O esquecimento na produção romanesca de Erico Verissimo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/215268 |
Resumo: | Há uma vasta fortuna crítica e produção acadêmica acerca das obras romanescas de Erico Verissimo, abordando os mais variados assuntos, como a função do escritor na sociedade, a liberdade, a composição das personagens, as narrativas históricas, a crítica social, o feminismo, entre muitos outros. No entanto, a questão do esquecimento, sua forte presença em todos os romances e como determina os enredos, carece de análise. Dessa forma, esta tese de Doutorado, a partir de pesquisa bibliográfica e análise de documentos do Acervo Literário Erico Verissimo (ALEV), foi desenvolvida com o objetivo principal de fazer a exegese de todos os romances do escritor – Clarissa, Música ao longe, Caminhos Cruzados, Um lugar ao sol, Olhai os lírios do campo, Saga, O resto é silêncio, O tempo e o vento, Noite, O senhor embaixador, O prisioneiro e Incidente em Antares – para evidenciar as ocorrências, através das personagens, dos narradores e dos enredos, dos diversos tipos de esquecimento, isto é, como refúgio, de reserva, involuntário, imposto politicamente e impossível, constatando que este tema é um dos Leitmotive da produção literária do escritor, sendo motriz dos enredos e uma chave de leitura. Além disso, seguindo as premissas de Harald Weinrich (2001), em Lete: arte e crítica do esquecimento, verifica-se que Erico contribui para a história do esquecimento, fornecendo um novo viés para a arte do olvido. Como suporte teórico, são utilizadas obras de Sigmund Freud, Friedrich Nietzsche, Henri Bergson, Paul Ricoeur, Iván Izquierdo, Jacques Le Goff e Pierre Nora. Além disso, a pesquisa realizada no acervo do escritor, localizado no Instituto Moreira Salles (RJ), abrangendo a análise de originais de romances, cartas, agendas, fichamentos e bilhetes, bem como a leitura das suas memórias – Solo de Clarineta - contribuiu para comprovar a hipótese norteadora do projeto. |
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Santos, Maria Cristina Ferreira dosBordini, Maria da Glória2020-11-20T04:14:58Z2020http://hdl.handle.net/10183/215268001119645Há uma vasta fortuna crítica e produção acadêmica acerca das obras romanescas de Erico Verissimo, abordando os mais variados assuntos, como a função do escritor na sociedade, a liberdade, a composição das personagens, as narrativas históricas, a crítica social, o feminismo, entre muitos outros. No entanto, a questão do esquecimento, sua forte presença em todos os romances e como determina os enredos, carece de análise. Dessa forma, esta tese de Doutorado, a partir de pesquisa bibliográfica e análise de documentos do Acervo Literário Erico Verissimo (ALEV), foi desenvolvida com o objetivo principal de fazer a exegese de todos os romances do escritor – Clarissa, Música ao longe, Caminhos Cruzados, Um lugar ao sol, Olhai os lírios do campo, Saga, O resto é silêncio, O tempo e o vento, Noite, O senhor embaixador, O prisioneiro e Incidente em Antares – para evidenciar as ocorrências, através das personagens, dos narradores e dos enredos, dos diversos tipos de esquecimento, isto é, como refúgio, de reserva, involuntário, imposto politicamente e impossível, constatando que este tema é um dos Leitmotive da produção literária do escritor, sendo motriz dos enredos e uma chave de leitura. Além disso, seguindo as premissas de Harald Weinrich (2001), em Lete: arte e crítica do esquecimento, verifica-se que Erico contribui para a história do esquecimento, fornecendo um novo viés para a arte do olvido. Como suporte teórico, são utilizadas obras de Sigmund Freud, Friedrich Nietzsche, Henri Bergson, Paul Ricoeur, Iván Izquierdo, Jacques Le Goff e Pierre Nora. Além disso, a pesquisa realizada no acervo do escritor, localizado no Instituto Moreira Salles (RJ), abrangendo a análise de originais de romances, cartas, agendas, fichamentos e bilhetes, bem como a leitura das suas memórias – Solo de Clarineta - contribuiu para comprovar a hipótese norteadora do projeto.Hay una gran fortuna crítica y producción académica sobre las novelas de Erico Verissimo, que abordan los temas más variados, como el papel del escritor en la sociedad, la libertad, la composición de los personajes, las narraciones históricas, la crítica social, el feminismo, entre muchos otros. Sin embargo, la cuestión del olvido, su fuerte presencia en todas las novelas y cómo determina las tramas, necesita análisis. De esta manera, esta tesis doctoral, basada en la investigación bibliográfica y en el análisis de documentos del “Acervo Literário Erico Verissimo” (ALEV), se desarrolló con el objetivo principal de hacer la exégesis de todas las novelas del escritor - Clarissa, Música ao longe, Caminhos Cruzados, Um lugar ao sol, Olhai os lírios do campo, Saga, O resto é silêncio, O tempo e o vento, Noite, O senhor embaixador, O prisioneiro e Incidente em Antares – para evidenciar las ocurrencias, a través de los personajes, los narradores y las tramas, de los diferentes tipos de olvido, es decir, como refugio, reserva, involuntario, impuesto políticamente e imposible, dándose cuenta de que este tema es uno de los Leitmotive de la producción literaria del escritor, siendo la fuerza impulsora de las tramas y una clave de lectura. Además, siguiendo las premisas de Harald Weinrich (2001), en Lete: arte y crítica del olvido, resulta que Erico contribuye a la historia del olvido, proporcionando un nuevo sesgo para el arte del olvido. Como soporte teórico, se utilizan obras de Sigmund Freud, Friedrich Nietzsche, Henri Bergson, Paul Ricoeur, Iván Izquierdo, Jacques Le Goff y Pierre Nora. Además, la investigación realizada en la colección del escritor, ubicada en el Instituto Moreira Salles (RJ), que abarca el análisis de originales de novelas, cartas, diarios, registros y notas, así como la lectura de sus recuerdos - Solo de Clarineta - contribuyó para probar la hipótesis orientadora del proyecto.application/pdfporVeríssimo, Érico, 1905-1975 : Crítica e interpretaçãoMemória na literaturaEsquecimentoLiteratura brasileira : RomanceNovelasErico VerissimoOlvidoLeitmotivPersonajesO esquecimento na produção romanesca de Erico Verissimoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em LetrasPorto Alegre, BR-RS2020doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001119645.pdf.txt001119645.pdf.txtExtracted Texttext/plain454920http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215268/2/001119645.pdf.txtf7f57d3e9f5bff69f5ba0014f0e5c1dfMD52ORIGINAL001119645.pdfTexto completoapplication/pdf1626713http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215268/1/001119645.pdf754a7404ac452ef3ebfd89a1b785c84dMD5110183/2152682020-11-21 05:25:20.772751oai:www.lume.ufrgs.br:10183/215268Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532020-11-21T07:25:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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