001095612.pdfTexto completoapplication/pdf2536245http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196360/1/001095612.pdf22737c4469ebb719352f9d9e8432a220MD5110183/1963602019-06-29 02:36:42.032318oai:www.lume.ufrgs.br:10183/196360Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-06-29T05:36:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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