O processo de ensino e aprendizagem em administração : ação cognitiva dos alunos na perspectiva do professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Adriana Paz
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/183135
Resumo: Esta dissertação apresenta uma pesquisa sobre como os professores do curso de administração compreendem a aprendizagem de seus alunos. O principal referencial teórico utilizado é a Epistemologia Genética de Jean Piaget e colaboradores. A autora afirma que a compreensão de como se constrói o conhecimento, à luz da teoria de Piaget, pode contribuir para o desenvolvimento de um trabalho voltado para a autonomia do aluno. A investigação segue o delineamento de estudo de casos múltiplos (Yin, 2015), com onze professores da disciplina Teoria Geral da Administração. São, também, consideradas as experiências relatadas pelos docentes em outras disciplinas teórico aplicadas. Os resultados analisados qualitativamente mostram que os professores utilizam diversos métodos pedagógicos, no entanto, sem reflexão e comentários sobre as relações deste emprego com o processo de aprendizagem dos alunos. Apesar de vários argumentos citarem o construtivismo na caracterização das práticas, os professores participantes demonstram compreender de maneira equivocada ou fragmentada tal conceito.
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spelling Nunes, Adriana PazBecker, Maria Luiza Rheingantz2018-10-09T02:33:19Z2018http://hdl.handle.net/10183/183135001078561Esta dissertação apresenta uma pesquisa sobre como os professores do curso de administração compreendem a aprendizagem de seus alunos. O principal referencial teórico utilizado é a Epistemologia Genética de Jean Piaget e colaboradores. A autora afirma que a compreensão de como se constrói o conhecimento, à luz da teoria de Piaget, pode contribuir para o desenvolvimento de um trabalho voltado para a autonomia do aluno. A investigação segue o delineamento de estudo de casos múltiplos (Yin, 2015), com onze professores da disciplina Teoria Geral da Administração. São, também, consideradas as experiências relatadas pelos docentes em outras disciplinas teórico aplicadas. Os resultados analisados qualitativamente mostram que os professores utilizam diversos métodos pedagógicos, no entanto, sem reflexão e comentários sobre as relações deste emprego com o processo de aprendizagem dos alunos. Apesar de vários argumentos citarem o construtivismo na caracterização das práticas, os professores participantes demonstram compreender de maneira equivocada ou fragmentada tal conceito.This thesis present a researched about on how student apprenticeship is understood by professors from the Administration course. The main theoretical reference used was the Genetic Epistemology from Jean Piaget and his co-workers. The author stated that the comprehension of how we build knowledge in accordance with the theory of Piaget, could contribute to develop a work focused on the autonomy of the learner. This research followed the design of multiple cases study method (Yin, 2015) interviewing eleven professors from the course of General Theory of Administration. It will be also considered the experiences reported by the scholars in other subjects theoretical implemented. The results that have been analyzed qualitatively show that the professors use a variety of pedagogical methods, nevertheless, without a consideration and comments about the ties of this usage with the learning process of the students. The professors who attended the survey demonstrated to have a poor or a fragmented understanding of this overall conception, although there are several arguments that characterize this practice mentioning constructivism.application/pdfporRelação aluno-professorProcesso ensino-aprendizagemAdministraçãoConstrutivismoCognitive activityTeaching and learning in AdministrationConstructivismO processo de ensino e aprendizagem em administração : ação cognitiva dos alunos na perspectiva do professorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2018mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001078561.pdfTexto completoapplication/pdf1263259http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183135/1/001078561.pdf8304f5dbe5a2014a93998276b8ecd3b7MD51TEXT001078561.pdf.txt001078561.pdf.txtExtracted Texttext/plain251182http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183135/2/001078561.pdf.txt6cd095167083f40a52bbc2e754ef8e2eMD52THUMBNAIL001078561.pdf.jpg001078561.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1149http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183135/3/001078561.pdf.jpgd95175a96ebff795e9d697265c7c4f8fMD5310183/1831352018-10-10 02:35:01.636936oai:www.lume.ufrgs.br:10183/183135Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-10T05:35:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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