Ensaio sobre as imagens : enlace entre teoria psicanalítica e a arte de Ana Mendieta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Gabriela Gomes da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/265336
Resumo: Este trabalho tem como objetivo ampliar a discussão acerca das imagens no campo psicanalítico. Enquanto linguagem, destacamos nas imagens sua capacidade simbólica e, por conseguinte, sua potência crítica frente ao laço social. Para tanto, apresentamos como guia narrativo os trabalhos artísticos de Ana Mendieta. Em articulação com a psicanálise e outras áreas do saber, como a filosofia e a teoria feminista, buscamos provocar o choque temporal entre as fotografias da artista e o tempo presente, através do qual propomos o tensionamento entre a arte de Ana Mendieta e as novas dinâmicas que surgem na relação entre imagens e tecnologia. Ademais, sensível à violência contra as mulheres, Mendieta produziu em suas imagens e no seu próprio corpo os atravessamentos de uma cultura patriarcal. Nesse sentido, percorremos um breve caminho pelos quatro anos de governo Bolsonaro, dando ênfase para um repertório de políticas públicas defasadas e processos de subjetivação no fluxo da misoginia. Por fim, a partir da íntima relação entre corpo feminino e território explorada por Ana Mendieta em suas obras, realizamos uma aproximação, através de uma dimensão simbólica, com a construção de um Coletivo de Mulheres da periferia de Porto Alegre (RS), em vista da criação de uma linguagem outra, fora da gramática patriarcal, oriunda da experiência de lideranças femininas negras.
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Nesse sentido, percorremos um breve caminho pelos quatro anos de governo Bolsonaro, dando ênfase para um repertório de políticas públicas defasadas e processos de subjetivação no fluxo da misoginia. Por fim, a partir da íntima relação entre corpo feminino e território explorada por Ana Mendieta em suas obras, realizamos uma aproximação, através de uma dimensão simbólica, com a construção de um Coletivo de Mulheres da periferia de Porto Alegre (RS), em vista da criação de uma linguagem outra, fora da gramática patriarcal, oriunda da experiência de lideranças femininas negras.The present work aims to broaden the discussion about images in the field of psychoanalysis. As a form of language, images are highlighted through their symbolic capabilities and, thereafter, through their strength of criticism towards the social bond. Therefore, the artistic works of Ana Mendieta are presented as a narrative guide. Through the articulation between psychoanalysis and other fields of knowledge, such as philosophy and feminist theory, a temporal shock is provoked between the artist’s photography and its relationship with present times, through which a tensioning between Ana Mendieta’s art and the new dynamics that appear among the relationship between images and technology is proposed. Furthermore, in her sensibility towards violence against women, Mendieta has produced in her images and in her own body the penetrations of a patriarchal culture. In that sense, a short path along the four years of Bolsonaro’s government of Brazil is traced, focusing on a repertoire of outdated public policies and processes of subjectivization in the flow of misogyny. Lastly, based on the intimate relationship between female body and territory, which Ana Mendieta’s work explores, a symbolic approximation with the construction of a collective of women in the outskirts of Porto Alegre, Brazil, is pursued, with the goal of creating an alternative form of language, outside of the patriarchal grammar and from within the personal experiences of black female leaders.Este trabajo tiene por objetivo ampliar la discusión acerca de las imágenes en el campo psicoanalítico. Como lenguaje, destacamos en las imágenes su capacidad simbólica y, consecuentemente, su potencia crítica ante el lazo social. Para tanto, presentamos como guía narrativo a los trabajos artísticos de Ana Mendieta. Articulándolos con el psicoanálisis y otros campos del conocimiento, como la filosofía y la teoría feminista, buscamos provocar um choque temporal entre las fotografías de la artista y el tiempo presente, a través de lo cual proponemos una tensión entre el arte de Ana Mendieta y las nuevas dinámicas que surgen en la relación entre imágenes y tecnología. Además, sensible a la violencia contra la mujer, Mendieta produjo en sus imágenes y en su cuerpo los cruces de una cultura patriarcal. En ese sentido, recurrimos un breve camino por los cuatro años del gobierno Bolsonaro, poniendo énfasis a un repertorio de políticas públicas desfasadas y procesos de subjetivación en el flujo de la misoginia. Por fin, a partir de la íntima relación entre cuerpo femenino y territorio explorada por Ana Mendieta en sus obras, realizamos una aproximación, a través de una dimensión simbólica, con la construcción de un Colectivo de Mujeres en la periferia de Porto Alegre, Brasil, intentando crear a otro lenguaje, afuera de la gramática patriarcal, a partir de la experiencia de liderazgos del feminismo negro.application/pdfporPsicanálise e arteTeoria feministaFotografia : Aspectos psicossociaisViolência contra a mulherImagemCorpoMendieta, Ana, 1948-1985PsychoanalysisImageArtFeminist theoryPsicoanálisisImagenArteTeoría feministaEnsaio sobre as imagens : enlace entre teoria psicanalítica e a arte de Ana Mendietainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPrograma de Pós-Graduação em Psicanálise: Clínica e CulturaPorto Alegre, BR-RS2023mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001177540.pdf.txt001177540.pdf.txtExtracted Texttext/plain75473http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265336/2/001177540.pdf.txt0e1a154dd2e5a6ff734734728f8cf2caMD52ORIGINAL001177540.pdfTexto parcialapplication/pdf823977http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265336/1/001177540.pdf09661049f9dbe81279f853b565c99b2fMD5110183/2653362023-09-29 03:35:13.269023oai:www.lume.ufrgs.br:10183/265336Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-09-29T06:35:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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