A execução da estratégia na implantação de um produto de assistência à saúde para o mercado de baixa renda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schilling, Luiz Fernando
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/77737
Resumo: No presente estudo tem-se o objetivo de analisar a efetiva implantação de um produto de Assistência à Saúde como estratégia empresarial, em suas diversas etapas de execução. A compreensão das dificuldades e dos desafios na implantação de uma estratégia empresarial é o ponto de partida desta pesquisa. Separadas conceitualmente, estratégia e execução são, em verdade, etapas de igual importância que merecem uma visão conjunta. A execução efetiva, entretanto, de uma estratégia, carrega em si uma complexidade de tarefas e uma quantidade de fatores. Também as novas demandas criadas pelo mercado de baixa renda desafiam as organizações, propiciando o lançamento de novos produtos destinados a um novo tipo de consumidor. O desafio de tornar a organização um ofertante ful-line no mercado de saúde suplementar, agregando ao seu portfólio um produto para as classes emergentes, constituiu o cenário e as proposições estratégicas que deveriam ser implementadas como importante decisão da Unimed Porto Alegre. Em relação ao método, adotou-se a pesquisa-ação, em um conceito de pleno envolvimento do pesquisador nas ações desenvolvidas. A execução da estratégia na implantação de um produto de assistência à saúde para o mercado de baixa renda abrangeu o período de 2008 a 2011. Analisaram-se as diversas etapas na implantação do produto e foram considerados os indicadores de desempenho empresarial e mercadológicos, consolidando-se a busca dos objetivos estratégicos propostos. O conjunto de evidências apresentadas consolidou o êxito na execução e nos resultados obtidos. O estudo se justifica por analisar, na prática, o desafiador conjunto de fatores no desenvolvimento de produtos para o público de baixa renda e a dedicação necessária à execução exitosa de uma estratégia empresarial.
id URGS_7c182c66fe1fd8a7ecf4642f9a4fa1a0
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/77737
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Schilling, Luiz FernandoLuce, Fernando Bins2013-09-05T01:45:43Z2013http://hdl.handle.net/10183/77737000897314No presente estudo tem-se o objetivo de analisar a efetiva implantação de um produto de Assistência à Saúde como estratégia empresarial, em suas diversas etapas de execução. A compreensão das dificuldades e dos desafios na implantação de uma estratégia empresarial é o ponto de partida desta pesquisa. Separadas conceitualmente, estratégia e execução são, em verdade, etapas de igual importância que merecem uma visão conjunta. A execução efetiva, entretanto, de uma estratégia, carrega em si uma complexidade de tarefas e uma quantidade de fatores. Também as novas demandas criadas pelo mercado de baixa renda desafiam as organizações, propiciando o lançamento de novos produtos destinados a um novo tipo de consumidor. O desafio de tornar a organização um ofertante ful-line no mercado de saúde suplementar, agregando ao seu portfólio um produto para as classes emergentes, constituiu o cenário e as proposições estratégicas que deveriam ser implementadas como importante decisão da Unimed Porto Alegre. Em relação ao método, adotou-se a pesquisa-ação, em um conceito de pleno envolvimento do pesquisador nas ações desenvolvidas. A execução da estratégia na implantação de um produto de assistência à saúde para o mercado de baixa renda abrangeu o período de 2008 a 2011. Analisaram-se as diversas etapas na implantação do produto e foram considerados os indicadores de desempenho empresarial e mercadológicos, consolidando-se a busca dos objetivos estratégicos propostos. O conjunto de evidências apresentadas consolidou o êxito na execução e nos resultados obtidos. O estudo se justifica por analisar, na prática, o desafiador conjunto de fatores no desenvolvimento de produtos para o público de baixa renda e a dedicação necessária à execução exitosa de uma estratégia empresarial.Understanding the difficulties and challenges in the implementation of an effective business strategy is the starting point of this research. Conceptually separate, strategy and execution are in fact equally important steps that deserve a joint vision. The effective execution from a strategy carries with it a complexity of tasks and a number of factors that can frustrate even a brilliant design. Also the new demands created by the low-income market challenge organizations providing opportunities to launch new products for a new type of consumer. The challenge of making the organization a bidder ful-line health supplement on the market, adding to its portfolio a product for emerging classes constituted the scenario and strategic propositions that should be implemented as an important decision from Unimed Porto Alegre. Thus this dissertation was developed as a method of study and action research, within the concept of full involvement of the researcher in the actions developed. Strategy execution in deploying a product of health care for low-income market studies the period from 2008 to 2011. The study analyzed the different stages in product deployment. Business performance indicators and market were considered, consolidating the pursuit of strategic objectives proposed. The body of evidence presented consolidates the successful implementation and results. The study is justified by analyzing, in practice, challenging set of factors in the development