Os planos municipais de educação como instrumentos para o fortalecimento da política de gestão democrática dos sistemas municipais de ensino da Região das Missões – RS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/242589 |
Resumo: | O Plano Nacional de Educação (PNE) é um instrumento fundamental para o planejamento nacional e, consecutivamente, para o planejamento de Estados e Municípios, pois possibilita às diferentes instâncias (auto)avaliar e a diagnosticar a realidade de cada uma das etapas e modalidades da educação, bem como projetá-la para o prazo de dez anos. A partir desse PNE, os municípios elaboram os seus Planos Municipais de Educação (PME), regulamentando o princípio constitucional de Gestão Democrática (GD) do ensino público, e, nesse processo, participaram diferentes atores educacionais que deram/dão sustentação aos textos que geraram as respectivas leis. Esta tese trata dos PME como instrumentos para o fortalecimento da GD nos Sistemas Municipais de Ensino (SME) da Região das Missões - RS. Com o objetivo de analisar os Planos Municipais de Educação, foi elaborado o seguinte problema de pesquisa: Os Planos Municipais de Educação constituem-se como instrumentos para o fortalecimento da política de gestão democrática dos Sistemas Municipais de Ensino da região das Missões - RS? Inicialmente, foi realizada uma primeira análise de cunho quali-quantitativa, com base nos vinte e cinco municípios que compõem a região das Missões, e, posteriormente, foram selecionados quatro municípios para o aprofundamento do estudo, tendo em vista responder ao problema proposto. Foram considerados os Planos Municipais de Educação elaborados com base no PNE 2014-2024, com ênfase na meta 19, que dispõe sobre a gestão democrática, estabelecendo um prazo aos municípios para sua regulamentação. No processo, importou entender como cada município interpreta e (res)significa esta Meta do PNE em seus Planos, juntamente com as estratégias previstas para o seu cumprimento. Os dados oriundos de fontes como da análise documental, questionários e entrevistas dão sustentação à pesquisa, a partir de estudos de caso, considerando a abordagem da análise temática e de conteúdo, de enunciação e de discursos institucionais nos textos produzidos, reproduzidos e (re)criados que dão base ao PME e a lei da GD em cada município, com base em Bardin (2016) e Krieg-Plange (2018). Em âmbito contextual, apresenta-se a redefinição do Estado a partir da década de 1990, sua estrutura e organização, a responsabilidade dos municípios no contexto do federalismo e da descentralização. No que tange ao referencial teórico, realiza-se diálogos articulando-se os PME enquanto instrumentos para o fortalecimento da gestão democrática na perspectiva da justiça social (FRASER, 2006) e da democracia de alta intensidade (SANTOS, 2007), enquanto política educacional que pode ser localmente (re)significada (BATISTA, 2013) e como um conjunto de estratégias político-educacionais dos municípios, de modo que possam gerir a educação com transparência e de forma coesa com os anseios locais (SOUZA, 2014). Epistemologicamente, compreende-se as políticas públicas a partir do ciclo de políticas (BOWE; BALL, GOLD, 1992; BALL, 1994a), com abordagem do contexto da influência, da produção do texto e da prática para análise de políticas educacionais como um ciclo contínuo e interrelacionado. Conclui-se que os PME se constituem como instrumentos numa política pública municipal que fortaleceu a GD a partir do momento em que entrou na agenda e foi discutida concomitante a elaboração do PME. Posteriormente, ao tornarem-se lei nos municípios, trazem para o debate temas como: a escolha de diretores(as); os conselhos de controle social, fiscalização e participação social; os grêmios estudantis, as associações de pais, a autonomia financeira, pedagógica e administrativa; a participação da comunidade escolar no planejamento escolar e programas de formação de diretores(as) e gestores(as); realizando movimentos que suscitaram uma democracia participativa para além da representação que está presente nos diferentes contextos da política pública, no contexto da influência, do texto, da prática e da estratégia política. Tal movimento constrói possibilidades de redistribuição de bens e serviços, neste caso, o direito à educação com qualidade para todas e todos, do reconhecimento das diversidades que compõem o contexto educacional e da representação política que dá voz a cada representante dos pais/mães, dos professores, dos alunos e das alunas, dos movimentos e associações. E por fim, proponho analisar a gestão democrática sob à perspectiva decolonial, por meio de uma intervenção política e pedagógica capaz de ler o mundo para intervir na reinvenção da sociedade, e contemplar uma ação pedagógica voltada para o reconhecimento social e cultural e para a democratização da educação. |
