Atividades investigativas na escola : compreendendo concepções a partir dos referenciais teóricos e de um grupo de docentes da educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Daniela Bonzanini de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/226079
Resumo: A pesquisa apresentou como objetivo geral compreender quais são as concepções teóricas/epistemológicas presentes em referenciais teóricos que orientam as atividades investigativas realizadas na Educação Básica (EB), bem como situar historicamente a inserção das mesmas nos currículos escolares. Caracterizou-se como uma investigação de caráter qualitativo e a coleta de dados ocorreu por meio de revisão bibliográfica e entrevistas. Como método de análise utilizou-se a Análise de Conteúdo de Bardin (2011). A tese organizou-se em sete capítulos textuais, buscando tecer entendimentos a respeito das concepções que estruturam as práticas investigativas na EB em referenciais teóricos e nas ações docentes. São os capítulos: 1- introdução na qual situamos o problema de pesquisa; 2 - objetivos geral e específicos; 3 - justificativa da tese; 4 - referenciais teóricos que orientaram a tese; 5 - metodologia utilizada; 6 - resultados gerais, estruturados em três artigos. O primeiro intitulado “Uma análise das concepções sobre as práticas investigativas na Educação Básica”, apresentou resultados sobre o percurso histórico das atividades investigativas, bem como caracterizou uma variedade de denominações que as envolvem na Educação Básica. Também foi possível identificar características de concepções relacionadas às práticas de Projetos e de Iniciação Científica (IC), além de evidenciar situações em que há elementos das duas concepções, o que foi denominado por nós de prática Híbrida. No segundo artigo denominado: “Projetos de investigação e Iniciação Científica na Educação Básica: concepções de um grupo de professores”, foram investigadas duas escolas da Rede Estadual dos municípios de Porto Alegre e Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul. Um total de 11 professores foram entrevistados e observou-se que, ainda que eles compreendam as suas práticas pedagógicas, apontam para a necessidade de uma aproximação destas com um embasamento teórico. O terceiro artigo intitulado “Reflexões sobre o fazer docente na Educação Básica e as necessidades de mudanças na formação inicial e continuada”, fundamentado em referências bibliográficas, analisou o processo de constituição do fazer docente na Educação Básica até os dias atuais, destacando a emergência de mudanças na formação inicial e continuada, tendo em vista as demandas educacionais da contemporaneidade. Por fim, no capítulo sete apresentou as considerações finais da pesquisa, o que não significa que outras possibilidades de investigação sobre tema não possam ser suscitadas. Esse capítulo apontou a relação entre os três artigos resultantes desse estudo, destacando para uma importante tríade defendida nessa tese: teoria, prática e reflexão.
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São os capítulos: 1- introdução na qual situamos o problema de pesquisa; 2 - objetivos geral e específicos; 3 - justificativa da tese; 4 - referenciais teóricos que orientaram a tese; 5 - metodologia utilizada; 6 - resultados gerais, estruturados em três artigos. O primeiro intitulado “Uma análise das concepções sobre as práticas investigativas na Educação Básica”, apresentou resultados sobre o percurso histórico das atividades investigativas, bem como caracterizou uma variedade de denominações que as envolvem na Educação Básica. Também foi possível identificar características de concepções relacionadas às práticas de Projetos e de Iniciação Científica (IC), além de evidenciar situações em que há elementos das duas concepções, o que foi denominado por nós de prática Híbrida. No segundo artigo denominado: “Projetos de investigação e Iniciação Científica na Educação Básica: concepções de um grupo de professores”, foram investigadas duas escolas da Rede Estadual dos municípios de Porto Alegre e Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul. Um total de 11 professores foram entrevistados e observou-se que, ainda que eles compreendam as suas práticas pedagógicas, apontam para a necessidade de uma aproximação destas com um embasamento teórico. O terceiro artigo intitulado “Reflexões sobre o fazer docente na Educação Básica e as necessidades de mudanças na formação inicial e continuada”, fundamentado em referências bibliográficas, analisou o processo de constituição do fazer docente na Educação Básica até os dias atuais, destacando a emergência de mudanças na formação inicial e continuada, tendo em vista as demandas educacionais da contemporaneidade. Por fim, no capítulo sete apresentou as considerações finais da pesquisa, o que não significa que outras possibilidades de investigação sobre tema não possam ser suscitadas. Esse capítulo apontou a relação entre os três artigos resultantes desse estudo, destacando para uma importante tríade defendida nessa tese: teoria, prática e reflexão.The investigation presented as a general objective to understand what are the theoretical/epistemological conceptions present in theoretical references that guide the investigative activities carried out in Basic Education (BE), as well as historically situating their insertion in school curricula. It was characterized as a qualitative investigation and data collection took place through literature review and interviews. As method of analysis, the Content Analysis of Bardin (2011) was used. The thesis was organized into seven textual chapters, seeking to build understandings about the conceptions that structure the investigative practices in BE in theoretical frameworks and in teaching actions. The chapters are: 1- introduction in which we situate the research problem; 2 - general and specific objectives; 3 - justification of the thesis; 4 - theoretical references that guided the thesis; 5 - methodology used; 6 - general results, structured in three articles. The first entitled “An analysis of the conceptions of investigative practices in Basic Education”, presented results on the historical path of investigative activities, as well as characterized a variety of denominations that involve them in Basic Education. It was also possible to identify characteristics of conceptions related to Project and Scientific Initiation practices, in addition to highlighting situations in which there are elements of both conceptions, which we called Hybrid practice. In the second article entitled: “Research Projects and Scientific Initiation in Basic Education: conceptions of a group of teachers”, two schools in the State Network in the municipalities of Porto Alegre and Novo Hamburgo, both located in the state of Rio Grande do Sul, were investigated. A total of 11 teachers were interviewed and it was observed that, although they understand their pedagogical practices, they point to the need to bring them closer to a theoretical basis. The third article entitled "Reflections on the teaching practice in Basic Education and the needs for changes in initial and continuing education", based on bibliographical references, analyzed the process of constitution of the teaching practice in Basic Education up to the present day, highlighting the emergence of changes in initial and continuing education, in view of contemporary educational demands. Finally, in chapter seven, he presented the final considerations of the research, which does not mean that other research possibilities on the subject cannot be raised. This chapter pointed out the relationship between the three articles resulting from this study, highlighting an important triad defended in this thesis: theory, practice and reflection.application/pdfporEnsino de ciênciasMétodos de ensinoEnsino por projetosIniciação científicaFormação de professoresTeaching conceptionsInvestigative activitiesBasic educationProjectsScientific researchTeacher trainingAtividades investigativas na escola : compreendendo concepções a partir dos referenciais teóricos e de um grupo de docentes da educação básicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2021doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001130517.pdf.txt001130517.pdf.txtExtracted Texttext/plain349815http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226079/2/001130517.pdf.txtb0225b6d4f281898426e318327ff50e4MD52ORIGINAL001130517.pdfTexto completoapplication/pdf2458776http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226079/1/001130517.pdf359705b593d17680c973d59b7ad66b5bMD5110183/2260792023-10-05 03:34:13.574083oai:www.lume.ufrgs.br:10183/226079Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-10-05T06:34:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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