of products for the low-income public and the dedication needed to run a successful business strategy.application/pdfporEstratégia empresarialMercado de baixa rendaAssistência à saúdeStrategy executionBusiness strategyProduct market for low-incomeHealth insurance for low incomeA execução da estratégia na implantação de um produto de assistência à saúde para o mercado de baixa rendainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2013mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000897314.pdf000897314.pdfTexto completoapplication/pdf1674221http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77737/1/000897314.pdfe62afbd1bfcea25c0c66f7c2f6d8cfaeMD51TEXT000897314.pdf.txt000897314.pdf.txtExtracted Texttext/plain175687http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77737/2/000897314.pdf.txtd27556420644114be77071d8a7f16bedMD52THUMBNAIL000897314.pdf.jpg000897314.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1046http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77737/3/000897314.pdf.jpga9f94a717f3909e804dd19adedc734a1MD5310183/777372018-10-17 08:14:01.918oai:www.lume.ufrgs.br:10183/77737Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-17T11:14:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A execução da estratégia na implantação de um produto de assistência à saúde para o mercado de baixa renda
title A execução da estratégia na implantação de um produto de assistência à saúde para o mercado de baixa renda
spellingShingle A execução da estratégia na implantação de um produto de assistência à saúde para o mercado de baixa renda
Schilling, Luiz Fernando
Estratégia empresarial
Mercado de baixa renda
Assistência à saúde
Strategy execution
Business strategy
Product market for low-income
Health insurance for low income
title_short A execução da estratégia na implantação de um produto de assistência à saúde para o mercado de baixa renda
title_full A execução da estratégia na implantação de um produto de assistência à saúde para o mercado de baixa renda
title_fullStr A execução da estratégia na implantação de um produto de assistência à saúde para o mercado de baixa renda
title_full_unstemmed A execução da estratégia na implantação de um produto de assistência à saúde para o mercado de baixa renda
title_sort A execução da estratégia na implantação de um produto de assistência à saúde para o mercado de baixa renda
author Schilling, Luiz Fernando
author_facet Schilling, Luiz Fernando
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schilling, Luiz Fernando
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Luce, Fernando Bins
contributor_str_mv Luce, Fernando Bins
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégia empresarial
Mercado de baixa renda
Assistência à saúde
topic Estratégia empresarial
Mercado de baixa renda
Assistência à saúde
Strategy execution
Business strategy
Product market for low-income
Health insurance for low income
dc.subject.eng.fl_str_mv Strategy execution
Business strategy
Product market for low-income
Health insurance for low income
description No presente estudo tem-se o objetivo de analisar a efetiva implantação de um produto de Assistência à Saúde como estratégia empresarial, em suas diversas etapas de execução. A compreensão das dificuldades e dos desafios na implantação de uma estratégia empresarial é o ponto de partida desta pesquisa. Separadas conceitualmente, estratégia e execução são, em verdade, etapas de igual importância que merecem uma visão conjunta. A execução efetiva, entretanto, de uma estratégia, carrega em si uma complexidade de tarefas e uma quantidade de fatores. Também as novas demandas criadas pelo mercado de baixa renda desafiam as organizações, propiciando o lançamento de novos produtos destinados a um novo tipo de consumidor. O desafio de tornar a organização um ofertante ful-line no mercado de saúde suplementar, agregando ao seu portfólio um produto para as classes emergentes, constituiu o cenário e as proposições estratégicas que deveriam ser implementadas como importante decisão da Unimed Porto Alegre. Em relação ao método, adotou-se a pesquisa-ação, em um conceito de pleno envolvimento do pesquisador nas ações desenvolvidas. A execução da estratégia na implantação de um produto de assistência à saúde para o mercado de baixa renda abrangeu o período de 2008 a 2011. Analisaram-se as diversas etapas na implantação do produto e foram considerados os indicadores de desempenho empresarial e mercadológicos, consolidando-se a busca dos objetivos estratégicos propostos. O conjunto de evidências apresentadas consolidou o êxito na execução e nos resultados obtidos. O estudo se justifica por analisar, na prática, o desafiador conjunto de fatores no desenvolvimento de produtos para o público de baixa renda e a dedicação necessária à execução exitosa de uma estratégia empresarial.
publishDate 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-09-05T01:45:43Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/77737
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000897314
url http://hdl.handle.net/10183/77737
identifier_str_mv 000897314
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77737/1/000897314.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77737/2/000897314.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77737/3/000897314.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e62afbd1bfcea25c0c66f7c2f6d8cfae
d27556420644114be77071d8a7f16bed
a9f94a717f3909e804dd19adedc734a1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085266872860672