A execução da estratégia na implantação de um produto de assistência à saúde para o mercado de baixa renda
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/77737 |
Resumo: | No presente estudo tem-se o objetivo de analisar a efetiva implantação de um produto de Assistência à Saúde como estratégia empresarial, em suas diversas etapas de execução. A compreensão das dificuldades e dos desafios na implantação de uma estratégia empresarial é o ponto de partida desta pesquisa. Separadas conceitualmente, estratégia e execução são, em verdade, etapas de igual importância que merecem uma visão conjunta. A execução efetiva, entretanto, de uma estratégia, carrega em si uma complexidade de tarefas e uma quantidade de fatores. Também as novas demandas criadas pelo mercado de baixa renda desafiam as organizações, propiciando o lançamento de novos produtos destinados a um novo tipo de consumidor. O desafio de tornar a organização um ofertante ful-line no mercado de saúde suplementar, agregando ao seu portfólio um produto para as classes emergentes, constituiu o cenário e as proposições estratégicas que deveriam ser implementadas como importante decisão da Unimed Porto Alegre. Em relação ao método, adotou-se a pesquisa-ação, em um conceito de pleno envolvimento do pesquisador nas ações desenvolvidas. A execução da estratégia na implantação de um produto de assistência à saúde para o mercado de baixa renda abrangeu o período de 2008 a 2011. Analisaram-se as diversas etapas na implantação do produto e foram considerados os indicadores de desempenho empresarial e mercadológicos, consolidando-se a busca dos objetivos estratégicos propostos. O conjunto de evidências apresentadas consolidou o êxito na execução e nos resultados obtidos. O estudo se justifica por analisar, na prática, o desafiador conjunto de fatores no desenvolvimento de produtos para o público de baixa renda e a dedicação necessária à execução exitosa de uma estratégia empresarial. |
id |
URGS_7c182c66fe1fd8a7ecf4642f9a4fa1a0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/77737 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Schilling, Luiz FernandoLuce, Fernando Bins2013-09-05T01:45:43Z2013http://hdl.handle.net/10183/77737000897314No presente estudo tem-se o objetivo de analisar a efetiva implantação de um produto de Assistência à Saúde como estratégia empresarial, em suas diversas etapas de execução. A compreensão das dificuldades e dos desafios na implantação de uma estratégia empresarial é o ponto de partida desta pesquisa. Separadas conceitualmente, estratégia e execução são, em verdade, etapas de igual importância que merecem uma visão conjunta. A execução efetiva, entretanto, de uma estratégia, carrega em si uma complexidade de tarefas e uma quantidade de fatores. Também as novas demandas criadas pelo mercado de baixa renda desafiam as organizações, propiciando o lançamento de novos produtos destinados a um novo tipo de consumidor. O desafio de tornar a organização um ofertante ful-line no mercado de saúde suplementar, agregando ao seu portfólio um produto para as classes emergentes, constituiu o cenário e as proposições estratégicas que deveriam ser implementadas como importante decisão da Unimed Porto Alegre. Em relação ao método, adotou-se a pesquisa-ação, em um conceito de pleno envolvimento do pesquisador nas ações desenvolvidas. A execução da estratégia na implantação de um produto de assistência à saúde para o mercado de baixa renda abrangeu o período de 2008 a 2011. Analisaram-se as diversas etapas na implantação do produto e foram considerados os indicadores de desempenho empresarial e mercadológicos, consolidando-se a busca dos objetivos estratégicos propostos. O conjunto de evidências apresentadas consolidou o êxito na execução e nos resultados obtidos. O estudo se justifica por analisar, na prática, o desafiador conjunto de fatores no desenvolvimento de produtos para o público de baixa renda e a dedicação necessária à execução exitosa de uma estratégia empresarial.Understanding the difficulties and challenges in the implementation of an effective business strategy is the starting point of this research. Conceptually separate, strategy and execution are in fact equally important steps that deserve a joint vision. The effective execution from a strategy carries with it a complexity of tasks and a number of factors that can frustrate even a brilliant design. Also the new demands created by the low-income market challenge organizations providing opportunities to launch new products for a new type of consumer. The challenge of making the organization a bidder ful-line health supplement on the market, adding to its portfolio a product for emerging classes constituted the scenario and strategic propositions that should be implemented as an important decision from Unimed Porto Alegre. Thus this dissertation was developed as a method of study and action research, within the concept of full involvement of the researcher in the actions developed. Strategy execution in deploying a product of health care for low-income market studies the period from 2008 to 2011. The study analyzed the different stages in product deployment. Business performance indicators and market were considered, consolidating the pursuit of strategic objectives proposed. The body of evidence presented consolidates the successful implementation and results. The study is justified by analyzing, in practice, challenging set of factors in the development of products for the low-income public and the dedication needed to run a successful business strategy.application/pdfporEstratégia empresarialMercado de baixa rendaAssistência à saúdeStrategy executionBusiness strategyProduct market for low-incomeHealth insurance for low incomeA execução da estratégia na implantação de um produto de assistência à saúde para o mercado de baixa rendainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2013mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000897314.pdf000897314.pdfTexto completoapplication/pdf1674221http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77737/1/000897314.pdfe62afbd1bfcea25c0c66f7c2f6d8cfaeMD51TEXT000897314.pdf.txt000897314.pdf.txtExtracted Texttext/plain175687http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77737/2/000897314.pdf.txtd27556420644114be77071d8a7f16bedMD52THUMBNAIL000897314.pdf.jpg000897314.