Educação financeira de idosos apoiada por tecnologias digitais
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2018 |
Format: | Master thesis |
Language: | por |
Source: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Download full: | http://hdl.handle.net/10183/189606 |
Summary: | Esta dissertação situa-se na área da Educação e problematizou o uso das tecnologias digitais como ferramentas para atualização e acesso a informações sobre educação financeira na Internet. O estudo teve como objetivo analisar de que forma as tecnologias digitais podem auxiliar na educação financeira de pessoas idosas. Para isso apoiou-se em um referencial interdisciplinar, em que a Educação é compreendida como um processo que ocorre ao longo de toda a vida e pode se dar em diferentes contextos. A Educação com enfoque para a educação financeira, apoiada pelo uso das tecnologias digitais, pode incentivar a construção do pensamento crítico. Desta forma, contribui para que os idosos lidem melhor com suas finanças e tomem decisões mais conscientes em relação ao uso do dinheiro. A metodologia empregada abordou a pesquisa qualitativa e utilizou o grupo focal como espaço de diálogo para o compartilhamento de experiências, conhecimentos e na produção dos dados. A Análise de Conteúdo foi a metodologia empregada para a organização e análise dos dados produzidos. Com o estudo foi possível perceber que as tecnologias digitais são ferramentas potenciais para auxiliar os idosos na organização do orçamento, na busca de informações e esclarecimentos sobre conceitos e dicas de educação financeira. Além disso, as tecnologias digitais empregadas na pesquisa ofereceram recursos para o planejamento e a tomada de decisões sobre o uso do dinheiro com aplicação prática no cotidiano pelos idosos participantes. |
id |
URGS_722153a5fa9be17fea2ac42e8b564caf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/189606 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Hollerweger, LeonéiaDoll, Johannes2019-03-27T04:06:50Z2018http://hdl.handle.net/10183/189606001090079Esta dissertação situa-se na área da Educação e problematizou o uso das tecnologias digitais como ferramentas para atualização e acesso a informações sobre educação financeira na Internet. O estudo teve como objetivo analisar de que forma as tecnologias digitais podem auxiliar na educação financeira de pessoas idosas. Para isso apoiou-se em um referencial interdisciplinar, em que a Educação é compreendida como um processo que ocorre ao longo de toda a vida e pode se dar em diferentes contextos. A Educação com enfoque para a educação financeira, apoiada pelo uso das tecnologias digitais, pode incentivar a construção do pensamento crítico. Desta forma, contribui para que os idosos lidem melhor com suas finanças e tomem decisões mais conscientes em relação ao uso do dinheiro. A metodologia empregada abordou a pesquisa qualitativa e utilizou o grupo focal como espaço de diálogo para o compartilhamento de experiências, conhecimentos e na produção dos dados. A Análise de Conteúdo foi a metodologia empregada para a organização e análise dos dados produzidos. Com o estudo foi possível perceber que as tecnologias digitais são ferramentas potenciais para auxiliar os idosos na organização do orçamento, na busca de informações e esclarecimentos sobre conceitos e dicas de educação financeira. Além disso, as tecnologias digitais empregadas na pesquisa ofereceram recursos para o planejamento e a tomada de decisões sobre o uso do dinheiro com aplicação prática no cotidiano pelos idosos participantes.The present work is based on the field of Education and discusses the use of digital technologies as tools for updating and accessing information on financial education on the Internet. This research aimed to analyze how digital technologies can assist in financial education of elderly people. In order to achieve this goal, this work is based on interdisciplinary theoretical reference in which Education is understood as a process that takes lifelong learning and can occur in different contexts. Education focused on financial education, supported by the use of digital technologies, can encourage the construction of critical thinking. Therefore, it can help the elderly to better deal with their financial life and make more conscious decisions regarding the use of money. The methodology addressed qualitative research and useed the focus group as a space for dialogue in order to share experiences, knowledge and data production. The methodology used for the organization and analysis of the data produced was Content Analysis. Through this study, it was possible to realize that digital technologies are potential tools to assist elderly people in organizing budgets, searching information as well as clarification on financial education concepts and tips. In addition, digital technologies used in this research offer resources for planning and making decisions about the use of money with practical applications in daily life of elderly people.application/pdfporEducação financeiraTecnologia digitalIdososFinancial EducationElderly PeopleDigital TechnologiesEducação financeira de idosos apoiada por tecnologias digitaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2018mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001090079.pdf.txt001090079.pdf.txtExtracted Texttext/plain458714http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189606/2/001090079.pdf.txt1227c47db4f2e2e14e204042fc9c280dMD52ORIGINAL001090079.pdfTexto completoapplication/pdf2049957http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189606/1/001090079.pdff79c8aa1a3df44127b60a65653f6e154MD5110183/1896062019-03-28 04:09:54.3302oai:www.lume.ufrgs.br:10183/189606Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-03-28T07:09:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Educação financeira de idosos apoiada por tecnologias digitais |
title |
Educação financeira de idosos apoiada por tecnologias digitais |
spellingShingle |
Educação financeira de idosos apoiada por tecnologias digitais Hollerweger, Leonéia Educação financeira Tecnologia digital Idosos Financial Education Elderly People Digital Technologies |
title_short |
Educação financeira de idosos apoiada por tecnologias digitais |
title_full |
Educação financeira de idosos apoiada por tecnologias digitais |
title_fullStr |
Educação financeira de idosos apoiada por tecnologias digitais |
title_full_unstemmed |
Educação financeira de idosos apoiada por tecnologias digitais |
title_sort |
Educação financeira de idosos apoiada por tecnologias digitais |
author |
Hollerweger, Leonéia |
author_facet |
Hollerweger, Leonéia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hollerweger, Leonéia |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Doll, Johannes |
contributor_str_mv |
Doll, Johannes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação financeira Tecnologia digital Idosos |
topic |
Educação financeira Tecnologia digital Idosos Financial Education Elderly People Digital Technologies |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Financial Education Elderly People Digital Technologies |
description |
Esta dissertação situa-se na área da Educação e problematizou o uso das tecnologias digitais como ferramentas para atualização e acesso a informações sobre educação financeira na Internet. O estudo teve como objetivo analisar de que forma as tecnologias digitais podem auxiliar na educação financeira de pessoas idosas. Para isso apoiou-se em um referencial interdisciplinar, em que a Educação é compreendida como um processo que ocorre ao longo de toda a vida e pode se dar em diferentes contextos. A Educação com enfoque para a educação financeira, apoiada pelo uso das tecnologias digitais, pode incentivar a construção do pensamento crítico. Desta forma, contribui para que os idosos lidem melhor com suas finanças e tomem decisões mais conscientes em relação ao uso do dinheiro. A metodologia empregada abordou a pesquisa qualitativa e utilizou o grupo focal como espaço de diálogo para o compartilhamento de experiências, conhecimentos e na produção dos dados. A Análise de Conteúdo foi a metodologia empregada para a organização e análise dos dados produzidos. Com o estudo foi possível perceber que as tecnologias digitais são ferramentas potenciais para auxiliar os idosos na organização do orçamento, na busca de informações e esclarecimentos sobre conceitos e dicas de educação financeira. Além disso, as tecnologias digitais empregadas na pesquisa ofereceram recursos para o planejamento e a tomada de decisões sobre o uso do dinheiro com aplicação prática no cotidiano pelos idosos participantes. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-03-27T04:06:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/189606 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001090079 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/189606 |
identifier_str_mv |
001090079 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189606/2/001090079.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189606/1/001090079.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1227c47db4f2e2e14e204042fc9c280d f79c8aa1a3df44127b60a65653f6e154 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1797064692311523328 |