Movimentos sociais na universidade : rupturas e inovações na construção da cidadania
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/200681 |
Resumo: | Este estudo buscou descobrir rupturas e inovações, produzidas pelos sujeitos participantes dos movimentos sociais na universidade. Seu foco foi centrado nos movimentos docentes e dos técnicos administrativos inseridos na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - ADUFRGS e ASSUFRGS. Foram reconstruídas a gênese e a história recente destes movimentos. As representações dos sujeitos atuantes politicamente foram coletadas através de entrevistas, de suas práticas políticas, resgatadas através de observações, durante a greve das universidades públicas brasileiras, no ano de 1998. A compreensão da realidade investigada foi construída através de processos de análises e sínteses do material coletado, focando principalmente as representações dos sujeitos. Destas representações três principais categorias foram criadas: Cidadania Participativa, Cidadania Prepositiva e Movimentos Sociais como espaço educativo inovador. Nesta perspectiva, a ênfase foi a dimensão individual, social e política da cidadania, resgatando o conceito de práxis na ação política, inserida nos movimentos sociais na universidade como uma possibilidade de ampliação da liberdade humana. |
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Genro, Maria Elly HerzLeite, Denise Balarine Cavalheiro2019-10-12T03:55:13Z2000http://hdl.handle.net/10183/200681000269437Este estudo buscou descobrir rupturas e inovações, produzidas pelos sujeitos participantes dos movimentos sociais na universidade. Seu foco foi centrado nos movimentos docentes e dos técnicos administrativos inseridos na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - ADUFRGS e ASSUFRGS. Foram reconstruídas a gênese e a história recente destes movimentos. As representações dos sujeitos atuantes politicamente foram coletadas através de entrevistas, de suas práticas políticas, resgatadas através de observações, durante a greve das universidades públicas brasileiras, no ano de 1998. A compreensão da realidade investigada foi construída através de processos de análises e sínteses do material coletado, focando principalmente as representações dos sujeitos. Destas representações três principais categorias foram criadas: Cidadania Participativa, Cidadania Prepositiva e Movimentos Sociais como espaço educativo inovador. Nesta perspectiva, a ênfase foi a dimensão individual, social e política da cidadania, resgatando o conceito de práxis na ação política, inserida nos movimentos sociais na universidade como uma possibilidade de ampliação da liberdade humana.This study tried to find out the rupturas and innovations produced by participants of social movements in the University. lt was centered on professors and technical-administrative civil servants' associations inside the Federal University of Rio Grande do Sul. These associations are named ADUFRGS and ASSUFRGS. The genesis and recent history of these movements were reconstructed. The social representations of politically active individuais were collected through interviews and their political practices were rescued through observations during the Brazilian University's strike of 1998. The understanding of the searched reality was built through analysis and synthesis processes' of the collected material, focusing mainly on the individuais' representations. From that, three main categorias were created: Participative Citizenship, Propositive Citizenship and Social Movements as innovative and educativa space for the practice of the Citizenship. On this perspectiva, emphasis was given to Individual, Social and Political dimensions of the Citizenship, rescueing the praxis concept in the political acting inside the University Social Movements as a possible process to the broadness of human's freedom.application/pdfporMovimentos sociaisUniversitySocial movementsCitizenshiplnnovationMovimentos sociais na universidade : rupturas e inovações na construção da cidadaniainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2000doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000269437.pdf.txt000269437.pdf.txtExtracted Texttext/plain454958http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200681/2/000269437.pdf.txtf22c01515ce60ee7c67f36f1d1dad83fMD52ORIGINAL000269437.pdfTexto completoapplication/pdf105308351http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200681/1/000269437.pdf00c19b5ca144d58a7f944923673bded6MD5110183/2006812019-10-13 03:50:59.081566oai:www.lume.ufrgs.br:10183/200681Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-10-13T06:50:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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