O mercado teatral de Porto Alegre (2010-2019) : a subsistência de grupos de teatro através da análise das fontes de receitas de seus espetáculos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/259024 |
Resumo: | Esta pesquisa se propõe a investigar o modo de subsistência de espetáculos de grupos de Porto Alegre na década de 2010 a 2019, período em que a cena social e política foi marcada por circunstâncias nem sempre favoráveis e, muitas vezes, adversas aos empreendimentos culturais. Procura-se entender quais fontes de receitas são responsáveis pelo fomento e pela difusão das produções teatrais, e como elas sustentaram a trajetória dos espetáculos de sete grupos locais. Ao examinar a atuação destas fontes de receitas, espera-se entender como funcionou a dinâmica do setor teatral dentro do recorte geográfico e temporal proposto. Para isso, é analisada a trajetória dos espetáculos de sete grupos da cidade de Porto Alegre: Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz, Cia. Teatro di Stravaganza, Grupo Oigalê, Povo da Rua – teatrodegrupo, Cia. Caixa do Elefante Teatro de Bonecos, Cia. Gente Falante e Cia. Lumbra – grupos que desenvolveram suas atividades de forma ininterrupta igual ou maior que 20 anos até 2019 e que têm por objetivo a autogestão, investigação de linguagem, manutenção e estabilidade de núcleo artístico. O resultado deste estudo traz à tona quatro fontes de receita essenciais para a sustentação dos espetáculos: as políticas públicas culturais, através das leis e editais; os festivais de teatro; as entidades paraestatais por meio do Sesc e a bilheteria. |
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Rolim, Michele BiccaMassa, Clovis Dias2023-06-13T03:28:12Z2023http://hdl.handle.net/10183/259024001171348Esta pesquisa se propõe a investigar o modo de subsistência de espetáculos de grupos de Porto Alegre na década de 2010 a 2019, período em que a cena social e política foi marcada por circunstâncias nem sempre favoráveis e, muitas vezes, adversas aos empreendimentos culturais. Procura-se entender quais fontes de receitas são responsáveis pelo fomento e pela difusão das produções teatrais, e como elas sustentaram a trajetória dos espetáculos de sete grupos locais. Ao examinar a atuação destas fontes de receitas, espera-se entender como funcionou a dinâmica do setor teatral dentro do recorte geográfico e temporal proposto. Para isso, é analisada a trajetória dos espetáculos de sete grupos da cidade de Porto Alegre: Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz, Cia. Teatro di Stravaganza, Grupo Oigalê, Povo da Rua – teatrodegrupo, Cia. Caixa do Elefante Teatro de Bonecos, Cia. Gente Falante e Cia. Lumbra – grupos que desenvolveram suas atividades de forma ininterrupta igual ou maior que 20 anos até 2019 e que têm por objetivo a autogestão, investigação de linguagem, manutenção e estabilidade de núcleo artístico. O resultado deste estudo traz à tona quatro fontes de receita essenciais para a sustentação dos espetáculos: as políticas públicas culturais, através das leis e editais; os festivais de teatro; as entidades paraestatais por meio do Sesc e a bilheteria.This research aims to investigate the means of subsistence of performances by theater groups in Porto Alegre in the decade of 2010-2019, a period in which the social and political landscape was marked by circumstances that were not always favorable and sometimes were even hostile for cultural activities. Thus, this work seeks to understand which sources of income are responsible for promoting and spreading theatrical productions, and how the former have supported the performances of seven local groups. By examining these revenue streams, it is expected to understand the dynamics of the theater industry within this specific geographic and time frame. For this purpose, the trajectory of the shows of seven groups from the city of Porto Alegre is analyzed: Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz, Cia. Teatro di Stravaganza, Grupo Oigalê, Povo da Rua – Teatrodegrupo, Cia. Caixa do Elefante Teatro de Bonecos, Cia. Gente Falante and Cia. Teatro Lumbra – groups that have carried out their activities uninterruptedly for 20 years or more until 2019 and whose objective is self-management, language investigation, maintenance and stability of the artistic core. The result of this study brings to light four sources of revenue that are essential to support the shows: public cultural policies, through laws and public biddings; theater festivals; parastatal organizations such as SESC and ticket sales.application/pdfporTeatroPolíticas públicasTeatro : Rio Grande do SulProdução teatralTheater marketRevenue streamsPublic policiesBrazilian theaterLocal theaterO mercado teatral de Porto Alegre (2010-2019) : a subsistência de grupos de teatro através da análise das fontes de receitas de seus espetáculosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em Artes CênicasPorto Alegre, BR-RS2023doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001171348.pdf.txt001171348.pdf.txtExtracted Texttext/plain826079http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259024/2/001171348.pdf.txt91c45f43b8c653827602457dc22d52d3MD52ORIGINAL001171348.pdfTexto completoapplication/pdf9194044http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259024/1/001171348.pdf22bea95901e2289d6df34310195ef023MD5110183/2590242023-06-14 03:31:24.075143oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259024Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-06-14T06:31:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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