Geometrias não-euclidianas na escola : uma proposta de ensino através da geometria dinâmica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Ricardo Silva
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/79482
Resumo: Esta dissertação traz ideias para a inserção de novos conteúdos na matemática escolar. Ela trata da exploração de geometrias não-euclidianas, através de dois ambientes de geometria dinâmica, o "Spherical Easel” e o "Disco de Poincaré". O primeiro é um software livre e o segundo foi desenvolvido utilizando-se o recurso de macro-construção do GeoGebra. Na concepção das atividades tratamos as idéias que correspondem ao mundo não-euclidiano fazendo comparações com aquelas que fazem parte da geometria euclidiana e para cada atividade há um comentário que explica a sua intenção de aprendizagem. É a partir de considerações teóricas sobre a natureza da geometria e sua evolução histórica, bem como sobre o processo de aprendizagem da geometria, que é feita a apresentação da proposta.
id URGS_7d63b215bef5b6888c4634a569a97a3b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/79482
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Ribeiro, Ricardo SilvaGravina, Maria Alice2013-10-19T01:48:43Z2013http://hdl.handle.net/10183/79482000901543Esta dissertação traz ideias para a inserção de novos conteúdos na matemática escolar. Ela trata da exploração de geometrias não-euclidianas, através de dois ambientes de geometria dinâmica, o "Spherical Easel” e o "Disco de Poincaré". O primeiro é um software livre e o segundo foi desenvolvido utilizando-se o recurso de macro-construção do GeoGebra. Na concepção das atividades tratamos as idéias que correspondem ao mundo não-euclidiano fazendo comparações com aquelas que fazem parte da geometria euclidiana e para cada atividade há um comentário que explica a sua intenção de aprendizagem. É a partir de considerações teóricas sobre a natureza da geometria e sua evolução histórica, bem como sobre o processo de aprendizagem da geometria, que é feita a apresentação da proposta.This dissertation brings ideas to the inclusion of new contents in school mathematics. They are related to the exploitation of non-Euclidean geometries through two dynamic geometry environments, the "Spherical Easel" and the "Poincaré Disk". The first one is a free software and the second one was developed using the GeoGebra macro-construction. In the design of the activities the approach of ideas that correspond to non-euclidian worlds was made through comparison with the euclidian world and for each activity there is a comment that explain its learning objective. The proposal is supported by theoretical considerations about the nature of geometry and its historical evolution, as well as about the geometry learning process.application/pdfporEnsino-aprendizagemGeometria não euclidianaEnsino de matemáticaGeometria dinâmicaGeometriaNon-euclidian geometriesDynamical geometryGeometry in school spherical geometryPoincaré diskGeometrias não-euclidianas na escola : uma proposta de ensino através da geometria dinâmicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2013mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000901543.pdf000901543.pdfTexto completoapplication/pdf4210689http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79482/1/000901543.pdfa905ad9a5f7b35cdbb32a73dc493d24dMD51TEXT000901543.pdf.txt000901543.pdf.txtExtracted Texttext/plain182266http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79482/2/000901543.pdf.txtf982ca08ba39929fa84e36aeb69e12faMD52THUMBNAIL000901543.pdf.jpg000901543.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1082http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79482/3/000901543.pdf.jpg5b04a3c4dce5aefeff3ba62a4845398fMD5310183/794822022-02-22 05:17:29.117479oai:www.lume.ufrgs.br:10183/79482Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-02-22T08:17:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Geometrias não-euclidianas na escola : uma proposta de ensino através da geometria dinâmica
title Geometrias não-euclidianas na escola : uma proposta de ensino através da geometria dinâmica
spellingShingle Geometrias não-euclidianas na escola : uma proposta de ensino através da geometria dinâmica
Ribeiro, Ricardo Silva
Ensino-aprendizagem
Geometria não euclidiana
Ensino de matemática
Geometria dinâmica
Geometria
Non-euclidian geometries
Dynamical geometry
Geometry in school spherical geometry
Poincaré disk
title_short Geometrias não-euclidianas na escola : uma proposta de ensino através da geometria dinâmica
title_full Geometrias não-euclidianas na escola : uma proposta de ensino através da geometria dinâmica
title_fullStr Geometrias não-euclidianas na escola : uma proposta de ensino através da geometria dinâmica
title_full_unstemmed Geometrias não-euclidianas na escola : uma proposta de ensino através da geometria dinâmica
title_sort Geometrias não-euclidianas na escola : uma proposta de ensino através da geometria dinâmica
author Ribeiro, Ricardo Silva
author_facet Ribeiro, Ricardo Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Ricardo Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gravina, Maria Alice
contributor_str_mv Gravina, Maria Alice
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino-aprendizagem
Geometria não euclidiana
Ensino de matemática
Geometria dinâmica
Geometria
topic Ensino-aprendizagem
Geometria não euclidiana
Ensino de matemática
Geometria dinâmica
Geometria
Non-euclidian geometries
Dynamical geometry
Geometry in school spherical geometry
Poincaré disk
dc.subject.eng.fl_str_mv Non-euclidian geometries
Dynamical geometry
Geometry in school spherical geometry
Poincaré disk
description Esta dissertação traz ideias para a inserção de novos conteúdos na matemática escolar. Ela trata da exploração de geometrias não-euclidianas, através de dois ambientes de geometria dinâmica, o "Spherical Easel” e o "Disco de Poincaré". O primeiro é um software livre e o segundo foi desenvolvido utilizando-se o recurso de macro-construção do GeoGebra. Na concepção das atividades tratamos as idéias que correspondem ao mundo não-euclidiano fazendo comparações com aquelas que fazem parte da geometria euclidiana e para cada atividade há um comentário que explica a sua intenção de aprendizagem. É a partir de considerações teóricas sobre a natureza da geometria e sua evolução histórica, bem como sobre o processo de aprendizagem da geometria, que é feita a apresentação da proposta.
publishDate 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-10-19T01:48:43Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/79482
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000901543
url http://hdl.handle.net/10183/79482
identifier_str_mv 000901543
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79482/1/000901543.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79482/2/000901543.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79482/3/000901543.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a905ad9a5f7b35cdbb32a73dc493d24d
f982ca08ba39929fa84e36aeb69e12fa
5b04a3c4dce5aefeff3ba62a4845398f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085272210112512