Concepções de educação e de trabalho docente de pós-graduandos : estudo de caso sobre a Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/17448 |
Resumo: | Este trabalho origina-se da interrogação que nasce no interior da sala de aula da disciplina de Prática Educativa em Medicina (PEM) com o questionamento feito pelos alunos a cada novo semestre: "Formação Pedagógica Para quê? Não Somos Professores. Não Educamos Ninguém!" E ainda, das concepções e das práticas dos alunos durante as aulas. A pesquisa é um estudo de caso de natureza qualitativa e tem o auxilio da quantitativa para o exame das contradições presentes no processo histórico da formação em saúde. Tem como objetivo identificar, conhecer, descrever e interpretar as concepções de Educação e de Trabalho Docente dos Pós- Graduandos da Faculdade de Medicina da UFRGS no período de 2000 a 2007. Dessas inquietações emergem estratégias para obter respostas: observações e registro das aulas presenciais ou virtuais e participações em eventos científicos da área. Essa metodologia auxilia a tecer a origem das concepções de educação e trabalho e a identificar os empecilhos e resistências às mudanças. As influências na formação em saúde nascem das práticas educativas tecnicistas, fragmentárias e desconectadas da realidade social brasileira, como dissociação entre teoria e prática, tais como: falar e participar na/da aula; criar conhecimentos novos (ênfase na transmissão do conhecimento do professor); reconhecer o seu "não saber"; valorizar o conhecimento da educação frente ao da saúde; e, não ver a educação na saúde. A formação na disciplina PEM promove a descoberta de possibilidades de escuta, de autonomia, de diálogo e de construção de conhecimentos. |
id |
URGS_7365b3b52a6c8c4efbc23c6a14299f9f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/17448 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Pedroso, Sonia Regina SilvaMachado, Carmen Lúcia Bezerra2009-10-14T04:17:11Z2008http://hdl.handle.net/10183/17448000717698Este trabalho origina-se da interrogação que nasce no interior da sala de aula da disciplina de Prática Educativa em Medicina (PEM) com o questionamento feito pelos alunos a cada novo semestre: "Formação Pedagógica Para quê? Não Somos Professores. Não Educamos Ninguém!" E ainda, das concepções e das práticas dos alunos durante as aulas. A pesquisa é um estudo de caso de natureza qualitativa e tem o auxilio da quantitativa para o exame das contradições presentes no processo histórico da formação em saúde. Tem como objetivo identificar, conhecer, descrever e interpretar as concepções de Educação e de Trabalho Docente dos Pós- Graduandos da Faculdade de Medicina da UFRGS no período de 2000 a 2007. Dessas inquietações emergem estratégias para obter respostas: observações e registro das aulas presenciais ou virtuais e participações em eventos científicos da área. Essa metodologia auxilia a tecer a origem das concepções de educação e trabalho e a identificar os empecilhos e resistências às mudanças. As influências na formação em saúde nascem das práticas educativas tecnicistas, fragmentárias e desconectadas da realidade social brasileira, como dissociação entre teoria e prática, tais como: falar e participar na/da aula; criar conhecimentos novos (ênfase na transmissão do conhecimento do professor); reconhecer o seu "não saber"; valorizar o conhecimento da educação frente ao da saúde; e, não ver a educação na saúde. A formação na disciplina PEM promove a descoberta de possibilidades de escuta, de autonomia, de diálogo e de construção de conhecimentos.Este trabajo conduce a la pregunta que surge dentro del aula de la disciplina de la práctica educativa en Medicina (PEM) con el interrogatorio realizado por los estudiantes de cada nuevo semestre: "Capacitación Pedagógica ¿Por qué? No somos maestros. No Educamos Nadie", y, sin embargo, los conceptos y prácticas de los estudiantes durante la clase. La investigación es un estudio de caso de carácter cualitativo y tiene la ayuda del examen cuantitativo de las contradicciones en el proceso histórico de formación en materia de salud. Tiene como objetivo identificar, conocer, describir e interpretar las ideas de la formación del profesorado y de trabajo de Graduandos de la Escuela de Postgrado de Medicina, UFRGS el período comprendido entre 2000 y 2007. Estas preocupaciones surgen las estrategias de respuestas: las observaciones y registrar la presencia o clases virtuales; intereses en eventos científicos de la zona. Esta metodología contribuye a que el origen de los conceptos de la educación y el trabajo e identificar los obstáculos y la resistencia al cambio. Las influencias sobre la formación en salud nace de las prácticas educativas tecnicistas, fragmentario y desconectado de la realidad social brasileña, como la disociación entre la teoría y la práctica, tales como: hablar y participar en / de la lección, crear nuevo conocimiento (énfasis en la transmisión de los conocimientos del profesor) ; Reconocer su "no saber"; mejorar el conocimiento de la educación para la salud frente y no ver la educación sobre la salud. En la formación en la disciplina PEM descubrir las posibilidades de escucha, de autonomía, el diálogo y la construcción de conocimientos.application/pdfporSaúdeAtividades docentesProfessorFormaçãoPrática pedagógicaPós-GraduaçãoUniversidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Medicina.Educación y saludTrabajo docenteUniversidadEstudios de postgradoFormación de profesoresConcepções de educação e de trabalho docente de pós-graduandos : estudo de caso sobre a Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2008mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000717698.pdf000717698.pdfTexto completoapplication/pdf2556032http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17448/1/000717698.pdfa29ec431ba72b5420d12ead29cd10685MD51TEXT000717698.pdf.txt000717698.pdf.txtExtracted Texttext/plain265185http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17448/2/000717698.pdf.txt2fc58e4f50c4fd2095fd3934cd152fe4MD52THUMBNAIL000717698.pdf.jpg000717698.