Memórias escolares e formação de professores: um olhar sobre experiências de arte-educadores de Campinas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kampen, Lívia Seber van
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-27022014-162428/
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo analisar a relação que arte-educadores fazem entre suas experiências formativas e atuação profissional. Para isso, discutiu-se o conceito de experiência trazido por Dewey (1974), Larrosa (2001) e Josso (2010). Entrevistamos quatro professores de Artes da região de Campinas acerca de sua formação inicial, formação continuada, prática docente, experiências formativas e vivências escolares. Abordando essas narrativas pessoais com o método do Image Watching (OTT, 1997) discorremos sobre as falas de professores, encontrando semelhanças e diferenças. Articulando as narrativas com a bibliografia estudada, propomos uma reflexão acerca das vivências destes professores, sujeitos das experiências relatadas. Além de uma autorreflexão sobre as práticas de cada arteeducador.
id USP_e21730a8b2ad194aaadfaf8d7bbc765a
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-27022014-162428
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Memórias escolares e formação de professores: um olhar sobre experiências de arte-educadores de CampinasDays Memories and the formation of teachers: a look over the experiences of art educators in Campinasart educatorsarte-educadoresExperiências de vidaformação de professores de arteformation of art teacherslife experiencesEsta dissertação tem como objetivo analisar a relação que arte-educadores fazem entre suas experiências formativas e atuação profissional. Para isso, discutiu-se o conceito de experiência trazido por Dewey (1974), Larrosa (2001) e Josso (2010). Entrevistamos quatro professores de Artes da região de Campinas acerca de sua formação inicial, formação continuada, prática docente, experiências formativas e vivências escolares. Abordando essas narrativas pessoais com o método do Image Watching (OTT, 1997) discorremos sobre as falas de professores, encontrando semelhanças e diferenças. Articulando as narrativas com a bibliografia estudada, propomos uma reflexão acerca das vivências destes professores, sujeitos das experiências relatadas. Além de uma autorreflexão sobre as práticas de cada arteeducador.The aim of this thesis is to analyze the relations set by the art educators between their formative experiences and their professional performance. In order to reach this goal, it was discussed the notion of experience brought by Dewey (1974), Larrossa (2001) and Josso (2010). We interviewed four Art teachers, who live in the Campinas surroundings, about their initial formation, their continuous formation, their work as teachers, their formative experiences and their school experiences as well. By approaching those personal narratives using the Image Watching methodology (OTT, 1997), we narrated the teachers\' ways of speaking and we were able to find similarities and differences. After we articulated the narratives with the bibliography studied, we would like to propose a reflection about the life experiences of the referred to teachers, who are the main subjects of the experiments narrated hereby, as well as a self reflection on the practices of each art educator.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPRizzi, Maria Christina de Souza LimaKampen, Lívia Seber van2013-10-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-27022014-162428/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:47Zoai:teses.usp.br:tde-27022014-162428Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Memórias escolares e formação de professores: um olhar sobre experiências de arte-educadores de Campinas
Days Memories and the formation of teachers: a look over the experiences of art educators in Campinas
title Memórias escolares e formação de professores: um olhar sobre experiências de arte-educadores de Campinas
spellingShingle Memórias escolares e formação de professores: um olhar sobre experiências de arte-educadores de Campinas
Kampen, Lívia Seber van
art educators
arte-educadores
Experiências de vida
formação de professores de arte
formation of art teachers
life experiences
title_short Memórias escolares e formação de professores: um olhar sobre experiências de arte-educadores de Campinas
title_full Memórias escolares e formação de professores: um olhar sobre experiências de arte-educadores de Campinas
title_fullStr Memórias escolares e formação de professores: um olhar sobre experiências de arte-educadores de Campinas
title_full_unstemmed Memórias escolares e formação de professores: um olhar sobre experiências de arte-educadores de Campinas
title_sort Memórias escolares e formação de professores: um olhar sobre experiências de arte-educadores de Campinas
author Kampen, Lívia Seber van
author_facet Kampen, Lívia Seber van
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rizzi, Maria Christina de Souza Lima
dc.contributor.author.fl_str_mv Kampen, Lívia Seber van
dc.subject.por.fl_str_mv art educators
arte-educadores
Experiências de vida
formação de professores de arte
formation of art teachers
life experiences
topic art educators
arte-educadores
Experiências de vida
formação de professores de arte
formation of art teachers
life experiences
description Esta dissertação tem como objetivo analisar a relação que arte-educadores fazem entre suas experiências formativas e atuação profissional. Para isso, discutiu-se o conceito de experiência trazido por Dewey (1974), Larrosa (2001) e Josso (2010). Entrevistamos quatro professores de Artes da região de Campinas acerca de sua formação inicial, formação continuada, prática docente, experiências formativas e vivências escolares. Abordando essas narrativas pessoais com o método do Image Watching (OTT, 1997) discorremos sobre as falas de professores, encontrando semelhanças e diferenças. Articulando as narrativas com a bibliografia estudada, propomos uma reflexão acerca das vivências destes professores, sujeitos das experiências relatadas. Além de uma autorreflexão sobre as práticas de cada arteeducador.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-27022014-162428/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-27022014-162428/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257392125837312