Quando o projeto é patrimônio : a modernidade póstuma em questão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pellegrini, Ana Carolina Santos
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/29932
Resumo: Este trabalho propõe nova abordagem no campo da preservação do legado da Arquitetura Moderna: o projeto como patrimônio. A tese dedica-se ao estudo de novas arquiteturas frutos de antigos projetos, mais particularmente, aquelas realizadas ou concluídas após o desaparecimento de seus autores. Tradicionalmente, o edifício tem sido o principal documento de toda a intervenção que vise à conservação patrimonial. O que esta tese aventa é a possibilidade deste protagonismo ser dividido com ou até mesmo substituído pelo projeto. Para tanto são estudados casos de completamentos e reconstruções de edificações exemplares, projetadas por mestres do Movimento Moderno, analisando não apenas o objeto construído, mas todo o processo e as circunstâncias que nele redundaram. A tese não almeja chegar a critérios conclusivos que definam categoricamente como proceder em relação a este tipo de operação, mas sim, debater sobre suas implicações teóricas, como as questões relativas à originalidade, autenticidade e pertinência.
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spelling Pellegrini, Ana Carolina SantosComas, Carlos Eduardo Dias2011-07-07T06:00:35Z2011http://hdl.handle.net/10183/29932000778070Este trabalho propõe nova abordagem no campo da preservação do legado da Arquitetura Moderna: o projeto como patrimônio. A tese dedica-se ao estudo de novas arquiteturas frutos de antigos projetos, mais particularmente, aquelas realizadas ou concluídas após o desaparecimento de seus autores. Tradicionalmente, o edifício tem sido o principal documento de toda a intervenção que vise à conservação patrimonial. O que esta tese aventa é a possibilidade deste protagonismo ser dividido com ou até mesmo substituído pelo projeto. Para tanto são estudados casos de completamentos e reconstruções de edificações exemplares, projetadas por mestres do Movimento Moderno, analisando não apenas o objeto construído, mas todo o processo e as circunstâncias que nele redundaram. A tese não almeja chegar a critérios conclusivos que definam categoricamente como proceder em relação a este tipo de operação, mas sim, debater sobre suas implicações teóricas, como as questões relativas à originalidade, autenticidade e pertinência.This thesis proposes a new approach in the field of Modern Architecture legacy preservation: the design as heritage. The text focuses on studying new architectures originated from old designs, particularly those built or finished after their authors passed away. Traditionally, the building has been the main document for any intervention that aims to conserve heritage. This thesis suggests that this main role could be shared or even replaced by the project. For this reason, completion and reconstruction cases of remarkable buildings designed by masters of the Modern Movement were studied, analyzing not only the built object, but also the whole process and the circumstances that leaded to its final result. The aim of the thesis is not achieving conclusive criteria for an ultimate definition about the referred operations; instead, the intention is debating on its theoretical implications, relatively to originality, authenticity and pertinency.application/pdfporArquitetura modernaProjeto arquitetônicoPatrimônio arquitetônicoPreservação arquitetônicaRestauração (Arquitetura)ReconstrucaoQuando o projeto é patrimônio : a modernidade póstuma em questãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de ArquiteturaPrograma de Pesquisa e Pós-Graduação em ArquiteturaPorto Alegre, BR-RS2011doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000778070.pdf.txt000778070.pdf.txtExtracted Texttext/plain580849http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29932/2/000778070.pdf.txtb4026a181446a12d126585d3ec197462MD52ORIGINAL000778070.pdf000778070.pdfTexto completoapplication/pdf27449152http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29932/1/000778070.pdff432f00afcb9ca3b2e738d21556d8f7eMD51THUMBNAIL000778070.pdf.jpg000778070.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1600http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29932/3/000778070.pdf.jpg4adae085d4188117d12b93a7a484e0d5MD5310183/299322018-10-09 09:23:32.984oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29932Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-09T12:23:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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