O planejamento de programas de ensino para o desenvolvimento de projetos de aprendizagem em português como língua adicional
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/189313 |
Resumo: | Este trabalho pretende apresentar e refletir sobre dois programas de ensino planejados por mim para o desenvolvimento de dois projetos de aprendizagem em aulas de Português como Língua Adicional (PLA) com base na progressão curricular proposta por Kraemer (2012) e Mittelstadt (2013) para o Programa de Português para Estrangeiros (PPE) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Para o desenvolvimento desses programas de ensino, parto do pressuposto de que o objetivo do ensino de línguas adicionais é a educação linguística (SCHLATTER; GARCEZ, 2012) e me apoio em uma perspectiva que considera a constituição de um currículo um processo interativo de construção (PACHECO, 1996) que orienta o trabalho dos professores em sala de aula (COLL, 1996). Tendo como ponto de partida a progressão curricular elaborada por Kraemer (2012) para o curso Intermediário II do PPE, os programas de ensino se fundamentam na noção bakhtiniana de gêneros do discurso (BAKHTIN, 2003), entendendo que a nossa relação com os gêneros está intrinsecamente ligada à nossa relação com a língua em que fomos socializados. Também considero que uma forma de criar oportunidades para os alunos agirem no mundo por meio da linguagem e de diferentes gêneros do discurso é a partir do trabalho com projetos de aprendizagem (HERNÁNDEZ, 1998; 2004a) em aula Com base nessas questões, reúno orientações e aponto critérios envolvidos na seleção e definição de elementos constitutivos do planejamento de programas de ensino de projetos de PLA que se apoiam em currículos de PLA construídos com base no ensino por projetos. Apresento dois programas de ensino que planejei para projetos a serem desenvolvidos no curso Intermediário II do PPE, abordando tanto o delineamento dos seus diferentes elementos constitutivos, como a temática, a problematização, os gêneros estruturantes e os objetivos de aprendizagem, quanto a busca e a seleção de textos para o estudo dos gêneros estruturantes dos projetos e para a ampliação e o aprofundamento de conhecimentos sobre os seus recortes temáticos. Este trabalho pretende contribuir para a área de ensino de PLA propondo possibilidades para o planejamento e o trabalho com projetos de aprendizagem em aula, e, mais especificamente, indicando orientações e critérios que possam nortear a organização do planejamento de programas de ensino de projetos em aulas que buscam promover a participação crítica e autoral dos alunos em práticas sociais em que já circulam ou que desejam circular por meio do uso da linguagem. |
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Neves, Caroline ScheuerSchlatter, Margarete2019-03-13T02:28:09Z2018http://hdl.handle.net/10183/189313001085712Este trabalho pretende apresentar e refletir sobre dois programas de ensino planejados por mim para o desenvolvimento de dois projetos de aprendizagem em aulas de Português como Língua Adicional (PLA) com base na progressão curricular proposta por Kraemer (2012) e Mittelstadt (2013) para o Programa de Português para Estrangeiros (PPE) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Para o desenvolvimento desses programas de ensino, parto do pressuposto de que o objetivo do ensino de línguas adicionais é a educação linguística (SCHLATTER; GARCEZ, 2012) e me apoio em uma perspectiva que considera a constituição de um currículo um processo interativo de construção (PACHECO, 1996) que orienta o trabalho dos professores em sala de aula (COLL, 1996). Tendo como ponto de partida a progressão curricular elaborada por Kraemer (2012) para o curso Intermediário II do PPE, os programas de ensino se fundamentam na noção bakhtiniana de gêneros do discurso (BAKHTIN, 2003), entendendo que a nossa relação com os gêneros está intrinsecamente ligada à nossa relação com a língua em que fomos socializados. Também considero que uma forma de criar oportunidades para os alunos agirem no mundo por meio da linguagem e de diferentes gêneros do discurso é a partir do trabalho com projetos de aprendizagem (HERNÁNDEZ, 1998; 2004a) em aula Com base nessas questões, reúno orientações e aponto critérios envolvidos na seleção e definição de elementos constitutivos do planejamento de programas de ensino de projetos de PLA que se apoiam em currículos de PLA construídos com base no ensino por projetos. Apresento dois programas de ensino que planejei para projetos a serem desenvolvidos no curso Intermediário II do PPE, abordando tanto o delineamento dos seus diferentes elementos constitutivos, como a temática, a problematização, os gêneros estruturantes e os objetivos de aprendizagem, quanto a busca e a seleção de textos para o estudo dos gêneros estruturantes dos projetos e para a ampliação e o aprofundamento de conhecimentos sobre os seus recortes temáticos. Este trabalho pretende contribuir para a área de ensino de PLA propondo possibilidades para o planejamento e o trabalho com projetos de aprendizagem em aula, e, mais especificamente, indicando orientações e critérios que possam nortear a organização do planejamento de programas de ensino de projetos em aulas que buscam promover a participação crítica e autoral dos alunos em práticas sociais em que já circulam ou que desejam circular por meio do uso da linguagem.This work aims to present and reflect on two teaching plans created by me for the development of two learning projects in Portuguese as an Additional Language (PAL) classes, based on the curriculum conceived by Kraemer (2012) and Mittelstadt (2013) for the Program of Portuguese for