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1014http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17448/3/000717698.pdf.jpg82e5b69cfd49ceb98439c3aa09a37560MD5310183/174482018-10-10 08:18:17.174oai:www.lume.ufrgs.br:10183/17448Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-10T11:18:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Concepções de educação e de trabalho docente de pós-graduandos : estudo de caso sobre a Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
title |
Concepções de educação e de trabalho docente de pós-graduandos : estudo de caso sobre a Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
spellingShingle |
Concepções de educação e de trabalho docente de pós-graduandos : estudo de caso sobre a Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul Pedroso, Sonia Regina Silva Saúde Atividades docentes Professor Formação Prática pedagógica Pós-Graduação Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Medicina. Educación y salud Trabajo docente Universidad Estudios de postgrado Formación de profesores |
title_short |
Concepções de educação e de trabalho docente de pós-graduandos : estudo de caso sobre a Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
title_full |
Concepções de educação e de trabalho docente de pós-graduandos : estudo de caso sobre a Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
title_fullStr |
Concepções de educação e de trabalho docente de pós-graduandos : estudo de caso sobre a Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
title_full_unstemmed |
Concepções de educação e de trabalho docente de pós-graduandos : estudo de caso sobre a Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
title_sort |
Concepções de educação e de trabalho docente de pós-graduandos : estudo de caso sobre a Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
author |
Pedroso, Sonia Regina Silva |
author_facet |
Pedroso, Sonia Regina Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pedroso, Sonia Regina Silva |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Machado, Carmen Lúcia Bezerra |
contributor_str_mv |
Machado, Carmen Lúcia Bezerra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Saúde Atividades docentes Professor Formação Prática pedagógica Pós-Graduação Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Medicina. |
topic |
Saúde Atividades docentes Professor Formação Prática pedagógica Pós-Graduação Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Medicina. Educación y salud Trabajo docente Universidad Estudios de postgrado Formación de profesores |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Educación y salud Trabajo docente Universidad Estudios de postgrado Formación de profesores |
description |
Este trabalho origina-se da interrogação que nasce no interior da sala de aula da disciplina de Prática Educativa em Medicina (PEM) com o questionamento feito pelos alunos a cada novo semestre: "Formação Pedagógica Para quê? Não Somos Professores. Não Educamos Ninguém!" E ainda, das concepções e das práticas dos alunos durante as aulas. A pesquisa é um estudo de caso de natureza qualitativa e tem o auxilio da quantitativa para o exame das contradições presentes no processo histórico da formação em saúde. Tem como objetivo identificar, conhecer, descrever e interpretar as concepções de Educação e de Trabalho Docente dos Pós- Graduandos da Faculdade de Medicina da UFRGS no período de 2000 a 2007. Dessas inquietações emergem estratégias para obter respostas: observações e registro das aulas presenciais ou virtuais e participações em eventos científicos da área. Essa metodologia auxilia a tecer a origem das concepções de educação e trabalho e a identificar os empecilhos e resistências às mudanças. As influências na formação em saúde nascem das práticas educativas tecnicistas, fragmentárias e desconectadas da realidade social brasileira, como dissociação entre teoria e prática, tais como: falar e participar na/da aula; criar conhecimentos novos (ênfase na transmissão do conhecimento do professor); reconhecer o seu "não saber"; valorizar o conhecimento da educação frente ao da saúde; e, não ver a educação na saúde. A formação na disciplina PEM promove a descoberta de possibilidades de escuta, de autonomia, de diálogo e de construção de conhecimentos. |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2009-10-14T04:17:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/17448 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000717698 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/17448 |
identifier_str_mv |
000717698 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17448/1/000717698.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17448/2/000717698.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17448/3/000717698.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a29ec431ba72b5420d12ead29cd10685 2fc58e4f50c4fd2095fd3934cd152fe4 82e5b69cfd49ceb98439c3aa09a37560 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085156187275264 |