Subsídios da semântica cognitiva para a disposição das acepções nos Learner's Dictionaries
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/25440 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo buscar subsídios na concepção de polissemia da Semântica Cognitiva para auxiliar na disposição das acepções de itens lexicais polissêmicos em learner’s dictionaries. Para tanto, ele, inicialmente, analisa de que forma os quatro principais dicionários que compreendem esse genótipo – CALD (2008), COBUILD (2006), LDCE (2009) e OALD (2005) – apresentam suas acepções, considerando duas variáveis: (i) o emprego de uma solução homonímica ou polissêmica para a estruturação dos verbetes e (ii) a divisão e ordenação das acepções. A partir das análises, percebe-se que a solução empregada por essas obras varia, havendo a adoção tanto da solução polissêmica, com e sem divisão interna nos verbetes, quanto da solução homonímica, por critério morfológico e semântico. Quanto às acepções, por um lado, as formas como os dicionários dividem e relacionam os significados são diferentes e, por outro, os critérios utilizados pelas obras para a ordenação das acepções não se mostram plenamente satisfatórios, pois algumas delas não explicitam quais critérios são empregados na ordenação das acepções e a utilização do mesmo critério (de frequência) por diferentes obras gera resultados distintos. Além disso, para que a frequência pudesse ser empregada como critério objetivo, seria necessária a delimitação de parâmetros quantitativos ainda não disponíveis. A seguir, são levantadas questões teórico-metodológicas que surgem ao abordar a organização microestrutural, destacando que a discussão da ordenação das acepções nos dicionários é dependente de outras variáveis, como sua vinculação a uma teoria do significado lexical e da definição lexicográfica. Por fim, o trabalho busca delimitar quais das características da visão prototípica de estrutura lexical podem ser transpostas ao âmbito lexicográfico para lidar com o problema da representação da polissemia nos learner’s dictionaries.Apresentam-se propostas de verbetes criados com base em critérios estabelecidos por nós para a transposição das noções semântico-cognitivas para a ordenação das acepções. |
id |
URGS_7aa650629c3c6f16129e488bcd351ca1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25440 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Oliveira, Ana Flávia Souto deSiqueira, Maity Simone GuerreiroBugueño Miranda, Félix Valentin2010-08-31T04:18:31Z2010http://hdl.handle.net/10183/25440000752699Este trabalho tem como objetivo buscar subsídios na concepção de polissemia da Semântica Cognitiva para auxiliar na disposição das acepções de itens lexicais polissêmicos em learner’s dictionaries. Para tanto, ele, inicialmente, analisa de que forma os quatro principais dicionários que compreendem esse genótipo – CALD (2008), COBUILD (2006), LDCE (2009) e OALD (2005) – apresentam suas acepções, considerando duas variáveis: (i) o emprego de uma solução homonímica ou polissêmica para a estruturação dos verbetes e (ii) a divisão e ordenação das acepções. A partir das análises, percebe-se que a solução empregada por essas obras varia, havendo a adoção tanto da solução polissêmica, com e sem divisão interna nos verbetes, quanto da solução homonímica, por critério morfológico e semântico. Quanto às acepções, por um lado, as formas como os dicionários dividem e relacionam os significados são diferentes e, por outro, os critérios utilizados pelas obras para a ordenação das acepções não se mostram plenamente satisfatórios, pois algumas delas não explicitam quais critérios são empregados na ordenação das acepções e a utilização do mesmo critério (de frequência) por diferentes obras gera resultados distintos. Além disso, para que a frequência pudesse ser empregada como critério objetivo, seria necessária a delimitação de parâmetros quantitativos ainda não disponíveis. A seguir, são levantadas questões teórico-metodológicas que surgem ao abordar a organização microestrutural, destacando que a discussão da ordenação das acepções nos dicionários é dependente de outras variáveis, como sua vinculação a uma teoria do significado lexical e da definição lexicográfica. Por fim, o trabalho busca delimitar quais das características da visão prototípica de estrutura lexical podem ser transpostas ao âmbito lexicográfico para lidar com o problema da representação da polissemia nos learner’s dictionaries.Apresentam-se propostas de verbetes criados com base em critérios estabelecidos por nós para a transposição das noções semântico-cognitivas para a ordenação das acepções.In this thesis, we aim at contributing to sense ordering of polysemous lexical items in learner‘s dictionaries based on the conception of polysemy as developed by Cognitive Semantics. First we analyze in which way the four main dictionaries known under the label of learner‘s dictionary present their senses – CALD (2008), COBUILD (2006), LDCE (2009) e OALD (2005). We consider two variables in this analysis: (i) the use of a homonymic or a polysemous solution for structuring the entry and (ii) the sense division and ordering. From the analysis, we find out that the solutions applied in the dictionaries vary, for they adopt both a polysemous solution, with and without a division within the entry, and a homonymic solution, through morphological and semantic criteria. Regarding the senses, on the one hand, the way the dictionaries split and relate them is different. On the other hand, the criteria used in the dictionaries for ordering senses showed to be unsatisfactory, because some of the works do not explicit which criteria they apply in sense ordering, and because the use of the same criterion (frequency) in different dictionaries yields distinct results. Moreover, in order to use frequency as an objective criterion, the definition of quantitative parameters, which are still not available, would be made necessary. Hereafter, we discuss theoretical-methodological issues raised when it comes to sense ordering: this microstructural organization is dependent upon other variables, such as its relation to a theory of word meaning and a theory of lexicographical definition. At the end of this work, we present the characteristics of the