Memórias escolares e formação de professores: um olhar sobre experiências de arte-educadores de Campinas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-27022014-162428/ |
Resumo: | Esta dissertação tem como objetivo analisar a relação que arte-educadores fazem entre suas experiências formativas e atuação profissional. Para isso, discutiu-se o conceito de experiência trazido por Dewey (1974), Larrosa (2001) e Josso (2010). Entrevistamos quatro professores de Artes da região de Campinas acerca de sua formação inicial, formação continuada, prática docente, experiências formativas e vivências escolares. Abordando essas narrativas pessoais com o método do Image Watching (OTT, 1997) discorremos sobre as falas de professores, encontrando semelhanças e diferenças. Articulando as narrativas com a bibliografia estudada, propomos uma reflexão acerca das vivências destes professores, sujeitos das experiências relatadas. Além de uma autorreflexão sobre as práticas de cada arteeducador. |
id |
USP_e21730a8b2ad194aaadfaf8d7bbc765a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-27022014-162428 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Memórias escolares e formação de professores: um olhar sobre experiências de arte-educadores de CampinasDays Memories and the formation of teachers: a look over the experiences of art educators in Campinasart educatorsarte-educadoresExperiências de vidaformação de professores de arteformation of art teacherslife experiencesEsta dissertação tem como objetivo analisar a relação que arte-educadores fazem entre suas experiências formativas e atuação profissional. Para isso, discutiu-se o conceito de experiência trazido por Dewey (1974), Larrosa (2001) e Josso (2010). Entrevistamos quatro professores de Artes da região de Campinas acerca de sua formação inicial, formação continuada, prática docente, experiências formativas e vivências escolares. Abordando essas narrativas pessoais com o método do Image Watching (OTT, 1997) discorremos sobre as falas de professores, encontrando semelhanças e diferenças. Articulando as narrativas com a bibliografia estudada, propomos uma reflexão acerca das vivências destes professores, sujeitos das experiências relatadas. Além de uma autorreflexão sobre as práticas de cada arteeducador.The aim of this thesis is to analyze the relations set by the art educators between their formative experiences and their professional performance. In order to reach this goal, it was discussed the notion of experience brought by Dewey (1974), Larrossa (2001) and Josso (2010). We interviewed four Art teachers, who live in the Campinas surroundings, about their initial formation, their continuous formation, their work as teachers, their formative experiences and their school experiences as well. By approaching those personal narratives using the Image Watching methodology (OTT, 1997), we narrated the teachers\' ways of speaking and we were able to find similarities and differences. After we articulated the narratives with the bibliography studied, we would like to propose a reflection about the life experiences of the referred to teachers, who are the main subjects of the experiments narrated hereby, as well as a self reflection on the practices of each art educator.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPRizzi, Maria Christina de Souza LimaKampen, Lívia Seber van2013-10-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-27022014-162428/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:47Zoai:teses.usp.br:tde-27022014-162428Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Memórias escolares e formação de professores: um olhar sobre experiências de arte-educadores de Campinas Days Memories and the formation of teachers: a look over the experiences of art educators in Campinas |
title |
Memórias escolares e formação de professores: um olhar sobre experiências de arte-educadores de Campinas |
spellingShingle |
Memórias escolares e formação de professores: um olhar sobre experiências de arte-educadores de Campinas Kampen, Lívia Seber van art educators arte-educadores Experiências de vida formação de professores de arte formation of art teachers life experiences |
title_short |
Memórias escolares e formação de professores: um olhar sobre experiências de arte-educadores de Campinas |
title_full |
Memórias escolares e formação de professores: um olhar sobre experiências de arte-educadores de Campinas |
title_fullStr |
Memórias escolares e formação de professores: um olhar sobre experiências de arte-educadores de Campinas |
title_full_unstemmed |
Memórias escolares e formação de professores: um olhar sobre experiências de arte-educadores de Campinas |
title_sort |
Memórias escolares e formação de professores: um olhar sobre experiências de arte-educadores de Campinas |
author |
Kampen, Lívia Seber van |
author_facet |
Kampen, Lívia Seber van |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rizzi, Maria Christina de Souza Lima |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kampen, Lívia Seber van |
dc.subject.por.fl_str_mv |
art educators arte-educadores Experiências de vida formação de professores de arte formation of art teachers life experiences |
topic |
art educators arte-educadores Experiências de vida formação de professores de arte formation of art teachers life experiences |
description |
Esta dissertação tem como objetivo analisar a relação que arte-educadores fazem entre suas experiências formativas e atuação profissional. Para isso, discutiu-se o conceito de experiência trazido por Dewey (1974), Larrosa (2001) e Josso (2010). Entrevistamos quatro professores de Artes da região de Campinas acerca de sua formação inicial, formação continuada, prática docente, experiências formativas e vivências escolares. Abordando essas narrativas pessoais com o método do Image Watching (OTT, 1997) discorremos sobre as falas de professores, encontrando semelhanças e diferenças. Articulando as narrativas com a bibliografia estudada, propomos uma reflexão acerca das vivências destes professores, sujeitos das experiências relatadas. Além de uma autorreflexão sobre as práticas de cada arteeducador. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-10-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-27022014-162428/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-27022014-162428/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257392125837312 |