Saúde planetária: um novo campo de estudos nas Ciências da Vida?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Enrique Falceto de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/206167
Resumo: Esta dissertação explora o conceito emergente de Saúde Planetária, buscando compreender o seu surgimento, sua dinâmica, suas tendências ainda incipientes e as possibilidades de inserção no ensino das Ciências da Vida, especialmente na formação de Médicos de Família e Comunidade. Esta dissertação constitui-se, principalmente, a partir do corpo de três artigos já publicados. O primeiro capítulo, do artigo intitulado Planetary Health: A Scientometric Analysis of Scientific Publications, faz uma análise do panorama científico para mapear movimentos de inserção e sedimentação do campo de estudos em Saúde Planetária até 2016. O segundo capítulo, traz um ensaio teórico intitulado A Saúde Planetária como Ferramenta Didática para a Educação Médica, em que se discute o potencial conceitual e metodológico de Saúde Planetária para transformar o ensino e a prática médica. O terceiro capítulo, traz um artigo sobre desafios e oportunidades em Saúde Planetária na Atenção Primária à Saúde, onde elenca-se pontos chave para inserção de Saúde Planetária nas áreas de atuação do Médico de Família e Comunidade, inclusive na educação e pesquisa. Concluindo, consideramos a importância estratégica, desse emergente campo de estudos, como catalisadora para uma transformação necessária do ensino, e como prenúncio de um projeto científico-educacional civilizatório, com potencial para dar novo sentido às Ciências da Vida e criar uma nova identidade planetária. Não obstante, fica patente que é imprescindível continuar-se a pesquisar e desenvolver mais subsídios para a consolidação da Saúde Planetária como campo científico e de efetivas práticas educativas.
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