Uma abordagem ao Vehicle Routing Problem with pickup and delivery with time windows em navios : um caso de uma indústria química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kretschmann, Endel
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/184352
Resumo: Os objetivos desta dissertação são comprovar empiricamente os benefícios da modelagem matemática como uma ferramenta de apoio ao processo decisório e apresentar uma forma de minimizar o custo do transporte marítimo de matérias-primas a granel, atendendo aos prazos e às demandas de quantidade de uma indústria química do ramo de fertilizantes em sua operação no Brasil. Isso será possível mediante o desenvolvimento de um modelo de programação linear inteira mista com as características do Vehicle Routing Problem with Pickup and Delivery with Time Windows (VRPPDTW) para representar as características do problema. O VRPPDTW é uma subclasse do clássico Vehicle Routing Problem que encontra grande aderência aos desafios industriais, ao poder encontrar soluções para o transporte de bens e pessoas. Para essa aplicação, diversas restrições de roteamento de navios heterogêneos, de agendamento das coletas e descargas das matérias-primas, de oferta e demanda por diferentes tipos de insumos e de capacidade de cargas de portos e navios foram elaboradas e implementadas para caracterizar situações às quais o processo de planejamento de entregas está atualmente submetido. Diferentes instâncias com dados cedidos pela companhia foram processadas e resolvidas em tempos aceitáveis, a partir da utilização do solver IBM ILOG CPLEX© 12.1.0. Resultados econômicos mais eficazes dos que aqueles atualmente percebidos pela empresa foram encontrados.
id URGS_7731d80863aa2cb6536038e8582d7f0f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/184352
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Kretschmann, EndelBorenstein, Denis2018-11-02T02:49:33Z2018http://hdl.handle.net/10183/184352001078613Os objetivos desta dissertação são comprovar empiricamente os benefícios da modelagem matemática como uma ferramenta de apoio ao processo decisório e apresentar uma forma de minimizar o custo do transporte marítimo de matérias-primas a granel, atendendo aos prazos e às demandas de quantidade de uma indústria química do ramo de fertilizantes em sua operação no Brasil. Isso será possível mediante o desenvolvimento de um modelo de programação linear inteira mista com as características do Vehicle Routing Problem with Pickup and Delivery with Time Windows (VRPPDTW) para representar as características do problema. O VRPPDTW é uma subclasse do clássico Vehicle Routing Problem que encontra grande aderência aos desafios industriais, ao poder encontrar soluções para o transporte de bens e pessoas. Para essa aplicação, diversas restrições de roteamento de navios heterogêneos, de agendamento das coletas e descargas das matérias-primas, de oferta e demanda por diferentes tipos de insumos e de capacidade de cargas de portos e navios foram elaboradas e implementadas para caracterizar situações às quais o processo de planejamento de entregas está atualmente submetido. Diferentes instâncias com dados cedidos pela companhia foram processadas e resolvidas em tempos aceitáveis, a partir da utilização do solver IBM ILOG CPLEX© 12.1.0. Resultados econômicos mais eficazes dos que aqueles atualmente percebidos pela empresa foram encontrados.This thesis purposes are to prove empirically the mathematical modeling benefits as a support tool to the decision-making process and to present a way to minimize bulk raw materials maritime transport costs, attending to deadlines and quantity demand of a chemical fertilizer industry in its operations in Brazil. This will be possible through the development of a mixed linear and integer programming model with the characteristics of the Vehicle Routing Problem with Pickup and Delivery with Time Windows (VRPPDTW) to represent the problem characteristics. The VRPPDTW is a subclass of the classic Vehicle Routing Problem that finds great adhesion to industrial challenges, to be able to find solutions for the transport of goods and people. For this application, several constraints for heterogeneous ship routing, scheduling for raw material charges and discharges, supply and demand for different types of products and ports’ and ships’ cargo capacity were elaborated and implemented to characterize situations to which the delivery planning process is currently submitted. Different instances with data provided by the company were processed and solved in acceptable times, using the IBM ILOG CPLEX © 12.1.0 solver. Economic results more effective than those currently perceived by the company were found.application/pdfporCadeia de