Autoria e colaboração criativa no projeto arquitetônico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paulo Waisberg
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/RAAO-7YHEMH
Resumo: Este trabalho trata de mudanças na prática arquitetônica ocasionada pela transformação no conceito de autoria e pelo aparecimento das novas tecnologias da informação. Outros fatores como a concentração espacial e temporal e seus efeitos na colaboração são utilizados como material para um estudo comparativo entre duas modalidades de Ateliê de Projetos Arquitetônicos, realizadas na Escola de Arquiteturada Universidade Federal de Minas Gerais. Na primeira modalidade, descreve-se a participação deste arquiteto como professor na disciplina optativa Ateliê Virtual de Projetos, que é um projeto de pesquisa em andamento e constitui um ambiente interativo para colaboração, utilizando comunicação mediada por computadores, com participantes de universidades de outras localidades brasileiras. Os ateliês virtuais ou Virtual Design Studios são ateliês distribuídos no espaço, com participantes de várias localidades, e no tempo, com comunicação sincronizada e assíncrona. Na segunda modalidade, foi criada uma disciplina para a realização de projetos para concursos nacionais e internacionais, com mesma carga horária, mas com concentração de aulas durante uma semana e com participantes vinculados ao mesmoespaço físico. A partir destes experimentos e outros relatos, pretende-se contribuir para o entendimento das variáveis que afetam o processo criativo em equipe.
id UFMG_77cdc26a24e101ea504c543a45c0b73c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/RAAO-7YHEMH
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Jose dos Santos Cabral FilhoMaria Lucia MalardJosé Ripper KósPaulo Waisberg2019-08-14T08:35:32Z2019-08-14T08:35:32Z2007-11-12http://hdl.handle.net/1843/RAAO-7YHEMHEste trabalho trata de mudanças na prática arquitetônica ocasionada pela transformação no conceito de autoria e pelo aparecimento das novas tecnologias da informação. Outros fatores como a concentração espacial e temporal e seus efeitos na colaboração são utilizados como material para um estudo comparativo entre duas modalidades de Ateliê de Projetos Arquitetônicos, realizadas na Escola de Arquiteturada Universidade Federal de Minas Gerais. Na primeira modalidade, descreve-se a participação deste arquiteto como professor na disciplina optativa Ateliê Virtual de Projetos, que é um projeto de pesquisa em andamento e constitui um ambiente interativo para colaboração, utilizando comunicação mediada por computadores, com participantes de universidades de outras localidades brasileiras. Os ateliês virtuais ou Virtual Design Studios são ateliês distribuídos no espaço, com participantes de várias localidades, e no tempo, com comunicação sincronizada e assíncrona. Na segunda modalidade, foi criada uma disciplina para a realização de projetos para concursos nacionais e internacionais, com mesma carga horária, mas com concentração de aulas durante uma semana e com participantes vinculados ao mesmoespaço físico. A partir destes experimentos e outros relatos, pretende-se contribuir para o entendimento das variáveis que afetam o processo criativo em equipe.This work is about the changes in the architectural practice caused by the transformation on authorship and the development of new information technologies. Other factors such as spatial and temporal concentration and its effects on collaboration are used as material for a comparative study between two types of architectural design studios at the architecture school of Universidade Federal de Minas Gerais, Brazil. In the first type, the participation as a professor on a Virtual Design Studio is described. This is an ongoing project and constitutes an interactive environment fordesign collaboration using computer mediated communication among Brazilian universities. The Virtual Design Studios are Studios distributed in space and time, in which participants are located at different places and use synchronous and asynchronous communication. In the second type, a subject on architectural competition design studio was created, having the same amount of class-hours of the former but concentrated on a week and having the participants share the same laboratory.Conclusions from these experiments are used as bases for a contribution on the understanding of the variables that affect the team creative collaboration.