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Ehlert, Fátima Anise RodriguesBatista, Neusa Chaves2022-07-15T04:48:48Z2022http://hdl.handle.net/10183/242589001144919O Plano Nacional de Educação (PNE) é um instrumento fundamental para o planejamento nacional e, consecutivamente, para o planejamento de Estados e Municípios, pois possibilita às diferentes instâncias (auto)avaliar e a diagnosticar a realidade de cada uma das etapas e modalidades da educação, bem como projetá-la para o prazo de dez anos. A partir desse PNE, os municípios elaboram os seus Planos Municipais de Educação (PME), regulamentando o princípio constitucional de Gestão Democrática (GD) do ensino público, e, nesse processo, participaram diferentes atores educacionais que deram/dão sustentação aos textos que geraram as respectivas leis. Esta tese trata dos PME como instrumentos para o fortalecimento da GD nos Sistemas Municipais de Ensino (SME) da Região das Missões - RS. Com o objetivo de analisar os Planos Municipais de Educação, foi elaborado o seguinte problema de pesquisa: Os Planos Municipais de Educação constituem-se como instrumentos para o fortalecimento da política de gestão democrática dos Sistemas Municipais de Ensino da região das Missões - RS? Inicialmente, foi realizada uma primeira análise de cunho quali-quantitativa, com base nos vinte e cinco municípios que compõem a região das Missões, e, posteriormente, foram selecionados quatro municípios para o aprofundamento do estudo, tendo em vista responder ao problema proposto. Foram considerados os Planos Municipais de Educação elaborados com base no PNE 2014-2024, com ênfase na meta 19, que dispõe sobre a gestão democrática, estabelecendo um prazo aos municípios para sua regulamentação. No processo, importou entender como cada município interpreta e (res)significa esta Meta do PNE em seus Planos, juntamente com as estratégias previstas para o seu cumprimento. Os dados oriundos de fontes como da análise documental, questionários e entrevistas dão sustentação à pesquisa, a partir de estudos de caso, considerando a abordagem da análise temática e de conteúdo, de enunciação e de discursos institucionais nos textos produzidos, reproduzidos e (re)criados que dão base ao PME e a lei da GD em cada município, com base em Bardin (2016) e Krieg-Plange (2018). Em âmbito contextual, apresenta-se a redefinição do Estado a partir da década de 1990, sua estrutura e organização, a responsabilidade dos municípios no contexto do federalismo e da descentralização. No que tange ao referencial teórico, realiza-se diálogos articulando-se os PME enquanto instrumentos para o fortalecimento da gestão democrática na perspectiva da justiça social (FRASER, 2006) e da democracia de alta intensidade (SANTOS, 2007), enquanto política educacional que pode ser localmente (re)significada (BATISTA, 2013) e como um conjunto de estratégias político-educacionais dos municípios, de modo que possam gerir a educação com transparência e de forma coesa com os anseios locais (SOUZA, 2014). Epistemologicamente, compreende-se as políticas públicas a partir do ciclo de políticas (BOWE; BALL, GOLD, 1992; BALL, 1994a), com abordagem do contexto da influência, da produção do texto e da prática para análise de políticas educacionais como um ciclo contínuo e interrelacionado. Conclui-se que os PME se constituem como instrumentos numa política pública municipal que fortaleceu a GD a partir do momento em que entrou na agenda e foi discutida concomitante a elaboração do PME. Posteriormente, ao tornarem-se lei nos municípios, trazem para o debate temas como: a escolha de diretores(as); os conselhos de controle social, fiscalização e participação social; os grêmios estudantis, as associações de pais, a autonomia financeira, pedagógica e administrativa; a participação da comunidade escolar no planejamento escolar e programas de formação de diretores(as) e gestores(as); realizando movimentos que suscitaram uma democracia participativa para além da representação que está presente nos diferentes contextos da política pública, no contexto da influência, do texto, da prática e da estratégia política. Tal movimento constrói possibilidades de redistribuição de bens e serviços, neste caso, o direito à educação com qualidade para todas e todos, do reconhecimento das diversidades que compõem o contexto educacional e da representação política que dá voz a cada representante dos pais/mães, dos professores, dos alunos e das alunas, dos movimentos e associações. E por fim, proponho analisar a gestão democrática sob à perspectiva decolonial, por meio de uma intervenção política e pedagógica capaz de ler o mundo para intervir na reinvenção da sociedade, e contemplar uma ação pedagógica voltada para o reconhecimento social e cultural e para a democratização da educação.The National Education Plan (PNE) is a fundamental policy for national planning and, posterior States and Municipalities planning, as it allows each one to (self)evaluate its and diagnosticate the reality of each of the steps and Education modalities, and project it for a ten-year term. From this PNE, the municipalities elaborate their Municipal Education Plan (PME) regulated by the constitutional principle of public education Democratic Management (GD), and, in this