suprimentosModelagem matemáticaTomada de decisãoOperations researchVRPPDTWBulk maritime transportSupply chainUma abordagem ao Vehicle Routing Problem with pickup and delivery with time windows em navios : um caso de uma indústria químicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2018mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001078613.pdf.txt001078613.pdf.txtExtracted Texttext/plain80407http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184352/2/001078613.pdf.txt30ce9bad923f4f7c0a54ff8b078e42c3MD52ORIGINAL001078613.pdfTexto completoapplication/pdf1029960http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184352/1/001078613.pdf7edd49c4f916eddf50eade3c242cf4afMD5110183/1843522018-11-03 03:06:29.307176oai:www.lume.ufrgs.br:10183/184352Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-11-03T06:06:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma abordagem ao Vehicle Routing Problem with pickup and delivery with time windows em navios : um caso de uma indústria química
title Uma abordagem ao Vehicle Routing Problem with pickup and delivery with time windows em navios : um caso de uma indústria química
spellingShingle Uma abordagem ao Vehicle Routing Problem with pickup and delivery with time windows em navios : um caso de uma indústria química
Kretschmann, Endel
Cadeia de suprimentos
Modelagem matemática
Tomada de decisão
Operations research
VRPPDTW
Bulk maritime transport
Supply chain
title_short Uma abordagem ao Vehicle Routing Problem with pickup and delivery with time windows em navios : um caso de uma indústria química
title_full Uma abordagem ao Vehicle Routing Problem with pickup and delivery with time windows em navios : um caso de uma indústria química
title_fullStr Uma abordagem ao Vehicle Routing Problem with pickup and delivery with time windows em navios : um caso de uma indústria química
title_full_unstemmed Uma abordagem ao Vehicle Routing Problem with pickup and delivery with time windows em navios : um caso de uma indústria química
title_sort Uma abordagem ao Vehicle Routing Problem with pickup and delivery with time windows em navios : um caso de uma indústria química
author Kretschmann, Endel
author_facet Kretschmann, Endel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kretschmann, Endel
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Borenstein, Denis
contributor_str_mv Borenstein, Denis
dc.subject.por.fl_str_mv Cadeia de suprimentos
Modelagem matemática
Tomada de decisão
topic Cadeia de suprimentos
Modelagem matemática
Tomada de decisão
Operations research
VRPPDTW
Bulk maritime transport
Supply chain
dc.subject.eng.fl_str_mv Operations research
VRPPDTW
Bulk maritime transport
Supply chain
description Os objetivos desta dissertação são comprovar empiricamente os benefícios da modelagem matemática como uma ferramenta de apoio ao processo decisório e apresentar uma forma de minimizar o custo do transporte marítimo de matérias-primas a granel, atendendo aos prazos e às demandas de quantidade de uma indústria química do ramo de fertilizantes em sua operação no Brasil. Isso será possível mediante o desenvolvimento de um modelo de programação linear inteira mista com as características do Vehicle Routing Problem with Pickup and Delivery with Time Windows (VRPPDTW) para representar as características do problema. O VRPPDTW é uma subclasse do clássico Vehicle Routing Problem que encontra grande aderência aos desafios industriais, ao poder encontrar soluções para o transporte de bens e pessoas. Para essa aplicação, diversas restrições de roteamento de navios heterogêneos, de agendamento das coletas e descargas das matérias-primas, de oferta e demanda por diferentes tipos de insumos e de capacidade de cargas de portos e navios foram elaboradas e implementadas para caracterizar situações às quais o processo de planejamento de entregas está atualmente submetido. Diferentes instâncias com dados cedidos pela companhia foram processadas e resolvidas em tempos aceitáveis, a partir da utilização do solver IBM ILOG CPLEX© 12.1.0. Resultados econômicos mais eficazes dos que aqueles atualmente percebidos pela empresa foram encontrados.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-11-02T02:49:33Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/184352
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001078613
url http://hdl.handle.net/10183/184352
identifier_str_mv 001078613
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184352/2/001078613.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184352/1/001078613.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 30ce9bad923f4f7c0a54ff8b078e42c3
7edd49c4f916eddf50eade3c242cf4af
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085458414141440