Você viu que não dá pra escolher? Bandersnatch e as práticas compartilhadas de consumo no Facebook
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/211261 |
Resumo: | Esta pesquisa aborda o audiovisual contemporâneo através do consumo midiático. O objetivo é compreender a interação do publico com a narrativa audiovisual interativa Bandersnatch através das suas postagens e comentários compartilhados em comunidades do Facebook. Para tanto, propõe-se uma pesquisa exploratória, de viés qualitativo, dividida em duas etapas: 1) levantamento do estado da arte e discussão teórica; e 2) estudo empírico sobre postagens e comentários de seis publicações do Facebook (três páginas e dois grupos). Os resultados apontam que na relação do publico com Bandersnatch através do Facebook, os formatos das postagens (imagem, texto e vídeo), as tipologias de conteúdo das postagens (crítica, entretenimento, informacional e promocional), as temáticas emergentes dos comentários e postagens (referências, inovação, crítica e afetos) e os perfis de público (espectadores, usuários e membros). Além disso, os resultados indicam que os posicionamentos expostos pelo público na rede social digital são atravessados por sobreposições e coexistências, com referências de produções e gêneros das mídias tradicionais, além da existência de uma grande conversa virtual essencial para entender como esta produção foi percebida e compartilhada por seu público no Facebook. |
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Lopes, Juliane VicentePiedras, Elisa Reinhardt2020-07-02T03:36:21Z2020http://hdl.handle.net/10183/211261001115376Esta pesquisa aborda o audiovisual contemporâneo através do consumo midiático. O objetivo é compreender a interação do publico com a narrativa audiovisual interativa Bandersnatch através das suas postagens e comentários compartilhados em comunidades do Facebook. Para tanto, propõe-se uma pesquisa exploratória, de viés qualitativo, dividida em duas etapas: 1) levantamento do estado da arte e discussão teórica; e 2) estudo empírico sobre postagens e comentários de seis publicações do Facebook (três páginas e dois grupos). Os resultados apontam que na relação do publico com Bandersnatch através do Facebook, os formatos das postagens (imagem, texto e vídeo), as tipologias de conteúdo das postagens (crítica, entretenimento, informacional e promocional), as temáticas emergentes dos comentários e postagens (referências, inovação, crítica e afetos) e os perfis de público (espectadores, usuários e membros). Além disso, os resultados indicam que os posicionamentos expostos pelo público na rede social digital são atravessados por sobreposições e coexistências, com referências de produções e gêneros das mídias tradicionais, além da existência de uma grande conversa virtual essencial para entender como esta produção foi percebida e compartilhada por seu público no Facebook.This research addresses contemporary audiovisual through media consumption. The main goal is to understand the audience's interaction with the Bandersnatch interactive audiovisual narrative through their posts and comments shared on Facebook communities. To this end, an exploratory research with a qualitative approach is proposed, divided into two stages: 1) survey of the state of the art and theoretical discussion; and 2) an empirical study on posts and comments from six Facebook publications (three pages and two groups). The results show the public's relationship with Bandersnatch through Facebook, the formats of the posts (image, text and video), the types of content of the posts (criticism, entertainment, informational and promotional), the themes emerging from comments and posts ( references, innovation, criticism and affections) and audience profiles (viewers, users and members). In addition, the results also indicate the positions exposed by the public on the digital social network are crossed by overlaps and coexistences, with references to productions and genres of traditional media, and the existence of a great virtual conversation - essential to understand how this production was perceived and shared by its audience on Facebook.application/pdfporAudiovisualMídias digitaisNarrativasAudiovisual interactiveInteractive audiovisual narrativeMedia consumptionpublicBandersnatchVocê viu que não dá pra escolher? Bandersnatch e as práticas compartilhadas de consumo no Facebookinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPrograma de Pós-Graduação em ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2020mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001115376.pdf.txt001115376.pdf.txtExtracted Texttext/plain348919http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211261/2/001115376.pdf.txt4c786f0ba036856a49b498036abbfdc8MD52ORIGINAL001115376.pdfTexto completoapplication/pdf3111755http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211261/1/001115376.pdf735e7f219dc35e3ef49b3b5aa30729fbMD5110183/2112612023-12-25 04:25:14.586344oai:www.lume.ufrgs.br:10183/211261Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-12-25T06:25:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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