process, different educational actors, that gave/give support to the texts that generate the respective laws, take part. This thesis treats PME as instruments of the reinforcement of GD in the Missões Region – RS - Municipal Education Systems (SME). With the purpose of analyzing if the PMEs constitute as instruments for the reinforcement of the Municipal Education Systems democratic management politic in the Missões Region – RS, a problem for the research was made: The Municipal Education Plans constitute themselves as instruments for the reinforcement of the Municipal Education Systems democratic management politic in the Missões Region – RS? Initially, a first qualitative and quantitative analysis was made based on twenty-five municipalities that compose the Missões region, and, posteriorly, four municipalities were selected for further study, in view of answering the proposed problem. PME elaborated based on the PNE 2014-2024 were considered, with emphasis on Goal 19, which disposes of democratic management establishing a deadline for its regulation. In the process, it was important to understand how each municipality interprets and (re)signifies this Goal from PNE in its plans, along with the strategies foreseen for its accomplishment. Data coming from sources like the documental analysis, questionnaires, and interviews give the sustain to the research from case studies considering the approach of analyzing the thematic, content, enunciation, and institutional speech in the texts produced, reproduced, and (re)created that gives basis to the PME and to the GD law in each municipality, based on Bardin (2016) and Krieg-Plange (2018). In the contextual scope, the redefinition of the State from the 1990 decade, its structure and organization, the responsibility of municipalities in the context of federalism, and its decentralization is presented. Regarding the theoretical reference, dialogues are performed articulating the PME as instruments for the reinforcement of the democratic management in the perspective of social justice (FRASER, 2006), high-intensity democracy (SANTOS, 2007), as educational politic that can be locally (re)signified (BATISTA, 2013) and as a set of educational policy strategies from the municipalities, so that they can manage the education with transparency in a cohesive with the local wishes form (SOUZA, 2014). Epistemologically, I comprehend public politics as part of the cycle of politics (BOWE; BALL; GOLD, 1992; BALL, 1994a) with an approach in the context of influence, textual production, and practice for the analysis of educational politics as a continuous and interrelated cycle. I conclude that the PME constitute themselves as instruments in a municipal public politic that reinforced the GD from the moment that it entered the agenda and was discussed concomitant to the PME elaboration and posteriorly became law in the municipalities bringing the debate themes like: the choice of directors; the Council of social control, supervision, and social participation; the student council, the parent’s association, the financial, pedagogic and administrative autonomy; the school community participation in the school planning and directors and managers formation programs; realizing movements that succinct a participative democracy for beyond the representation that is present in the different context of public politics, in the context of influence, text, practice and politic strategy. Such movement builds possibilities for goods and services redistribution, in this case, the right to quality education for everyone, the recognition of diversities that compose the educational context, and the political representation that gives voice to every parent, teacher, student, and movement, and association representative. And finally, I propose to analyse the democratic management in the decolonial perspective from a political and pedagogical intervention able to read the world in order to intervaine in the reinvention of society and contemplate a pedagogical action towards the social and cultura recognition and for the democratization of the education.El Plan Nacional de Educación (PNE) es un instrumento fundamental para el planeamiento nacional y, consecutivamente, para el planeamiento de Estados y Municipios, pues posibilita a diferentes instancias (auto)evaluar y diagnosticar la realidad de cada una de las etapas y modalidades de Educación, así como proyectarla para el plazo de diez años. A partir de ese PNE, los municipios elaboran sus Planos Municipales de Educación (PME), regulando el principio constitucional de Gestión Democrática (GD) de la educación pública, y, en este proceso, participaran diferentes actores educativos que dieron/dan sustentación a los textos que generaron las respectivas leyes. Esta tesis trata de los PME como instrumentos para el fortalecimiento de la GD en los Sistemas Municipales de Enseñanza (SME) de la Región de las Missões – RS. Con el objetivo de analizar los Planos Municipales de Educación, fue elaborada el siguiente problema de pesquisa: ¿Los Planos Municipales