Speakers of Other Languages (PPE) of the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS). The teaching plans were designed considering that the goal of additional language teaching is linguistic education (SCHLATTER; GARCEZ, 2012) and that the development of a curriculum is an interactive process of construction (PACHECO, 1996) that guides the work of teachers in class (COLL, 1996). Using as a starting point the curriculum designed by Kraemer (2012) for PPE’s Intermediate II, the teaching plans are based on Bakhtin's perspective of speech genre (BAKHTIN, 2003), considering that our relations with genres are intrinsically connected with our relations with the language in which we have been socialized. It is also taken into consideration that one way of creating opportunities for students to act in the world through the use of language and different speech genres is by developing learning projects (HERNÁNDEZ, 1998; HERNÁNDEZ, 2004a) in class. Based on these points, guidelines and criteria are systematized in regard to the selection and delineation of elements that are part of the development of teaching plans of PAL projects based on curricula that take into account project-based teaching and learning Two teaching plans designed by me for Intermediate II projects are presented, and both the delineation of their constitutive elements, such as theme, problematization, structuring genres, learning goals, as well as the search and selection of texts for the study of structuring genres and for the expansion and deepening of knowledge regarding the projects’ themes are analyzed. This work aims to contribute to the PAL teaching field with possibilities of courses of action in regard to project-based teaching and planning and, more specifically, with guidelines and criteria that can be used in the organization and creation of teaching plans of learning projects developed in classes that seek to promote critical and authorial participation of students in social practices in which they already participate or wish to participate through the use of language.application/pdfporLíngua portuguesaPlanejamento de ensinoCurrículoEnsino-aprendizagemLinguagem e línguasPortuguese as an additional languagePlanningTeaching planLearning projectO planejamento de programas de ensino para o desenvolvimento de projetos de aprendizagem em português como língua adicionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em LetrasPorto Alegre, BR-RS2018mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001085712.pdf.txt001085712.pdf.txtExtracted Texttext/plain476013http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189313/2/001085712.pdf.txt1b839bd7f9479a17a684d2c10a46f87aMD52ORIGINAL001085712.pdfTexto completoapplication/pdf9006606http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189313/1/001085712.pdfbd24c0737e2fecedcc1959011631bcc6MD5110183/1893132019-03-14 02:29:03.406231oai:www.lume.ufrgs.br:10183/189313Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-03-14T05:29:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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Este trabalho pretende apresentar e refletir sobre dois programas de ensino planejados por mim para o desenvolvimento de dois projetos de aprendizagem em aulas de Português como Língua Adicional (PLA) com base na progressão curricular proposta por Kraemer (2012) e Mittelstadt (2013) para o Programa de Português para Estrangeiros (PPE) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Para o desenvolvimento desses programas de ensino, parto do pressuposto de que o objetivo do ensino de línguas adicionais é a educação linguística (SCHLATTER; GARCEZ, 2012) e me apoio em uma perspectiva que considera a constituição de um currículo um processo interativo de construção (PACHECO, 1996) que orienta o trabalho dos professores em sala de aula (COLL, 1996). Tendo como ponto de partida a progressão curricular elaborada por Kraemer (2012) para o curso Intermediário II do PPE, os programas de ensino se fundamentam na noção bakhtiniana de gêneros do discurso (BAKHTIN, 2003), entendendo que a nossa relação com os gêneros está intrinsecamente ligada à nossa relação com a língua em que fomos socializados. Também considero que uma forma de criar oportunidades para os alunos agirem no mundo por meio da linguagem e de diferentes gêneros do discurso é a partir do trabalho com projetos de aprendizagem (HERNÁNDEZ, 1998; 2004a) em aula Com base nessas questões, reúno orientações e aponto critérios envolvidos na seleção e definição de elementos constitutivos do planejamento de programas de ensino de projetos de PLA que se apoiam em currículos de PLA construídos com base no ensino por projetos. Apresento dois programas de ensino que planejei para projetos a serem desenvolvidos no curso Intermediário II do PPE, abordando tanto o delineamento dos seus diferentes elementos constitutivos, como a temática, a problematização, os gêneros estruturantes e os objetivos de aprendizagem, quanto a busca e a seleção de textos para o estudo dos gêneros estruturantes dos projetos e para a ampliação e o aprofundamento de conhecimentos sobre os seus recortes temáticos. Este trabalho pretende contribuir para a área de ensino de PLA propondo possibilidades para o planejamento e o trabalho com projetos de aprendizagem em aula, e, mais especificamente, indicando orientações e critérios que possam nortear a organização do planejamento de programas de ensino de projetos em aulas que buscam promover a participação crítica e autoral dos alunos em práticas sociais em que já circulam ou que desejam circular por meio do uso da linguagem. |
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