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGComunicação em Projeto arquitetônicoProjeto arquitetônicoArquitetura e tecnologiaArquiteturaComunicação emProjeto arquitetônicoArquitetura e tecnologiaprojeto arquitetônicoAutoria e colaboração criativa no projeto arquitetônicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdissertacao_autoria.pdfapplication/pdf5870767https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/RAAO-7YHEMH/1/dissertacao_autoria.pdfd5b697b0e1477fb5fab3444f68083167MD51TEXTdissertacao_autoria.pdf.txtdissertacao_autoria.pdf.txtExtracted texttext/plain239155https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/RAAO-7YHEMH/2/dissertacao_autoria.pdf.txt7821203c0848a79a5d98dfd65668b67cMD521843/RAAO-7YHEMH2019-11-14 15:56:40.303oai:repositorio.ufmg.br:1843/RAAO-7YHEMHRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T18:56:40Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Autoria e colaboração criativa no projeto arquitetônico
title Autoria e colaboração criativa no projeto arquitetônico
spellingShingle Autoria e colaboração criativa no projeto arquitetônico
Paulo Waisberg
Comunicação em
Projeto arquitetônico
Arquitetura e tecnologia
projeto arquitetônico
Comunicação em Projeto arquitetônico
Projeto arquitetônico
Arquitetura e tecnologia
Arquitetura
title_short Autoria e colaboração criativa no projeto arquitetônico
title_full Autoria e colaboração criativa no projeto arquitetônico
title_fullStr Autoria e colaboração criativa no projeto arquitetônico
title_full_unstemmed Autoria e colaboração criativa no projeto arquitetônico
title_sort Autoria e colaboração criativa no projeto arquitetônico
author Paulo Waisberg
author_facet Paulo Waisberg
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Jose dos Santos Cabral Filho
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Maria Lucia Malard
dc.contributor.referee2.fl_str_mv José Ripper Kós
dc.contributor.author.fl_str_mv Paulo Waisberg
contributor_str_mv Jose dos Santos Cabral Filho
Maria Lucia Malard
José Ripper Kós
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação em
Projeto arquitetônico
Arquitetura e tecnologia
projeto arquitetônico
topic Comunicação em
Projeto arquitetônico
Arquitetura e tecnologia
projeto arquitetônico
Comunicação em Projeto arquitetônico
Projeto arquitetônico
Arquitetura e tecnologia
Arquitetura
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Comunicação em Projeto arquitetônico
Projeto arquitetônico
Arquitetura e tecnologia
Arquitetura
description Este trabalho trata de mudanças na prática arquitetônica ocasionada pela transformação no conceito de autoria e pelo aparecimento das novas tecnologias da informação. Outros fatores como a concentração espacial e temporal e seus efeitos na colaboração são utilizados como material para um estudo comparativo entre duas modalidades de Ateliê de Projetos Arquitetônicos, realizadas na Escola de Arquiteturada Universidade Federal de Minas Gerais. Na primeira modalidade, descreve-se a participação deste arquiteto como professor na disciplina optativa Ateliê Virtual de Projetos, que é um projeto de pesquisa em andamento e constitui um ambiente interativo para colaboração, utilizando comunicação mediada por computadores, com participantes de universidades de outras localidades brasileiras. Os ateliês virtuais ou Virtual Design Studios são ateliês distribuídos no espaço, com participantes de várias localidades, e no tempo, com comunicação sincronizada e assíncrona. Na segunda modalidade, foi criada uma disciplina para a realização de projetos para concursos nacionais e internacionais, com mesma carga horária, mas com concentração de aulas durante uma semana e com participantes vinculados ao mesmoespaço físico. A partir destes experimentos e outros relatos, pretende-se contribuir para o entendimento das variáveis que afetam o processo criativo em equipe.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-11-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T08:35:32Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T08:35:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/RAAO-7YHEMH
url http://hdl.handle.net/1843/RAAO-7YHEMH
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/RAAO-7YHEMH/1/dissertacao_autoria.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/RAAO-7YHEMH/2/dissertacao_autoria.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv d5b697b0e1477fb5fab3444f68083167
7821203c0848a79a5d98dfd65668b67c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1793890692727046144