de Educación se constituyen como instrumentos para el fortalecimiento de la gestión democrática en os Sistemas Municipales de Enseñanza de la Región de las Missões - RS? Inicialmente, fue realizada un primer análisis de cuño cuali-cuantitativa, con base en los veinticinco municipios que constituyen la región de las Missões, y, posteriormente, fueron seleccionados cuatro municipios para el profundizado del estudio, tiendo en vista responder al problema propuesto. Fueron considerados los Planos Municipales de Educación con base en el PNE 2014-2024, con énfasis en la Meta 19, que trata sobre la gestión democrática, estableciendo un plazo a los municipios para su reglamentación. En el proceso, importó entender como cada municipio interpreta y (re)significa esta Meta del PNE en sus Planos, juntamente con las estrategias previstas para su cumplimiento. Los dados de fuentes como del análisis documental, cuestionarios y entrevistas dan sustentación a la pesquisa, a partir de estudios de caso, considerando el abordaje del análisis temático y de contenido, de enunciación y de discursos institucionales en los textos producidos, reproducidos y (re)creados que dan basis al PME y a la ley de la GD en cada municipio, con base en Bardin (2016) y Krieg-Plange (2018). En ámbito contextual, se presenta la redefinición del Estado a partir de la década de 1990, su estructura y organización, la responsabilidad de los municipios en el contexto del federalismo y de la descentralización. En lo que se refiere al referencial teórico, se realiza diálogos articulando los PME como instrumentos para el fortalecimiento de la gestión democrática en la perspectiva de justicia social (FRASER, 2006), de la democracia de alta intensidad (SANTOS, 2007), mientras política educacional que puede ser localmente (re)significada (BATISTA, 2013) y como un conjunto de estrategias político-educacionales de los municipios, de modo que puedan administrar la educación con transparencia de forma cohesiva con los anhelos locales (SOUZA, 2014). Epistemológicamente, comprendo las políticas publicas a partir del ciclo de políticas (BOWE; BALL, GOLD, 1992: BALL, 1994a) con abordaje del contexto de la influencia, de la producción de texto y de la práctica para análisis de políticas educacionales como un ciclo continuo e interrelacionado. Concluyo que los PME se constituyen como instrumentos en una política pública municipal que fortaleció la GD a partir del momento en que se entró en la agenda y fue discutida al mismo tiempo de la elaboración del PME y posteriormente se tornó ley en los municipios trayendo para debate temas como: la elección de directores(as); los Consejos de control social, fiscalización y participación social; los consejos estudiantiles, las asociaciones de padres, la autonomía financiera, pedagógica y administrativa; la participación de la comunidad escolar en el planeamiento escolar y programas de formación de directores(as) y gestores(as); realizando movimientos que han suscitado una democracia participativa para además de la representación que está presente en los diferentes contextos de la política pública, en el contexto de la influencia, del texto, de la práctica y de la estrategia política. Tal movimiento construye posibilidades de redistribución de bienes y servicios, en estes caso el derecho a la educación con calidad para todos y todas, del reconocimiento de las diversidades que componen el contexto educacional y de la representación política que da voz a cada representante de los padres/madres, de los profesores, de los alumnos, de los movimientos y asociaciones. Y por fin, propongo analizar la gestión democrática en la perspectiva decolonial a partir de una intervención política y pedagógica capaz de leer el mundo para intervenir en la reinvención de la sociedad y contemplar una acción pedagógica orientada al reconocimiento social y cultural y para la democratización de la educación.application/pdfporGestão da educaçãoGestão democráticaNational education planMunicipal education planDemocratic managementMunicipal education systemEducation managementPlan nacional de educaciónPlan municipal de educaciónGestión democráticaSistema municipal de encinoGestión democráticaOs planos municipais de educação como instrumentos para o fortalecimento da política de gestão democrática dos sistemas municipais de ensino da Região das Missões – RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2022doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001144919.pdf.txt001144919.pdf.txtExtracted Texttext/plain843620http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242589/2/001144919.pdf.txt4547b3dcb75fb02e7ea2643b8e2cde95MD52ORIGINAL001144919.pdfTexto completoapplication/pdf3540358http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242589/1/001144919.pdfc5b89dc4c1c632616fb5607d6bf6cd6fMD5110183/2425892022-07-21 04:57:07.992191oai:www.lume.ufrgs.br:10183/242589Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-07-21T07:57:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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