Uma heurística relax-and-fix para o Vehicle Routing Problem with Pickup and Delivery with Time Windows aplicado a um problema de transporte marítimo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/196142 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo apresentar um método de solução para um problema marítimo enfrentado por uma empresa do ramo de fertilizantes químicos. Este problema está associado ao planejamento operacional do processo de coleta de matéria-prima em portos europeus e sua entrega realizada em portos brasileiros para abastecer plantas misturadoras. O problema foi introduzido por Kretschmann (2018), o qual realizou uma formulação matemática baseada no Vehicle Routing Problem with Pickup and Delivery with Time Windows (VRPPDTW). Contudo, o metódo de solução desenvolvido por Kretschmann (2018), baseado no branch-andbound, não permitiu a solução dos problemas reais da empresa. O foco deste trabalho concentrouse no desenvolvimento de um método heurístico baseado em relax-and-fix especificamente desenvolvido para resolver instâncias reais. A utilização da heurística permitiu a obtenção de soluções melhores em relação ao sistema vigente empregado pela empresa. Adicionalmente, a heurística reduziu o processo de planejamento de 60 dias para 2 horas em média. |
id |
URGS_79c3a03de7bd8e0604b87ff0d95cf7e7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/196142 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Santos, Pietro Tiaraju Giavarina dosBorenstein, Denis2019-06-22T02:35:14Z2019http://hdl.handle.net/10183/196142001095100O presente trabalho tem como objetivo apresentar um método de solução para um problema marítimo enfrentado por uma empresa do ramo de fertilizantes químicos. Este problema está associado ao planejamento operacional do processo de coleta de matéria-prima em portos europeus e sua entrega realizada em portos brasileiros para abastecer plantas misturadoras. O problema foi introduzido por Kretschmann (2018), o qual realizou uma formulação matemática baseada no Vehicle Routing Problem with Pickup and Delivery with Time Windows (VRPPDTW). Contudo, o metódo de solução desenvolvido por Kretschmann (2018), baseado no branch-andbound, não permitiu a solução dos problemas reais da empresa. O foco deste trabalho concentrouse no desenvolvimento de um método heurístico baseado em relax-and-fix especificamente desenvolvido para resolver instâncias reais. A utilização da heurística permitiu a obtenção de soluções melhores em relação ao sistema vigente empregado pela empresa. Adicionalmente, a heurística reduziu o processo de planejamento de 60 dias para 2 horas em média.This study aims to present a solution method for a maritime problem faced by a chemical fertilizer company. This problem is associated to the operational planning of the raw material collection process in European ports and its delivery in Brazilian ports to supply mixing plants. The problem was firstly introduced by Kretschmann (2018), which performed a mathematical formulation based on the Vehicle Routing Problem with Pickup and Delivery with TimeWindows (VRPPDTW). Unfortunately, the solution method developed by Kretschmann (2018), based on branch-and-bound, did not allow solving the company’s real problems. The focus of this work was the development of a heuristic method based on relax-and-fix specifically designed to solve real instances. The use of heuristics allowed to obtain better solutions in relation to the current system employed by the company. In addition, heuristics reduced the planning process from 60 days to 2 hours on average.application/pdfporTransporte marítimoHeurísticaPlanejamento operacionalAdministraçãoMaritime problemAutomationMetaheuristicUma heurística relax-and-fix para o Vehicle Routing Problem with Pickup and Delivery with Time Windows aplicado a um problema de transporte marítimoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2019mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001095100.pdf.txt001095100.pdf.txtExtracted Texttext/plain92148http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196142/2/001095100.pdf.txt5e6e3977c6ec79d9a2eba9747ea96821MD52ORIGINAL001095100.pdfTexto completoapplication/pdf774957http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196142/1/001095100.pdf66b22a18960db5aa00a64bacfc7f8b9fMD5110183/1961422019-06-23 02:34:04.995921oai:www.lume.ufrgs.br:10183/196142Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-06-23T05:34:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uma heurística relax-and-fix para o Vehicle Routing Problem with Pickup and Delivery with Time Windows aplicado a um problema de transporte marítimo |
title |
Uma heurística relax-and-fix para o Vehicle Routing Problem with Pickup and Delivery with Time Windows aplicado a um problema de transporte marítimo |
spellingShingle |
Uma heurística relax-and-fix para o Vehicle Routing Problem with Pickup and Delivery with Time Windows aplicado a um problema de transporte marítimo Santos, Pietro Tiaraju Giavarina dos Transporte marítimo Heurística Planejamento operacional Administração Maritime problem Automation Metaheuristic |
title_short |
Uma heurística relax-and-fix para o Vehicle Routing Problem with Pickup and Delivery with Time Windows aplicado a um problema de transporte marítimo |
title_full |
Uma heurística relax-and-fix para o Vehicle Routing Problem with Pickup and Delivery with Time Windows aplicado a um problema de transporte marítimo |
title_fullStr |
Uma heurística relax-and-fix para o Vehicle Routing Problem with Pickup and Delivery with Time Windows aplicado a um problema de transporte marítimo |
title_full_unstemmed |
Uma heurística relax-and-fix para o Vehicle Routing Problem with Pickup and Delivery with Time Windows aplicado a um problema de transporte marítimo |
title_sort |
Uma heurística relax-and-fix para o Vehicle Routing Problem with Pickup and Delivery with Time Windows aplicado a um problema de transporte marítimo |
author |
Santos, Pietro Tiaraju Giavarina dos |
author_facet |
Santos, Pietro Tiaraju Giavarina dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Pietro Tiaraju Giavarina dos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Borenstein, Denis |
contributor_str_mv |
Borenstein, Denis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transporte marítimo Heurística Planejamento operacional Administração |
topic |
Transporte marítimo Heurística Planejamento operacional Administração Maritime problem Automation Metaheuristic |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Maritime problem Automation Metaheuristic |
description |
O presente trabalho tem como objetivo apresentar um método de solução para um problema marítimo enfrentado por uma empresa do ramo de fertilizantes químicos. Este problema está associado ao planejamento operacional do processo de coleta de matéria-prima em portos europeus e sua entrega realizada em portos brasileiros para abastecer plantas misturadoras. O problema foi introduzido por Kretschmann (2018), o qual realizou uma formulação matemática baseada no Vehicle Routing Problem with Pickup and Delivery with Time Windows (VRPPDTW). Contudo, o metódo de solução desenvolvido por Kretschmann (2018), baseado no branch-andbound, não permitiu a solução dos problemas reais da empresa. O foco deste trabalho concentrouse no desenvolvimento de um método heurístico baseado em relax-and-fix especificamente desenvolvido para resolver instâncias reais. A utilização da heurística permitiu a obtenção de soluções melhores em relação ao sistema vigente empregado pela empresa. Adicionalmente, a heurística reduziu o processo de planejamento de 60 dias para 2 horas em média. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-06-22T02:35:14Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/196142 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001095100 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/196142 |
identifier_str_mv |
001095100 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196142/2/001095100.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196142/1/001095100.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5e6e3977c6ec79d9a2eba9747ea96821 66b22a18960db5aa00a64bacfc7f8b9f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085484932628480 |