Educação em saúde planetária na graduação médica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zandavalli, Rafaela Brugalli
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/271481
Resumo: Esta dissertação relata o surgimento do ensino sobre Saúde Planetária (SP) em faculdades de medicina no Brasil, utilizando a Teoria Ator-Rede como base teórica e ferramenta didática para a explanação dos domínios de SP “Complexidade e Pensamento Sistêmico” e “Interconexão Através da Natureza”, fundamentais para o campo. Ela se inicia com a autora narrando sua trajetória acadêmica e de militância ou “advocacy”, desde o envolvimento em atividades de defesa da saúde humana e do planeta, passando pelo aprimoramento do método didático em espaços de ensino, como congressos e outras universidades, até a publicação e divulgação dos primeiros materiais didáticos brasileiros para o ensino da SP. O primeiro capítulo “A Teoria Ator-Rede Aplicada como Ferramenta Didática para o Ensino de Saúde Planetária” trata-se da fundamentação teórica sobre a Teoria Ator-Rede. Em sequência, no segundo capítulo é apresentado o material didático elaborado pela autora e colaboradores, o qual se chama “Pessoa e Clínica sob as Lentes da Saúde Planetária” e já está publicado em formato de livro on-line. O terceiro capítulo se constitui o primeiro artigo desta tese, intitulado “Abordagem sistêmica na educação em saúde planetária para estudantes de medicina: um estudo quali-quantitativo.”, o qual avalia quali-quantitativamente a implementação de um dos materiais didáticos publicados com duas turmas da Faculdade de Medicina da UFRGS e foi submetido à revista BMC Medical Education em inglês. O segundo artigo, “Pensamento sistêmico e interconexão através da natureza: ensinando Saúde Planetária a estudantes de medicina.” avalia qualitativamente em maior profundidade a estratégia didática educativa dos domínios “Complexidade e Pensamento Sistêmico” e “Interconexão Através da Natureza”. Por fim, na seção de “Considerações e Perspectivas”, a autora elenca desafios observados durante sua experiência de educar sobre SP e traça perspectivas de novos estudos e ações necessários para a área.
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O primeiro capítulo “A Teoria Ator-Rede Aplicada como Ferramenta Didática para o Ensino de Saúde Planetária” trata-se da fundamentação teórica sobre a Teoria Ator-Rede. Em sequência, no segundo capítulo é apresentado o material didático elaborado pela autora e colaboradores, o qual se chama “Pessoa e Clínica sob as Lentes da Saúde Planetária” e já está publicado em formato de livro on-line. O terceiro capítulo se constitui o primeiro artigo desta tese, intitulado “Abordagem sistêmica na educação em saúde planetária para estudantes de medicina: um estudo quali-quantitativo.”, o qual avalia quali-quantitativamente a implementação de um dos materiais didáticos publicados com duas turmas da Faculdade de Medicina da UFRGS e foi submetido à revista BMC Medical Education em inglês. O segundo artigo, “Pensamento sistêmico e interconexão através da natureza: ensinando Saúde Planetária a estudantes de medicina.” avalia qualitativamente em maior profundidade a estratégia didática educativa dos domínios “Complexidade e Pensamento Sistêmico” e “Interconexão Através da Natureza”. Por fim, na seção de “Considerações e Perspectivas”, a autora elenca desafios observados durante sua experiência de educar sobre SP e traça perspectivas de novos estudos e ações necessários para a área.This thesis reports the emergence of the education on Planetary Health (PH) in medical schools in Brazil using the Actor-Network Theory as a theoretical basis and didactic tool for the explanation of the PH domains "Complexity and Systemic Thinking" and "Interconnection Within Nature", fundamental to the field. It begins with the author narrating her academic and advocacy trajectory, from her engagement in activities in defense of human and planetary health, passing through the improvement of the didactic method in teaching spaces such as congresses and other universities, up to the publication and promotion of the first Brazilian didactic materials PH education. The first chapter "Applied Actor-Network Theory as a Didactic Tool for the Teaching of Planetary Health" is about the theoretical foundation of the Actor-Network Theory. In sequence, in the second chapter, the didactic material elaborated by the author and collaborators is presented, which is called "Person and Clinic under the Lenses of Planetary Health" and is already published as an on-line book. The third chapter is the first article of this thesis, entitled "Systems Approach in Planetary Health Education for Medical Students: A Mixed Methods Study.", which qualitatively evaluates the implementation of one of the didactic materials published with two classes of the Faculty of Medicine of UFRGS and was submitted to the BMC Medical Education journal in english. The second article, "Systems thinking and interconnection within nature: teaching Planetary Health to medical students." qualitatively evaluates in greater depth the educational didactic strategy of the domains "Complexity and Systemic Thinking" and "Interconnection through Nature". Finally, in the "Considerations and Perspectives" section, the author lists challenges observed during her experience of educating about SP and outlines perspectives of new studies and actions needed for the area.application/pdfporEducação em saúdeSaúde ambientalPlanetary HealthClimate ChangeEducation MedicalEducação em saúde planetária na graduação médicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2023mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001193954.pdf.txt001193954.pdf.txtExtracted Texttext/plain378975http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271481/2/001193954.pdf.txt56669759d853fe23f1a4d106f0c2f2bfMD52ORIGINAL001193954.pdfTexto completoapplication/pdf40889581http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271481/1/001193954.pdf81314026a5c4431a35b216f98d680a76MD5110183/2714812024-02-07 05:59:21.873209oai:www.lume.ufrgs.br:10183/271481Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-02-07T07:59:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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