prototypical conception of lexical structure that could be applied to lexicography to deal with the problem of representing polysemy in learner‘s dictionaries. We, then, propose some entries developed according to criteria we established in order to use cognitive semantic notions in sense arrangement.application/pdfporLexicografiaDicionárioSemântica cognitivaPolissemiaTerminologiaEstudos da linguagemRelações textuaisCognitive semanticsLexicographyPolysemyLearner‘s dictionariesSense orderingSubsídios da semântica cognitiva para a disposição das acepções nos Learner's Dictionariesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em LetrasPorto Alegre, BR-RS2010mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000752699.pdf000752699.pdfTexto completoapplication/pdf7828897http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25440/1/000752699.pdf6ba0015052f08068e4d34854e0b0f009MD51TEXT000752699.pdf.txt000752699.pdf.txtExtracted Texttext/plain667762http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25440/2/000752699.pdf.txt7706a78b144ededb120976ebf167d696MD52THUMBNAIL000752699.pdf.jpg000752699.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1279http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25440/3/000752699.pdf.jpge48ccd4748e8aad1ead7844d8158bbbfMD5310183/254402018-10-18 07:35:27.018oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25440Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-18T10:35:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Subsídios da semântica cognitiva para a disposição das acepções nos Learner's Dictionaries |
title |
Subsídios da semântica cognitiva para a disposição das acepções nos Learner's Dictionaries |
spellingShingle |
Subsídios da semântica cognitiva para a disposição das acepções nos Learner's Dictionaries Oliveira, Ana Flávia Souto de Lexicografia Dicionário Semântica cognitiva Polissemia Terminologia Estudos da linguagem Relações textuais Cognitive semantics Lexicography Polysemy Learner‘s dictionaries Sense ordering |
title_short |
Subsídios da semântica cognitiva para a disposição das acepções nos Learner's Dictionaries |
title_full |
Subsídios da semântica cognitiva para a disposição das acepções nos Learner's Dictionaries |
title_fullStr |
Subsídios da semântica cognitiva para a disposição das acepções nos Learner's Dictionaries |
title_full_unstemmed |
Subsídios da semântica cognitiva para a disposição das acepções nos Learner's Dictionaries |
title_sort |
Subsídios da semântica cognitiva para a disposição das acepções nos Learner's Dictionaries |
author |
Oliveira, Ana Flávia Souto de |
author_facet |
Oliveira, Ana Flávia Souto de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Ana Flávia Souto de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Siqueira, Maity Simone Guerreiro |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Bugueño Miranda, Félix Valentin |
contributor_str_mv |
Siqueira, Maity Simone Guerreiro Bugueño Miranda, Félix Valentin |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Lexicografia Dicionário Semântica cognitiva Polissemia Terminologia Estudos da linguagem Relações textuais |
topic |
Lexicografia Dicionário Semântica cognitiva Polissemia Terminologia Estudos da linguagem Relações textuais Cognitive semantics Lexicography Polysemy Learner‘s dictionaries Sense ordering |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Cognitive semantics Lexicography Polysemy Learner‘s dictionaries Sense ordering |
description |
Este trabalho tem como objetivo buscar subsídios na concepção de polissemia da Semântica Cognitiva para auxiliar na disposição das acepções de itens lexicais polissêmicos em learner’s dictionaries. Para tanto, ele, inicialmente, analisa de que forma os quatro principais dicionários que compreendem esse genótipo – CALD (2008), COBUILD (2006), LDCE (2009) e OALD (2005) – apresentam suas acepções, considerando duas variáveis: (i) o emprego de uma solução homonímica ou polissêmica para a estruturação dos verbetes e (ii) a divisão e ordenação das acepções. A partir das análises, percebe-se que a solução empregada por essas obras varia, havendo a adoção tanto da solução polissêmica, com e sem divisão interna nos verbetes, quanto da solução homonímica, por critério morfológico e semântico. Quanto às acepções, por um lado, as formas como os dicionários dividem e relacionam os significados são diferentes e, por outro, os critérios utilizados pelas obras para a ordenação das acepções não se mostram plenamente satisfatórios, pois algumas delas não explicitam quais critérios são empregados na ordenação das acepções e a utilização do mesmo critério (de frequência) por diferentes obras gera resultados distintos. Além disso, para que a frequência pudesse ser empregada como critério objetivo, seria necessária a delimitação de parâmetros quantitativos ainda não disponíveis. A seguir, são levantadas questões teórico-metodológicas que surgem ao abordar a organização microestrutural, destacando que a discussão da ordenação das acepções nos dicionários é dependente de outras variáveis, como sua vinculação a uma teoria do significado lexical e da definição lexicográfica. Por fim, o trabalho busca delimitar quais das características da visão prototípica de estrutura lexical podem ser transpostas ao âmbito lexicográfico para lidar com o problema da representação da polissemia nos learner’s dictionaries.Apresentam-se propostas de verbetes criados com base em critérios estabelecidos por nós para a transposição das noções semântico-cognitivas para a ordenação das acepções. |
publishDate |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-08-31T04:18:31Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/25440 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000752699 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/25440 |
identifier_str_mv |
000752699 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25440/1/000752699.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25440/2/000752699.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25440/3/000752699.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6ba0015052f08068e4d34854e0b0f009 7706a78b144ededb120976ebf167d696 e48ccd4748e8aad1ead7844d8158bbbf |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085180760653824 |