Estudo do método investigativo como recurso à alfabetização científica em química para alunos do ensino fundamental II

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Robson Santos da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/75/75135/tde-20052020-155817/
Resumo: Este projeto teve como foco de pesquisa o uso de aulas práticas, empregando-se do método investigativo em busca da alfabetização científica de alunos do ensino fundamental II. Como referencial teórico foram utilizados os trabalhos de Lúcia Helena Sasseron e Ana Maria Pessoa de Carvalho, cujas pesquisas são voltadas à Alfabetização Científica de estudantes do Ensino Fundamental. Foram propostos atividades investigativas no laboratório de química como instrumento de coleta de dados com estudantes do 9o ano do ensino fundamental da rede privada de ensino, da cidade de Descalvado. Com isso, foi possível observar o potencial que as atividades investigativas possuem na promoção da Alfabetização Científica para alunos do 9o ano auxiliando na inserção desses estudantes numa sociedade onde, constantemente é exigida a capacidade de reflexão em problemas do cotidiano.
id USP_513e7a8514a0b478920c36aef087d3e7
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-20052020-155817
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Estudo do método investigativo como recurso à alfabetização científica em química para alunos do ensino fundamental IIStudy investigative method as a resource for scientific literacy in chemistry for elementary school students IIalfabetização científicaChemestry teachingensino de Química.ensino investigativoinvestigative laboratoryinvestigative teachinglaboratório investigativoscientific literacyEste projeto teve como foco de pesquisa o uso de aulas práticas, empregando-se do método investigativo em busca da alfabetização científica de alunos do ensino fundamental II. Como referencial teórico foram utilizados os trabalhos de Lúcia Helena Sasseron e Ana Maria Pessoa de Carvalho, cujas pesquisas são voltadas à Alfabetização Científica de estudantes do Ensino Fundamental. Foram propostos atividades investigativas no laboratório de química como instrumento de coleta de dados com estudantes do 9o ano do ensino fundamental da rede privada de ensino, da cidade de Descalvado. Com isso, foi possível observar o potencial que as atividades investigativas possuem na promoção da Alfabetização Científica para alunos do 9o ano auxiliando na inserção desses estudantes numa sociedade onde, constantemente é exigida a capacidade de reflexão em problemas do cotidiano.This project focused on research the use of practical classes, using the investigative method in search of scientific literacy of elementary school students II. As theoretical reference were used the works of Lucia Helena Sasseron and Ana Maria Pessoa de Carvalho, whose research is focused on the Scientific Literacy of elementary school students. Investigative activities were proposed in the chemistry laboratory as a data collection instrument with 9th grade students from the private elementary school in the city of Descalvado. With this, it was possible to observe the potential that the investigative activities have in the promotion of Scientific Literacy for 9th grade students helping in the insertion of these students in a society where the ability to reflect on daily problems is constantly required.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPKasseboehmer, Ana ClaudiaSilva, Robson Santos da2019-12-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/75/75135/tde-20052020-155817/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-05-27T06:44:02Zoai:teses.usp.br:tde-20052020-155817Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-05-27T06:44:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo do método investigativo como recurso à alfabetização científica em química para alunos do ensino fundamental II
Study investigative method as a resource for scientific literacy in chemistry for elementary school students II
title Estudo do método investigativo como recurso à alfabetização científica em química para alunos do ensino fundamental II
spellingShingle Estudo do método investigativo como recurso à alfabetização científica em química para alunos do ensino fundamental II
Silva, Robson Santos da
alfabetização científica
Chemestry teaching
ensino de Química.
ensino investigativo
investigative laboratory
investigative teaching
laboratório investigativo
scientific literacy
title_short Estudo do método investigativo como recurso à alfabetização científica em química para alunos do ensino fundamental II
title_full Estudo do método investigativo como recurso à alfabetização científica em química para alunos do ensino fundamental II
title_fullStr Estudo do método investigativo como recurso à alfabetização científica em química para alunos do ensino fundamental II
title_full_unstemmed Estudo do método investigativo como recurso à alfabetização científica em química para alunos do ensino fundamental II
title_sort Estudo do método investigativo como recurso à alfabetização científica em química para alunos do ensino fundamental II
author Silva, Robson Santos da
author_facet Silva, Robson Santos da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kasseboehmer, Ana Claudia
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Robson Santos da
dc.subject.por.fl_str_mv alfabetização científica
Chemestry teaching
ensino de Química.
ensino investigativo
investigative laboratory
investigative teaching
laboratório investigativo
scientific literacy
topic alfabetização científica
Chemestry teaching
ensino de Química.
ensino investigativo
investigative laboratory
investigative teaching
laboratório investigativo
scientific literacy
description Este projeto teve como foco de pesquisa o uso de aulas práticas, empregando-se do método investigativo em busca da alfabetização científica de alunos do ensino fundamental II. Como referencial teórico foram utilizados os trabalhos de Lúcia Helena Sasseron e Ana Maria Pessoa de Carvalho, cujas pesquisas são voltadas à Alfabetização Científica de estudantes do Ensino Fundamental. Foram propostos atividades investigativas no laboratório de química como instrumento de coleta de dados com estudantes do 9o ano do ensino fundamental da rede privada de ensino, da cidade de Descalvado. Com isso, foi possível observar o potencial que as atividades investigativas possuem na promoção da Alfabetização Científica para alunos do 9o ano auxiliando na inserção desses estudantes numa sociedade onde, constantemente é exigida a capacidade de reflexão em problemas do cotidiano.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/75/75135/tde-20052020-155817/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/75/75135/tde-20052020-155817/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257156909268992