A adoção de “programas de intervenção pedagógica” e as novas dinâmicas no trabalho docente : uma análise a partir de três escolas estaduais do Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Iana Gomes de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/33678
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo analisar as novas dinâmicas que se estabelecem no trabalho docente a partir da inserção de programas de intervenção pedagógica. O trabalho também tem como objetivo examinar os âmbitos macro e microssociais para a compreensão da complexa relação existente desde a elaboração de uma determinada política pública até sua implementação. A investigação foi construída a partir do entendimento do Estado gerencialista, contexto no qual se insere a política de adoção de programas de intervenção pedagógica. Há um breve panorama histórico mundial e do contexto brasileiro, no qual se trata sobre a reestruturação do estado e as principais mudanças que passaram a existir em relação às políticas educacionais, examinando, de forma especial, a inserção da lógica do mercado na educação. O estudo conta com um exame atento do trabalho docente e das implicações que o Estado gerencialista trouxe para o exercício das professoras em sala de aula, analisando, principalmente, questões como controle, intensificação, desqualificação e requalificação. O conceito de ciclo de políticas acompanha a dissertação e é peça fundamental, pois é através dele é examinada a relação entre os contextos macro e microssociais. Tendo em vista o conceito de ciclo de políticas, houve a opção por examinar documentos do Instituto Alfa e Beto – instituição cuja metodologia havia sido adotada nas escolas estudadas –, documentos da Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul durante o Governo Yeda Crusius (2007-2010) e a realização de entrevistas com pessoas ligadas ao Instituto Alfa e Beto e à SEC. Tais opções visaram a compreensão do contexto de influência e do contexto da produção de texto. Para a análise do contexto da prática foram feitas entrevistas com professoras, supervisoras e diretores das escolas estudadas e observações nas salas de aula. Os dados obtidos permitem verificar algumas das novas dinâmicas que se estabeleceram no trabalho docente quando da implementação de programas de intervenção pedagógica, apontando para o estabelecimento de uma nova concepção de trabalho docente, escola e educação a partir dessa política pública.
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O estudo conta com um exame atento do trabalho docente e das implicações que o Estado gerencialista trouxe para o exercício das professoras em sala de aula, analisando, principalmente, questões como controle, intensificação, desqualificação e requalificação. O conceito de ciclo de políticas acompanha a dissertação e é peça fundamental, pois é através dele é examinada a relação entre os contextos macro e microssociais. Tendo em vista o conceito de ciclo de políticas, houve a opção por examinar documentos do Instituto Alfa e Beto – instituição cuja metodologia havia sido adotada nas escolas estudadas –, documentos da Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul durante o Governo Yeda Crusius (2007-2010) e a realização de entrevistas com pessoas ligadas ao Instituto Alfa e Beto e à SEC. Tais opções visaram a compreensão do contexto de influência e do contexto da produção de texto. Para a análise do contexto da prática foram feitas entrevistas com professoras, supervisoras e diretores das escolas estudadas e observações nas salas de aula. Os dados obtidos permitem verificar algumas das novas dinâmicas que se estabeleceram no trabalho docente quando da implementação de programas de intervenção pedagógica, apontando para o estabelecimento de uma nova concepção de trabalho docente, escola e educação a partir dessa política pública.The present thesis aims at analyzing the new dynamics that settled in teacher’s work from the placing of pedagogical intervention programs. It also intends to look at the macro and micro social scopes for understanding the complex relationship from the formulation of a given public policy to its implementation. This research was built from the understanding of the managerialist State, in which the policy of pedagogical intervention programs adoption is a practice. This study also presents a brief overview of world history and the Brazilian context, in which the restructuring of the State and the main changes that have come to exist in relation to educational policies are stated, examining, in particular, the insertion of market logic in education. Moreover, it relies on a close examination of teacher’s work and the implications that the managerialist State brought to the practice of teachers in the classroom, analyzing mainly issues like control, intensification, disqualification and re-qualification. The concept of policy cycle underlies this thesis and is a vital piece, because it is through this concept that the relationship between the micro and macro social contexts is analyzed. In view of the concept of policy cycle, there was the option for researching documents from the Alfa e Beto Insitute – institution whose methodology had been adopted in schools studied –, and documents from the Education Secretariat of the Rio Grande do Sul during the Yeda Crusius Government (2007-2010) as well as conducting interviews with people connected to the Alfa e Beto Insitute and to SEC (Culture and Education Secretariat). Such options sought the understanding of the context of influence and the context of text production. And also, interviews with teachers, school directors and supervisors from the schools researched were made for the analysis of the context of practice. The data obtained allow to verify some of the new dynamics that were settled in teacher’s work when implementing pedagogical intervention programs, indicating the establishment of a new conception of teacher’s work, school and education from this public policy.application/pdfporProfessorTrabalhoEstadoManagerialist stateTeacher’s workPedagogical intervention programsPolicy cycleA adoção de “programas de intervenção pedagógica” e as novas dinâmicas no trabalho docente : uma análise a partir de três escolas estaduais do Rio Grande do Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2011mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000789400.pdf.txt000789400.pdf.txtExtracted Texttext/plain470436http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33678/2/000789400.pdf.txtfb8d3cfcbb74bb24586cf47ed08c9532MD52ORIGINAL000789400.pdf000789400.pdfTexto completoapplication/pdf17832606http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33678/1/000789400.pdfb78de3f46e049512b15b7d72ae94c3edMD51THUMBNAIL000789400.pdf.jpg000789400.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1094http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33678/3/000789400.pdf.jpge517984dc713e9aaa677ae41a7edef11MD5310183/336782018-10-05 08:34:06.185oai:www.lume.ufrgs.br:10183/33678Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-05T11:34:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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