Tragédia na sala de aula : um estudo de práticas de teatro na Educação de Jovens e Adultos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/25909 |
Resumo: | A presente dissertação tem por base estabelecer reflexões acerca do trabalho desenvolvido nas práticas de teatro na sala de aula com alunos do Programa EJA - Educação de Jovens e Adultos da Escola Municipal Arthur Ostermann, no Município de São Leopoldo, na região do Vale dos Sinos, Estado do Rio Grande do Sul. Procuro estabelecer conexões dessas práticas com a Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire e o conceito de Tempos Líquidos, de Zygmunt Bauman. As atividades foram realizadas através de jogos espontâneos e protagonizados, visando o desenvolvimento dos potenciais criativos dos alunos, e a reflexão sobre os potenciais destrutivos da sociedade. As práticas são divididas em duas ramificações: o Teatro Jornal, de Augusto Boal e o exercício de escrita dramática a partir da contextualização das tragédias gregas. Uma tem ligação com a outra, tendo em vista que a partir das improvisações teatrais surgiram necessidades de discutir os fatos vigentes. Estes fatos, a maioria publicados em jornais, foram considerados pelos alunos como tragédias, o que despertou em alguns a pesquisa a partir dos textos trágicos do teatro grego, que consistiu na leitura em específico das peças Édipo Rei e Antígona, de Sófocles, desencadeando assim uma contextualização de determinadas obras. |
id |
URGS_763451bb9ef867877c66820e2537e289 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25909 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Santos, Márcio Silveira dosGil, Joao Pedro Alcântara2010-09-17T04:20:21Z2010http://hdl.handle.net/10183/25909000755740A presente dissertação tem por base estabelecer reflexões acerca do trabalho desenvolvido nas práticas de teatro na sala de aula com alunos do Programa EJA - Educação de Jovens e Adultos da Escola Municipal Arthur Ostermann, no Município de São Leopoldo, na região do Vale dos Sinos, Estado do Rio Grande do Sul. Procuro estabelecer conexões dessas práticas com a Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire e o conceito de Tempos Líquidos, de Zygmunt Bauman. As atividades foram realizadas através de jogos espontâneos e protagonizados, visando o desenvolvimento dos potenciais criativos dos alunos, e a reflexão sobre os potenciais destrutivos da sociedade. As práticas são divididas em duas ramificações: o Teatro Jornal, de Augusto Boal e o exercício de escrita dramática a partir da contextualização das tragédias gregas. Uma tem ligação com a outra, tendo em vista que a partir das improvisações teatrais surgiram necessidades de discutir os fatos vigentes. Estes fatos, a maioria publicados em jornais, foram considerados pelos alunos como tragédias, o que despertou em alguns a pesquisa a partir dos textos trágicos do teatro grego, que consistiu na leitura em específico das peças Édipo Rei e Antígona, de Sófocles, desencadeando assim uma contextualização de determinadas obras.This thesis is based on established ideas about the work practices of theater in the classroom with students of adult education program - Youth and Adult Education of the School of Arthur Ostermann, in São Leopoldo, in the Vale of Sinos, Rio Grande do Sul. Looking for connections of these practices with the Pedagogy of the Oppressed by Paulo Freire and the concept of Liquid Times of Zygmunt Bauman. The activities were conducted through games and spontaneous protagonists, to develop the creative potential of students, and reflection on the destructive potential of society. The practices are divided into two branches: the Newspaper theater of Augusto Boal and the pursuit of dramatic writing from the background of Greek tragedies. One is linked to another in order that emerged from the improvisational theater needs to discuss current events. These facts, most published in newspapers, were considered by students as tragedy, which sparked some research from the texts tragic of Greek drama, which consisted of reading in specific parts of Édipo Rei and Antigona by Sófocles. Thus triggering a contextualization of certain works.application/pdfporPedagogia teatralTeatro do oprimidoEducação de jovens e adultosTheatrer pedagogyTheatre of the oppressedPedagogy of the oppressedTheatre practiceLiquid timesPlaywrightTragédia na sala de aula : um estudo de práticas de teatro na Educação de Jovens e Adultosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em Artes CênicasPorto Alegre, BR-RS2010mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000755740.pdf.txt000755740.pdf.txtExtracted Texttext/plain111326http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25909/2/000755740.pdf.txt0275b840fabdcfab94df537e52dc9738MD52ORIGINAL000755740.pdf000755740.pdfTexto completoapplication/pdf4687482http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25909/1/000755740.pdf4e5a34a7084d613ad8e8a3dfeb3e2017MD51THUMBNAIL000755740.pdf.jpg000755740.