Educação ambiental e a formação de professores na Universidade Federal de Santa Maria - RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Jane Liberalesso
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/24820
Resumo: A educação Ambiental busca formar e consolidar argumentação que legitima a crítica ao sistema capitalista, baseado nas vias de transformação social e da ação reflexiva do pensar onde a causa da degradação ambiental é a mesma da degradação social. A universidade, como espaço de investigação, é importante para a formação em educação ambiental, principalmente na organização dos conhecimentos, pois aproxima frente à transformação social e da ação reflexiva do pensar que a causa da degradação ambiental é a mesma da social Desse modo, buscou reflexões sobre a formação dos professores do ensino fundamental especialistas em educação ambiental em uma perspectiva ambiental reflexiva de pensar a causa da degradação ambiental, humana a partir de pensar os modos de apropriação e uso privado dos recursos naturais e humanos, que aponta os conflitos sociais e naturais mediante o estudo de sua formação, das compreensão de educação ambiental, dos referenciais teórico. .Para tanto, utilizou-se a pesquisa qualitativa e exploratória, a partir do estudo de caso, sendo adotadas como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica e documental, e entrevistas semi estruturadas. Diante da análise das falas, surgiram os elementos que evidenciaram o caminho ambiental dos professores do ensino fundamental alunos egressos, a identificação do especialista em educação ambiental, os conhecimentos do curso de especialização e o referencial teórico-metodológico que sustenta as bases de suas atuações, demonstrando uma diversidade de posições olhares diante do grupo multidisciplinar de alunos e professores que compõem o universo desse curso. A partir desta análise, chega-se a constatações e possibilidades que evidenciam a efetividade do curso, nessa tendência de unir diversos profissionais, que promove o diálogo de conhecimentos num constante exercício interdisciplinar e a reflexão epistemológica acerca do ambiental. Espera-se que esse estudo com a estruturação da proposta pra formação dos professores em educação ambiental possa subsidiar a discussão e possíveis políticas públicas para tratar da formação em educação ambiental no ensino superior, que leve em conta as reais causa da degradação ambiental e social.
id URGS_738f79336aef39eb5fe44de56c0bd476
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/24820
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Pereira, Jane LiberalessoSilva Triviños, Augusto Nibaldo2010-07-27T04:18:14Z2010http://hdl.handle.net/10183/24820000749286A educação Ambiental busca formar e consolidar argumentação que legitima a crítica ao sistema capitalista, baseado nas vias de transformação social e da ação reflexiva do pensar onde a causa da degradação ambiental é a mesma da degradação social. A universidade, como espaço de investigação, é importante para a formação em educação ambiental, principalmente na organização dos conhecimentos, pois aproxima frente à transformação social e da ação reflexiva do pensar que a causa da degradação ambiental é a mesma da social Desse modo, buscou reflexões sobre a formação dos professores do ensino fundamental especialistas em educação ambiental em uma perspectiva ambiental reflexiva de pensar a causa da degradação ambiental, humana a partir de pensar os modos de apropriação e uso privado dos recursos naturais e humanos, que aponta os conflitos sociais e naturais mediante o estudo de sua formação, das compreensão de educação ambiental, dos referenciais teórico. .Para tanto, utilizou-se a pesquisa qualitativa e exploratória, a partir do estudo de caso, sendo adotadas como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica e documental, e entrevistas semi estruturadas. Diante da análise das falas, surgiram os elementos que evidenciaram o caminho ambiental dos professores do ensino fundamental alunos egressos, a identificação do especialista em educação ambiental, os conhecimentos do curso de especialização e o referencial teórico-metodológico que sustenta as bases de suas atuações, demonstrando uma diversidade de posições olhares diante do grupo multidisciplinar de alunos e professores que compõem o universo desse curso. A partir desta análise, chega-se a constatações e possibilidades que evidenciam a efetividade do curso, nessa tendência de unir diversos profissionais, que promove o diálogo de conhecimentos num constante exercício interdisciplinar e a reflexão epistemológica acerca do ambiental. Espera-se que esse estudo com a estruturação da proposta pra formação dos professores em educação ambiental possa subsidiar a discussão e possíveis políticas públicas para tratar da formação em educação ambiental no ensino superior, que leve em conta as reais causa da degradação ambiental e social.Environmental education aims to form and consolidate argumentation that legitimizes critics to capitalism, based on social transformation ways and reflexive action of thinking if the cause of environmental degradation is the same as social degradation. Both, university, and space research, shows as an important space for environmental education formation, mainly in knowledge organization, in order to approach social transformation and the reflective action of thinking environmental degradation is the same as social degradation. This way, reflections on fundamental teaching teachers specialists in environmental education were sought in an environmental perspective reflective thinking the cause of environmental degradation is human degradation. Thinking appropriation methods and the private use of natural and human resources, that points natural and social conflicts arise from them, which meant to reveal the course, environmental understandings and theoretical and methodological references privileged in teachers formation processes, as well as, the way that specialization courses for fundamental teachers, for a better understanding. For this, this qualitative and exploratory research, based on a case study, delimited 7 teachers from fundamental teaching, graduated on the referred course between the period from 1996 to 2008 and 7 teachers from the same, being used as methodological procedures, documentary and literature review and also semi-structured interviews. After