Literaturalização das ciências e educação on-line : a aventura de construir conhecimentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Juliani Menezes dos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/259387
Resumo: Esta tese apresenta compreensões sobre as potencialidades da literaturalização das ciências para a construção do conhecimento, articuladas com práticas pedagógicas, no contexto da educação on-line. Assim, emerge a problemática: Como a literaturalização das ciências, articulada com práticas pedagógicas para a educação on-line pode potencializar a construção do conhecimento? Para tanto, explora a metáfora da viagem, construindo o mapa que contempla o detalhamento da pesquisa, a bagagem como referencial teórico e o álbum da viagem para discutir sobre as análises dos dados produzidos. Apresenta uma abordagem metodológica qualitativa, de natureza exploratória, articulando aspectos de duas pesquisas da Educação: pesquisa nos/dos/com os cotidianos e pesquisa-formação na cibercultura. A fundamentação teórica contempla a construção do conhecimento, a partir dos conceitos da Biologia do Conhecer (perturbação, interação, respeito mútuo, legitimação do outro, acoplamento estrutural, cooperação, compensação da perturbação, autopoiese, autoria), isto é, no conhecer e no viver dos seres humanos em interação, configuramos o espaço de convivência, em congruência com o meio. Na cibercultura, a convivência é modificada pela inserção de tecnologias digitais no cotidiano das pessoas, tensionando modelos massivos e transmissivos na educação. A educação on-line apresenta outras possibilidades para aprender e ensinar, na reflexão e ação sobre práticas comunicacionais interativas, hipertextuais, ubíquas, colaborativas, baseadas no diálogo, compartilhamento, participação e autoria. No contexto emergente, explora a literaturalização das ciências, que ocorre no entrelaçamento entre literatura e conhecimento científico, a partir de pesquisa e reflexão para explorar o hibridismo das linguagens e estabelecer analogias, associações, metáforas e metáforas epistêmicas. A literaturalização das ciências ressignifica a produção de textos acadêmicos, materiais e livros didáticos e o próprio discurso científico, em congruência com cotidiano, no desenvolvimento de práticas pedagógicas em diferentes contextos. Para construir conhecimentos, por meio da literaturalização das ciências, foi desenvolvida a formação de professores no curso de extensão ‘Eu, autor? criando narrativas e construindo novos conhecimentos para a prática docente’, realizado em 2021, no contexto pandêmico, em encontros on-line síncronos e assíncronos, na Universidade La Salle - Canoas. Os participantes da pesquisa foram 15 professores da educação básica da rede pública de ensino e estudantes de pós-graduação, de diferentes cidades brasileiras, os quais criaram cinco histórias científico-literárias, articulando conhecimentos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em uma narrativa autoral, com personagens, enredo e diálogos, explorando analogias, hibridismo das linguagens, hibridismo tecnológico digital e desenvolvendo práticas pedagógicas. Os participantes foram instigados a fazer-pensar-fazer, conhecendo e vivendo a literaturalização das ciências em sua prática docente. Assim, emergiu o ‘eu, autor’ dos professores, compreendendo e afirmando as potencialidades da literaturalização das ciências nos tantos e plurais cotidianos escolares, produzindo conhecimentos e significações. No final dessa viagem, consideramos que as potencialidades da literaturalização das ciências possibilitam a construção do conhecimento e contribuem para o processo de aprendizagem em diferentes contextos, compreendendo que o fim é também o início de novas aventuras.
