Estudo do método investigativo como recurso à alfabetização científica em química para alunos do ensino fundamental II
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/75/75135/tde-20052020-155817/ |
Resumo: | Este projeto teve como foco de pesquisa o uso de aulas práticas, empregando-se do método investigativo em busca da alfabetização científica de alunos do ensino fundamental II. Como referencial teórico foram utilizados os trabalhos de Lúcia Helena Sasseron e Ana Maria Pessoa de Carvalho, cujas pesquisas são voltadas à Alfabetização Científica de estudantes do Ensino Fundamental. Foram propostos atividades investigativas no laboratório de química como instrumento de coleta de dados com estudantes do 9o ano do ensino fundamental da rede privada de ensino, da cidade de Descalvado. Com isso, foi possível observar o potencial que as atividades investigativas possuem na promoção da Alfabetização Científica para alunos do 9o ano auxiliando na inserção desses estudantes numa sociedade onde, constantemente é exigida a capacidade de reflexão em problemas do cotidiano. |
id |
USP_513e7a8514a0b478920c36aef087d3e7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-20052020-155817 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Estudo do método investigativo como recurso à alfabetização científica em química para alunos do ensino fundamental IIStudy investigative method as a resource for scientific literacy in chemistry for elementary school students IIalfabetização científicaChemestry teachingensino de Química.ensino investigativoinvestigative laboratoryinvestigative teachinglaboratório investigativoscientific literacyEste projeto teve como foco de pesquisa o uso de aulas práticas, empregando-se do método investigativo em busca da alfabetização científica de alunos do ensino fundamental II. Como referencial teórico foram utilizados os trabalhos de Lúcia Helena Sasseron e Ana Maria Pessoa de Carvalho, cujas pesquisas são voltadas à Alfabetização Científica de estudantes do Ensino Fundamental. Foram propostos atividades investigativas no laboratório de química como instrumento de coleta de dados com estudantes do 9o ano do ensino fundamental da rede privada de ensino, da cidade de Descalvado. Com isso, foi possível observar o potencial que as atividades investigativas possuem na promoção da Alfabetização Científica para alunos do 9o ano auxiliando na inserção desses estudantes numa sociedade onde, constantemente é exigida a capacidade de reflexão em problemas do cotidiano.This project focused on research the use of practical classes, using the investigative method in search of scientific literacy of elementary school students II. As theoretical reference were used the works of Lucia Helena Sasseron and Ana Maria Pessoa de Carvalho, whose research is focused on the Scientific Literacy of elementary school students. Investigative activities were proposed in the chemistry laboratory as a data collection instrument with 9th grade students from the private elementary school in the city of Descalvado. With this, it was possible to observe the potential that the investigative activities have in the promotion of Scientific Literacy for 9th grade students helping in the insertion of these students in a society where the ability to reflect on daily problems is constantly required.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPKasseboehmer, Ana ClaudiaSilva, Robson Santos da2019-12-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/75/75135/tde-20052020-155817/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-05-27T06:44:02Zoai:teses.usp.br:tde-20052020-155817Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-05-27T06:44:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo do método investigativo como recurso à alfabetização científica em química para alunos do ensino fundamental II Study investigative method as a resource for scientific literacy in chemistry for elementary school students II |
title |
Estudo do método investigativo como recurso à alfabetização científica em química para alunos do ensino fundamental II |
spellingShingle |
Estudo do método investigativo como recurso à alfabetização científica em química para alunos do ensino fundamental II Silva, Robson Santos da alfabetização científica Chemestry teaching ensino de Química. ensino investigativo investigative laboratory investigative teaching laboratório investigativo scientific literacy |
title_short |
Estudo do método investigativo como recurso à alfabetização científica em química para alunos do ensino fundamental II |
title_full |
Estudo do método investigativo como recurso à alfabetização científica em química para alunos do ensino fundamental II |
title_fullStr |
Estudo do método investigativo como recurso à alfabetização científica em química para alunos do ensino fundamental II |
title_full_unstemmed |
Estudo do método investigativo como recurso à alfabetização científica em química para alunos do ensino fundamental II |
title_sort |
Estudo do método investigativo como recurso à alfabetização científica em química para alunos do ensino fundamental II |
author |
Silva, Robson Santos da |
author_facet |
Silva, Robson Santos da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Kasseboehmer, Ana Claudia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Robson Santos da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
alfabetização científica Chemestry teaching ensino de Química. ensino investigativo investigative laboratory investigative teaching laboratório investigativo scientific literacy |
topic |
alfabetização científica Chemestry teaching ensino de Química. ensino investigativo investigative laboratory investigative teaching laboratório investigativo scientific literacy |
description |
Este projeto teve como foco de pesquisa o uso de aulas práticas, empregando-se do método investigativo em busca da alfabetização científica de alunos do ensino fundamental II. Como referencial teórico foram utilizados os trabalhos de Lúcia Helena Sasseron e Ana Maria Pessoa de Carvalho, cujas pesquisas são voltadas à Alfabetização Científica de estudantes do Ensino Fundamental. Foram propostos atividades investigativas no laboratório de química como instrumento de coleta de dados com estudantes do 9o ano do ensino fundamental da rede privada de ensino, da cidade de Descalvado. Com isso, foi possível observar o potencial que as atividades investigativas possuem na promoção da Alfabetização Científica para alunos do 9o ano auxiliando na inserção desses estudantes numa sociedade onde, constantemente é exigida a capacidade de reflexão em problemas do cotidiano. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-12 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/75/75135/tde-20052020-155817/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/75/75135/tde-20052020-155817/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257156909268992 |