Compondo e gravando músicas com adolescentes : uma pesquisa-ação na escola pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lorenzi, Graciano
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/10549
Resumo: Este estudo investiga processos de composição musical vinculados ao registro sonoro e à produção de um CD: Como o uso de registros sonoros se coaduna aos processos composicionais coletivos? Quais as implicações de compor e gravar músicas com adolescentes? Como os adolescentes desencadeiam processos composicionais quando os objetivos estão voltados para a produção de um CD? A pesquisa foi realizada com um grupo de 10 adolescentes, no âmbito de uma Oficina oferecida como atividade extracurricular numa escola da rede pública municipal em Gravataí-RS. O referencial teórico apoiou-se em dois eixos: composição musical na educação musical (SANTOS, 1994; SWANWICK, 1979; McDONALD e MIELL, 2000; FAUTLEY, 2004) e música e tecnologias (IAZZETTA, 1996, 1997, 2001; RODRIGUES, 2002 e CARVALHO, 1999). A metodologia adotada foi a pesquisaação na concepção de Pesquisa-Ação Integral (PAI) de André Morin. Entre as principais conclusões está a de que os processos composicionais constituíram-se para além de estruturações musicais, sendo constantemente permeados pelo conjunto de inter-relações sócio-afetivas do grupo. O registro das composições favoreceu o feedback auditivo para os adolescentes, podendo dessa forma, estabelecer novas referências estéticas de percepção musical sobre as próprias composições. Além disso, a produção do CD se configurou como um resultado tangível do fazer musical do grupo, no qual a identidade coletiva e a individual se fundiram.
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