speeches analysis, elements that showed environmental way that fundamental teaching teachers graduated specialization courses knowledge and the methodological-theoretical reference that supports its performances, showing a diversity of positions from the multidisciplinary group of students and teachers that compose the university of this course. This analysis arrives at findings and opportunities that demonstrate the effectiveness of the course, in the tendency of joining a diversity of professionals that promotes the knowledge dialogue in a constant interdisciplinary exercise and the epistemological reflection about environment. It is expected that this study with the proposal structuring for the environmental education teachers formation can subsidize discussion and possible public politics to deal with graduation in environmental education in higher education, that considerate the real causes of social and environmental degradation.application/pdfporEducação ambientalEnsino superiorProfessorFormaçãoFormationTeachersEnvironmental educatorsSpecializationEducação ambiental e a formação de professores na Universidade Federal de Santa Maria - RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000749286.pdf000749286.pdfTexto completoapplication/pdf1759660http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/24820/1/000749286.pdf7466b7472e09ee8115eb7f33391d9f47MD51TEXT000749286.pdf.txt000749286.pdf.txtExtracted Texttext/plain756192http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/24820/2/000749286.pdf.txt2b8fb64571783a72b2ea0f8f9cad9557MD52THUMBNAIL000749286.pdf.jpg000749286.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg982http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/24820/3/000749286.pdf.jpge90c3c6a3b3a2b6421a47057c7f17bddMD5310183/248202022-02-22 05:02:35.748828oai:www.lume.ufrgs.br:10183/24820Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-02-22T08:02:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação ambiental e a formação de professores na Universidade Federal de Santa Maria - RS
title Educação ambiental e a formação de professores na Universidade Federal de Santa Maria - RS
spellingShingle Educação ambiental e a formação de professores na Universidade Federal de Santa Maria - RS
Pereira, Jane Liberalesso
Educação ambiental
Ensino superior
Professor
Formação
Formation
Teachers
Environmental educators
Specialization
title_short Educação ambiental e a formação de professores na Universidade Federal de Santa Maria - RS
title_full Educação ambiental e a formação de professores na Universidade Federal de Santa Maria - RS
title_fullStr Educação ambiental e a formação de professores na Universidade Federal de Santa Maria - RS
title_full_unstemmed Educação ambiental e a formação de professores na Universidade Federal de Santa Maria - RS
title_sort Educação ambiental e a formação de professores na Universidade Federal de Santa Maria - RS
author Pereira, Jane Liberalesso
author_facet Pereira, Jane Liberalesso
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Jane Liberalesso
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva Triviños, Augusto Nibaldo
contributor_str_mv Silva Triviños, Augusto Nibaldo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Ensino superior
Professor
Formação
topic Educação ambiental
Ensino superior
Professor
Formação
Formation
Teachers
Environmental educators
Specialization
dc.subject.eng.fl_str_mv Formation
Teachers
Environmental educators
Specialization
description A educação Ambiental busca formar e consolidar argumentação que legitima a crítica ao sistema capitalista, baseado nas vias de transformação social e da ação reflexiva do pensar onde a causa da degradação ambiental é a mesma da degradação social. A universidade, como espaço de investigação, é importante para a formação em educação ambiental, principalmente na organização dos conhecimentos, pois aproxima frente à transformação social e da ação reflexiva do pensar que a causa da degradação ambiental é a mesma da social Desse modo, buscou reflexões sobre a formação dos professores do ensino fundamental especialistas em educação ambiental em uma perspectiva ambiental reflexiva de pensar a causa da degradação ambiental, humana a partir de pensar os modos de apropriação e uso privado dos recursos naturais e humanos, que aponta os conflitos sociais e naturais mediante o estudo de sua formação, das compreensão de educação ambiental, dos referenciais teórico. .Para tanto, utilizou-se a pesquisa qualitativa e exploratória, a partir do estudo de caso, sendo adotadas como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica e documental, e entrevistas semi estruturadas. Diante da análise das falas, surgiram os elementos que evidenciaram o caminho ambiental dos professores do ensino fundamental alunos egressos, a identificação do especialista em educação ambiental, os conhecimentos do curso de especialização e o referencial teórico-metodológico que sustenta as bases de suas atuações, demonstrando uma diversidade de posições olhares diante do grupo multidisciplinar de alunos e professores que compõem o universo desse curso. A partir desta análise, chega-se a constatações e possibilidades que evidenciam a efetividade do curso, nessa tendência de unir diversos profissionais, que promove o diálogo de conhecimentos num constante exercício interdisciplinar e a reflexão epistemológica acerca do ambiental. Espera-se que esse estudo com a estruturação da proposta pra formação dos professores em educação ambiental possa subsidiar a discussão e possíveis políticas públicas para tratar da formação em educação ambiental no ensino superior, que leve em conta as reais causa da degradação ambiental e social.
publishDate 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-07-27T04:18:14Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/24820
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000749286
url http://hdl.handle.net/10183/24820
identifier_str_mv 000749286
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/24820/1/000749286.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/24820/2/000749286.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/24820/3/000749286.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 7466b7472e09ee8115eb7f33391d9f47
2b8fb64571783a72b2ea0f8f9cad9557
e90c3c6a3b3a2b6421a47057c7f17bdd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085178207371264