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1046http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77737/3/000897314.pdf.jpga9f94a717f3909e804dd19adedc734a1MD5310183/777372018-10-17 08:14:01.918oai:www.lume.ufrgs.br:10183/77737Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-17T11:14:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A execução da estratégia na implantação de um produto de assistência à saúde para o mercado de baixa renda |
title |
A execução da estratégia na implantação de um produto de assistência à saúde para o mercado de baixa renda |
spellingShingle |
A execução da estratégia na implantação de um produto de assistência à saúde para o mercado de baixa renda Schilling, Luiz Fernando Estratégia empresarial Mercado de baixa renda Assistência à saúde Strategy execution Business strategy Product market for low-income Health insurance for low income |
title_short |
A execução da estratégia na implantação de um produto de assistência à saúde para o mercado de baixa renda |
title_full |
A execução da estratégia na implantação de um produto de assistência à saúde para o mercado de baixa renda |
title_fullStr |
A execução da estratégia na implantação de um produto de assistência à saúde para o mercado de baixa renda |
title_full_unstemmed |
A execução da estratégia na implantação de um produto de assistência à saúde para o mercado de baixa renda |
title_sort |
A execução da estratégia na implantação de um produto de assistência à saúde para o mercado de baixa renda |
author |
Schilling, Luiz Fernando |
author_facet |
Schilling, Luiz Fernando |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schilling, Luiz Fernando |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Luce, Fernando Bins |
contributor_str_mv |
Luce, Fernando Bins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estratégia empresarial Mercado de baixa renda Assistência à saúde |
topic |
Estratégia empresarial Mercado de baixa renda Assistência à saúde Strategy execution Business strategy Product market for low-income Health insurance for low income |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Strategy execution Business strategy Product market for low-income Health insurance for low income |
description |
No presente estudo tem-se o objetivo de analisar a efetiva implantação de um produto de Assistência à Saúde como estratégia empresarial, em suas diversas etapas de execução. A compreensão das dificuldades e dos desafios na implantação de uma estratégia empresarial é o ponto de partida desta pesquisa. Separadas conceitualmente, estratégia e execução são, em verdade, etapas de igual importância que merecem uma visão conjunta. A execução efetiva, entretanto, de uma estratégia, carrega em si uma complexidade de tarefas e uma quantidade de fatores. Também as novas demandas criadas pelo mercado de baixa renda desafiam as organizações, propiciando o lançamento de novos produtos destinados a um novo tipo de consumidor. O desafio de tornar a organização um ofertante ful-line no mercado de saúde suplementar, agregando ao seu portfólio um produto para as classes emergentes, constituiu o cenário e as proposições estratégicas que deveriam ser implementadas como importante decisão da Unimed Porto Alegre. Em relação ao método, adotou-se a pesquisa-ação, em um conceito de pleno envolvimento do pesquisador nas ações desenvolvidas. A execução da estratégia na implantação de um produto de assistência à saúde para o mercado de baixa renda abrangeu o período de 2008 a 2011. Analisaram-se as diversas etapas na implantação do produto e foram considerados os indicadores de desempenho empresarial e mercadológicos, consolidando-se a busca dos objetivos estratégicos propostos. O conjunto de evidências apresentadas consolidou o êxito na execução e nos resultados obtidos. O estudo se justifica por analisar, na prática, o desafiador conjunto de fatores no desenvolvimento de produtos para o público de baixa renda e a dedicação necessária à execução exitosa de uma estratégia empresarial. |
publishDate |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-09-05T01:45:43Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/77737 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000897314 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/77737 |
identifier_str_mv |
000897314 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77737/1/000897314.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77737/2/000897314.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77737/3/000897314.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e62afbd1bfcea25c0c66f7c2f6d8cfae d27556420644114be77071d8a7f16bed a9f94a717f3909e804dd19adedc734a1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085266872860672 |