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1104http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25909/3/000755740.pdf.jpgd25061f87b21c25fa5c774ea6121a7faMD5310183/259092018-10-17 08:08:19.749oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25909Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-17T11:08:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Tragédia na sala de aula : um estudo de práticas de teatro na Educação de Jovens e Adultos |
title |
Tragédia na sala de aula : um estudo de práticas de teatro na Educação de Jovens e Adultos |
spellingShingle |
Tragédia na sala de aula : um estudo de práticas de teatro na Educação de Jovens e Adultos Santos, Márcio Silveira dos Pedagogia teatral Teatro do oprimido Educação de jovens e adultos Theatrer pedagogy Theatre of the oppressed Pedagogy of the oppressed Theatre practice Liquid times Playwright |
title_short |
Tragédia na sala de aula : um estudo de práticas de teatro na Educação de Jovens e Adultos |
title_full |
Tragédia na sala de aula : um estudo de práticas de teatro na Educação de Jovens e Adultos |
title_fullStr |
Tragédia na sala de aula : um estudo de práticas de teatro na Educação de Jovens e Adultos |
title_full_unstemmed |
Tragédia na sala de aula : um estudo de práticas de teatro na Educação de Jovens e Adultos |
title_sort |
Tragédia na sala de aula : um estudo de práticas de teatro na Educação de Jovens e Adultos |
author |
Santos, Márcio Silveira dos |
author_facet |
Santos, Márcio Silveira dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Márcio Silveira dos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gil, Joao Pedro Alcântara |
contributor_str_mv |
Gil, Joao Pedro Alcântara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogia teatral Teatro do oprimido Educação de jovens e adultos |
topic |
Pedagogia teatral Teatro do oprimido Educação de jovens e adultos Theatrer pedagogy Theatre of the oppressed Pedagogy of the oppressed Theatre practice Liquid times Playwright |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Theatrer pedagogy Theatre of the oppressed Pedagogy of the oppressed Theatre practice Liquid times Playwright |
description |
A presente dissertação tem por base estabelecer reflexões acerca do trabalho desenvolvido nas práticas de teatro na sala de aula com alunos do Programa EJA - Educação de Jovens e Adultos da Escola Municipal Arthur Ostermann, no Município de São Leopoldo, na região do Vale dos Sinos, Estado do Rio Grande do Sul. Procuro estabelecer conexões dessas práticas com a Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire e o conceito de Tempos Líquidos, de Zygmunt Bauman. As atividades foram realizadas através de jogos espontâneos e protagonizados, visando o desenvolvimento dos potenciais criativos dos alunos, e a reflexão sobre os potenciais destrutivos da sociedade. As práticas são divididas em duas ramificações: o Teatro Jornal, de Augusto Boal e o exercício de escrita dramática a partir da contextualização das tragédias gregas. Uma tem ligação com a outra, tendo em vista que a partir das improvisações teatrais surgiram necessidades de discutir os fatos vigentes. Estes fatos, a maioria publicados em jornais, foram considerados pelos alunos como tragédias, o que despertou em alguns a pesquisa a partir dos textos trágicos do teatro grego, que consistiu na leitura em específico das peças Édipo Rei e Antígona, de Sófocles, desencadeando assim uma contextualização de determinadas obras. |
publishDate |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-09-17T04:20:21Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/25909 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000755740 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/25909 |
identifier_str_mv |
000755740 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25909/2/000755740.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25909/1/000755740.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25909/3/000755740.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0275b840fabdcfab94df537e52dc9738 4e5a34a7084d613ad8e8a3dfeb3e2017 d25061f87b21c25fa5c774ea6121a7fa |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1816736838823444480 |