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A fundamentação teórica contempla a construção do conhecimento, a partir dos conceitos da Biologia do Conhecer (perturbação, interação, respeito mútuo, legitimação do outro, acoplamento estrutural, cooperação, compensação da perturbação, autopoiese, autoria), isto é, no conhecer e no viver dos seres humanos em interação, configuramos o espaço de convivência, em congruência com o meio. Na cibercultura, a convivência é modificada pela inserção de tecnologias digitais no cotidiano das pessoas, tensionando modelos massivos e transmissivos na educação. A educação on-line apresenta outras possibilidades para aprender e ensinar, na reflexão e ação sobre práticas comunicacionais interativas, hipertextuais, ubíquas, colaborativas, baseadas no diálogo, compartilhamento, participação e autoria. No contexto emergente, explora a literaturalização das ciências, que ocorre no entrelaçamento entre literatura e conhecimento científico, a partir de pesquisa e reflexão para explorar o hibridismo das linguagens e estabelecer analogias, associações, metáforas e metáforas epistêmicas. A literaturalização das ciências ressignifica a produção de textos acadêmicos, materiais e livros didáticos e o próprio discurso científico, em congruência com cotidiano, no desenvolvimento de práticas pedagógicas em diferentes contextos. Para construir conhecimentos, por meio da literaturalização das ciências, foi desenvolvida a formação de professores no curso de extensão ‘Eu, autor? criando narrativas e construindo novos conhecimentos para a prática docente’, realizado em 2021, no contexto pandêmico, em encontros on-line síncronos e assíncronos, na Universidade La Salle - Canoas. Os participantes da pesquisa foram 15 professores da educação básica da rede pública de ensino e estudantes de pós-graduação, de diferentes cidades brasileiras, os quais criaram cinco histórias científico-literárias, articulando conhecimentos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em uma narrativa autoral, com personagens, enredo e diálogos, explorando analogias, hibridismo das linguagens, hibridismo tecnológico digital e desenvolvendo práticas pedagógicas. Os participantes foram instigados a fazer-pensar-fazer, conhecendo e vivendo a literaturalização das ciências em sua prática docente. Assim, emergiu o ‘eu, autor’ dos professores, compreendendo e afirmando as potencialidades da literaturalização das ciências nos tantos e plurais cotidianos escolares, produzindo conhecimentos e significações. No final dessa viagem, consideramos que as potencialidades da literaturalização das ciências possibilitam a construção do conhecimento e contribuem para o processo de aprendizagem em diferentes contextos, compreendendo que o fim é também o início de novas aventuras.This thesis presents understanding on the potentialities of the literaturalization of science for the construction of knowledge, articulated with pedagogical practices, in the context of online education. Thus, the problem emerges: how can the literaturalization of science, articulated with pedagogical practices for online education, enhance the construction of knowledge? It explores the metaphor of the journey, defining the map that contemplates the details of the research, its baggage as a theoretical reference, and the album of the journey to discuss the analysis of the data produced. A qualitative methodological approach is presented here, of exploratory nature, articulating aspects of three types of research in Education: the research in/with the everyday, participant research, and cyberculture formation research. The theoretical foundation contemplates the construction of knowledge, from the concepts of the Biology of Knowing (disturbance, interaction, mutual respect, legitimation of the other, structural coupling, cooperation, compensation of disturbance, autopoiesis, authorship), considering that it is in the knowing and living of human beings in interaction that the space for coexistence is configured, in congruence with the environment. In the cyberculture context, coexistence is modified by the insertion of digital technologies in people's daily lives, tensing massive and transmissive models in education. In this scenario, online education presents new possibilities for learning and teaching, in the reflection and action on interactive, hypertextual, ubiquitous, and collaborative communicational practices, based on dialog, sharing, participation, and authorship. In the emerging context, it explores the literaturalization of science, which occurs in the intertwining of literature and scientific knowledge, from research and reflection to explore the hybridity of languages and establish analogies, associations, metaphors, and epistemic metaphors. It reflects on the literaturalization of science in the re-signification of the production of academic texts, materials, and textbooks, and on the scientific discourse itself, in congruence with everyday life, in the development of pedagogical practices in different contexts that provide interaction, cooperation, and authorship. To build new knowledge through the literaturalization of science, the formation of teachers was developed in the extension course ‘Eu, autor? criando narrativas e construindo novos conhecimentos para a prática docente’, held in 2021, in the pandemic context, in synchronous and asynchronous online meetings, at Canoas’ La Salle University. The research participants were 15 public basic education teachers and graduate students from different Brazilian cities, who created five scientific-literary stories, articulating knowledge from the Base Nacional Comum Curricular (Brazilian National Curricular Common Base) in an authorial narrative, with characters, plot, and dialogues, exploring analogies, language hybridism, digital technological hybridism and developing pedagogical practices. The participants were instigated to do-think-do, knowing and living the literaturalization of science in their teaching practice. Thus, the 'I, the author' of the teachers emerged, understanding and affirming the potentialities of the literaturalization of science in the many and plural school routines, producing knowledge and meanings. At the end of this journey, it considers that the potentialities of science literaturalization enable the construction of knowledge and contribute to the learning process in different contexts, understanding that the end is also the beginning of new adventures.application/pdfporConstrução do conhecimentoPrática pedagógicaEducação a distância (EaD)Literaturalization of scienceOnline educationConstruction of knowledgePedagogical practicesBiology of knowingLiteraturalização das ciências e educação on-line : a aventura de construir conhecimentosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisCentro Universitário La SallePrograma de Pós-Graduação em EducaçãoCanoas, BR-RS2022doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001171848.pdf.txt001171848.pdf.txtExtracted Texttext/plain377940http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259387/2/001171848.pdf.txta90abe2f8a3db6ce949c9efee0e7e6edMD52ORIGINAL001171848.pdfTexto completoapplication/pdf34636125http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259387/1/001171848.pdf5e3cbc04f9d84c49ac2c7409ccd6f622MD5110183/2593872023-07-25 03:38:06.341163oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259387Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-07-25T06:38:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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